terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estudo Bíblico/Pra.Nadia Malta/XXVI ESTUDO EM APOCALIPSE


Série de estudos em Apocalipse
Estudo XXVI: A Grande Meretriz e a Queda de Babilônia – Ap 17 e 18

Introdução:
Nos capítulos 17 e 18 de Apocalipse João descreve todas as etapas da vitória do Cordeiro sobre a “besta” e seu reino.

Em Ap 17 vemos o julgamento do sistema religioso e em Ap 18 os sistemas econômico e político são julgados. João usa simbolismos para que sua mensagem seja um estímulo aos cristãos de todas as épocas. A igreja é apresentada como uma Noiva pura, enquanto o falso sistema religioso é mostrado como uma meretriz que abandonou que abandonou a verdade e se prostituiu.

Leitura e Análise dos textos: Ap 17 e 18.
Obs. Nesses dois capítulos João enfatiza dois julgamentos divinos:

A desolação da meretriz – Ap 17:
V. 1 – O capítulo começa com um convite. Um dos anjos pede que João venha e veja o que Deus fará com o sistema religioso mundial da “besta”. Jr 51.13. Em quatro ocasiões neste capítulo, a mulher é chamada de “meretriz” - VS.1,5,15,16 e seu pecado é chamado de “prostituição” – VS.2,4. A prostituição espiritual invariavelmente está associada à idolatria.
V. 2 – Sua influencia perniciosa estende-se sobre o mundo todo, até mesmo aos que ocupam cargos mais elevados “os reis da terra”. Jr 51.7
Vs. 3,4 – João é transportado em espírito ao deserto. Lá ele encontra a meretriz e faz uma descrição do que vê. A mulher veste roupas caras, adornadas com ouro e pedras preciosas. Segura uma taça e está embriagada com o sangue dos santos. Ela está sentada sobre muitas águas (símbolo de muitas nações) e montada em uma besta escarlate (cor símbolo do pecado) com 7 cabeças e 10 chifres.
Qual o significado de tudo isso?

Vs. 7-18 – o anjo dá a explicação para todos esses símbolos. A mulher= a grande cidade que domina sobre os reis da terra – v.18; essa cidade é próspera e poderosa, mas também idólatra (v.3 – nomes de blasfêmia) e perigosa; a cidade em questão contamina as nações com sua imundícia e abominação, além disso, persegue os que pertencem ao Senhor. – v.6. O nome da mulher também tem um mistério relacionado com Babilônia.

Babilônia= esta cidade foi fundada por Ninrode - Gn 10.8-11. Teve origem em Bab- El. Significando originalmente “porta de Deus”; ironicamente a famosa Torre de Babel foi uma tentativa idólatra dos seres humanos de desafiar Deus – Gn 11.1-9; Quando o Senhor enviou o julgamento conta os construtores, o termo babel passou a significar confusão. Posteriormente Babilônia tornou-se uma grande império, berço da idolatria e da feitiçaria do mundo, ainda hoje ativa  nas religiões apóstatas e idólatras. A mulher é a grande meretriz e mãe das meretrizes e das abominações da terra= sistema religioso contrário a Deus. Dentro do contexto de João pode estar associada à cidade de Roma. Não só a cidade, mas ao império romano. 7 montes – v.9= Roma construída sobre 7 colinas. No tempo de João, o império Romano vivia no luxo. Espalhando falsas religiões, contaminando as nações com a sua idolatria. De que maneira tudo isso está relacionado à Babilônia? O sistema babilônico da falsa religião faz parte da história desde que Ninrode fundou a cidade. Os babilônios adoravam mãe e filho e até acreditavam na ressurreição do filho – Ez 8.1-18Os cristãos de hoje identificam a grande meretriz com a igreja apóstata e mundana que menospreza a verdade doutrinária e rejeita a autoridade da Palavra de Deus como única regra de fé e pratica, aderindo à outras fontes de “revelação” fora das Escrituras. No tempo do cumprimento da profecia de João, a meretriz será desolada pelo próprio sistema ao qual serviu e sobre o qual estava montada. Satanás usará o “sistema religioso” apóstata para alcançar seus objetivos de domínio, depois se livrará da meretriz e instituirá seu próprio sistema religioso, no qual se entronizará como um deus. – VS.16,17; Jr 50.41,42;II Ts 2.11
Os que confiam no Senhor não serão influenciados pela meretriz, nem pelos reis da terra. O casamento igreja/estado sempre foi desastroso. A igreja de Cristo exerce mais impacto no mundo quando se mantém separada. Nestes últimos dias é preciso atentar para as admoestações de I Tm 4 e II Tm 3.

A destruição da Babilônia – Ap 18: Note bem: babilônia não era apenas uma cidade antiga ou um império poderoso, mas o símbolo de rebelião da humanidade contra Deus. João ouve 4 vozes fazerem 4 proclamações importantes:

A voz da condenação – VS.1-3
Nesta passagem João vê a queda da Babilônia espiritual, o sistema mundão organizado pela “besta” – Ez 43.2; Is 13.21; 21.9; A proclamação não é feita por um anjo comum, mas por um ser celestial de alta hierarquia, dada a sua postura de poder e autoridade. A terra se iluminou com a sua glória – Hc 2.14. A proclamação: Caiu, caiu! Indica um duplo julgamento tanto da Babilônia eclesiástica, quanto da Babilônia política. Enquanto a Noiva do Cordeiro é a habitação de Deus – Ef 2.22; a Babilônia é a habitação de satanás. Veja o paralelo com a antiga Babilônia em Is 13.21ss (versículos eguintes); Jr 51.37ss (versículos seguintes). Babilônia seduz o mundo com seus prazeres, por isso as palavras de João em I Jo 2.15-17 precisam ser observadas.

A voz da separação – VS.4-8:
Em todas as épocas o povo de Deus foi ordenado a se separar do que era mundano e contrário a Deus. Jr 50.8; 51.6,45; Gn 12.1; Rm 16.17,18;II Co 6.14-7.1; Sf 2.15

Por que precisamos nos separar do mundo?
Para evitarmos a contaminação e  a permissividade do mundo com as suas práticas malignas – I Tm 5.22; ef 5.11
Para que sejamos poupados das pragas terríveis que virão sobre Babilônia. Quais os pecados específicos de Babilônia pelos quais será julgada? Idolatria, orgulho – v.7; Is 47.7-9, Culto aos prazeres e a luxúria – v.7; I Jo 2.6
Os julgamentos de Deus tanto operam silenciosamente como a “traça’ – Os. 5.12; quanto como um “leão’ – Os. 5.14 – súbitos e inescapáveis.

A voz da lamentação – VS. 9-18:
Este longo parágrafo descreve a lamentação dos comerciantes ao verem a babilônia se transformar em fumaça e toda a sua riqueza ser destruída.
Os mercadores aqui não lamentam pela cidade, mas por si mesmos, por perderem seus lucros. João apresenta uma relação de bens perdidos: ouro, prata, pedras preciosas, roupas suntuosas, produtos feitos de materiais caros, madeiras preciosíssimas – VS.12,16; ainda especiarias importadas tanto para uso alimentício, quanto pessoal, como perfumes e caros ungüentos. O último item dessa lista é o mais perturbador: “os escravos e até almas humanas” – v.13; João sugere aqui uma volta da escravatura no final dos tempos. Não nos moldes antigos, mas sem dúvida, já podemos observar que cada vez as pessoas estão perdendo a sua liberdade no mundo de hoje. As pessoas são compradas, vendidas e trocadas por clubes esportivos. As grandes corporações procuram controlar a vida dos seus administradores e funcionários. As pessoas se tornam cada vez mais escravas do luxo, com mais contas a pagar e cada vez mais presas ao sistema – Ez 27

A voz da celebração – VS.20-24:
Contrastando com o lamento dos reis e comerciantes, há regozijo nos habitantes do céu com a destruição de babilônia. Babilônia será irremediavelmente julgada. Essa descrição das perdas e danos mostra que tanto os luxos quanto as provisões mais básicas lhes serão tirados. A música, a indústria, os empregos e o casamento, tudo terá um fim violento. Ap 18.21 – deve ser comparado com Ap.17.6 e Mt 23.35. Satanás usa a falsa religião e as atividades econômicas para perseguir e matar o povo de Deus durante a 1ª metade da Tribulação. A Babilônia eclesiástica e a político- econômica cooperam na oposição ao senhor e ao seu povo; no tempo certo Deus vindicará o seu povo. A essa altura desta série de estudos,  percebemos que o sistema político e econômico da “besta” foi destruído. Resta apenas Jesus Cristo voltar do céu para se encontrar pessoalmente com a “besta”, derrotar seus exércitos e estabelecer o seu reino de justiça na Terra. A pergunta aqui é: Somos cidadãos do céu ou de Babilônia?

Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Jr 50; Ter. Jr 51; Qua. Gn 10; Qui. Gn 11; Sex. Hc 2; Sáb. II Co 6 e 7

Versículo para memorizar: “Aleluia! Pois reina o Senhor, nosso Deus, Todo Poderoso”. Ap 19.6

Bibliografia: Bíblias de Estudo: Shedd; Anotada; Genebra; Pentecostal; Comentário Bíblico Expositivo – Warren W. Wiersbe; Apocalipse - O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes
Estudos em Apocalipse/Estudo Bíblico/Compilação/Pra./Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...