quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/BUSQUEMOS A PROTEÇÃO DE DEUS!

BUSQUEMOS A PROTEÇÃO DE DEUS! Salmo 64


Objetivo: Estimular a igreja a buscar continuamente a proteção de Deus contra as investidas dos nossos inimigos.

Idéia Central do texto:
O salmo 64 é de autoria de Davi e foi escrito quando ele servia ainda no reinado de Saul, embora já houvesse sido ungido rei de Israel.

Davi percebia a conspiração e o ódio no coração de Saul e também por parte de seus oficiais. É incrível o ódio que os ímpios sentem gratuitamente pelos servos do Senhor.

Este salmo tem como idéia central a luta ininterrupta que enfrentamos contra as hostes espirituais do mal, que se levantam contra nós, muitas vezes usando os de nossa própria casa.

Introdução:
Nesses dias, as lutas têm se intensificado de uma maneira tal, que o propósito é causar perplexidade como disse o salmista em seu cântico de guerra. Não estamos falando apenas da luta que a igreja tem enfrentado como um todo, mas das lutas individuais e das várias frentes de batalha que os amados de Deus têm experimentado. Como disse o apóstolo Paulo: São lutas por fora e temores por dentro”. Contudo, o Senhor é aquele que não nos deixa órfãos, nem permite que o nosso barco fique à deriva. Jesus é o grande timoneiro da nossa embarcação e com ele no barco tudo vai muito bem.

Estamos vivendo um tempo de grandes assolações. A própria natureza tem gemido ansiando por redenção. Famílias têm se desintegrado; o injusto se levanta contra o justo; há enfermidade, medo e clamor por toda a parte; a ética e a moral têm sido relegadas a ultimo plano. Todas essas coisas são sinais da Segunda vinda de Cristo.

O Senhor em sua infinita misericórdia e soberania tem conclamado seus filhos ao combate de oração em unidade e santificação obediente, para que possamos prevalecer. Unidos somos indestrutíveis, por isso o inimigo faz tanto esforço para quebrar a unidade do corpo de Cristo. Há uma guerra espiritual a ser vencida e as armas dessa guerra são espirituais!

ESTE SALMO NOS INSTRUI SOBRE O QUE FAZER NAS BATALHAS DA VIDA:

  1. Buscar a proteção do Senhor – vs.1, 2:
  • Davi ora com fervor, pedindo que o Senhor ouça a sua queixa. Oração também pressupõe jejum, consagração ao Senhor em meio às grandes batalhas. Nesses momentos de consagração somos visitados com grandes revelações da parte de Deus.
  • As situações que nos assolam, invariavelmente produzem terror, perplexidade. O salmista pede que o Senhor fortaleça o seu coração e o livre do medo. A nossa carne não agüenta tais lutas precisamos de um reforço do céu, do contrário pereceremos.
  • O temor do Senhor nos mobiliza, enquanto o medo dos homens nos paralisa. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
  • Todos os que procuram viver piedosamente, sofrerão perseguições. Isto é fato. Nós não estamos num parque de diversões, mas numa arena de guerra. O nosso inimigo é astuto e fará de tudo para nos abater. Oração e vigilância são as palavras de ordem!
  • Há situações que só o Senhor pode interferir por isso o salmista clama para que seja livrado da conspiração do adversário.
  • Em II Cr. 32.7,8 ouvimos as palavras encorajadoras do rei Ezequias ao povo por causa da assolação de Senaqueribe, rei da Assíria: Sede fortes e corajosos, não temais, nem vos assusteis por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que com ele está; porque um há conosco, maior do que o que está com ele. Com ele está o braço de carne, mas conosco, o Senhor, nosso Deus, para nos ajudar e guerrear as nossas guerras”.
  • Na hora da dificuldade, qual a sua primeira reação: se desesperar ou buscar a proteção de Deus? Sl 118.9; 119.2; Is. 55.6; Jr 29.13

  1. Pedir sabedoria do Senhor quanto aos intentos do inimigo – vs.3-6:
  • O Senhor é aquele que nos dá discernimento quanto aos intentos malignos do inimigo.
  • Davi sabia exatamente o que o inimigo estava planejando, fazendo e dizendo. Ele experimentou a ação maligna da maledicência que entristece e abate, mesmo quando aquilo que é espalhado sobre nós não é verdadeiro. A maledicência por sua vez traz à reboque outros pecados como a inveja e a cobiça. Por tudo isto precisamos ajustar o nosso desconfiômetroespiritual. Sem perder de vista que a nossa verdadeira luta não é contra carne e sangue, mas contra seres espirituais do mal nas regiões celestes. Precisamos estar prontos para guerrear.
  • O adversário como um leão astuto e faminto, vem para nos devorar; e como serpente vem para nos enganar. Precisamos estar atentos.
  • Davi sabia que o coração do ímpio é como um “abismo” e que haverá sempre novos perigos dos quais escapar, por isso a necessidade contínua de buscar a sabedoria de Deus.
  • Você costuma pedir sabedoria a Deus para entender o que está acontecendo e só aí, tomar atitudes? Pv. 3.5

  1. Confiar no Senhor – vs. 7,8:
  • Por depender do Senhor e obedecer às suas instruções, Davi estava certo de que Deus derrotaria seus inimigos.
  • O Sl 60.12 também de autoria de Davi, é uma oração de guerra e ali o salmista diz: Em Deus faremos proezas. Porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários”.
  • Assim como o Senhor se manifestou na vida de Davi, se manifesta na vida daqueles que confiam e dependem dele. Precisamos declarar isso continuamente: “Senhor eu confio em Ti!”.
  • Você confia em Deus e entende que  nossas lutas são espirituais? II Rs 6.15-17; Sl 27.3; Sl 37.3; Sl 55.22

  1. Dar glória a Deus – vs. 9, 10:
  • Todas as vitórias de Davi foram motivo de glorificação do nome do Senhor. Por isso não podemos perder de vista as ações de graças, sempre.
  • Os feitos de Deus em defesa dos seus filhos são tão tremendos, que fazem as pessoas menearem a cabeça num gesto de incredulidade. A fé espera sempre ver Deus fazer o impossível. Quando os juízos de Deus se manifestam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.
  • Tudo que temos, recebemos e somos vem do Senhor e a ele toda honra, toda glória e toda a adoração pelos séculos dos séculos, amém!
  • Você tem exercitado uma atitude de ação de graças e glorificação a Deus diante de tudo que tem recebido e experimentado dele? Sl.50.15, 23; Rm 11.36.

Conclusão: Em meio as nossas lutas precisamos:
1. Buscar a proteção do Senhor.
2. Pedir a sabedoria do Senhor quanto aos intentos do adversário.
3. Confiar que Senhor nos dará a vitória.
4. Dar glória a Deus em tudo, porque sem ele nada somos.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 05.07.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...