domingo, 15 de julho de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/ COM OUSADIA, PLEITEEMOS AS NOSSAS CAUSAS

COM OUSADIA, PLEITEEMOS AS NOSSAS CAUSAS.                         
Hb 10.19-25


Objetivo: Mostrar aos crentes que eles têm livre acesso à presença de Deus e têm liberdade para pleitear as suas causas diretamente com o Senhor em sua presença.

Idéia Central do Texto:
O texto lido fala do privilégio dos crentes da Nova Aliança de entrar no Santo dos Santos e se dirigir direta e pessoalmente ao Senhor. O Santo dos santos é o lugar da oração e da intima comunhão. Esse privilégio foi conquistado por Jesus na cruz do Calvário.

Introdução:
Os cristãos hebreus a quem foi dirigida esta epístola, eram inclinados a observar um complexo ritual para se dirigirem a Deus. De certa maneira eles ainda tinham um ranço dos velhos rituais da Antiga Aliança e queriam infiltrá-los no Novo Caminho. As velhas práticas da Lei não cabem no novo Caminho, ou seja, “os velhos rituais da lei são incompatíveis com a liberdade da graça”.  Vinho novo deve ser colocado em odres novos, se colocado em odres velhos pode ser desastroso - Mt.9.16, 17.

Nenhum adorador sob a Antiga Aliança teria ousadia para entrar no Santo dos Santos do Tabernáculo. Até mesmo o Sumo Sacerdote só podia entrar uma vez por ano e assim mesmo com uma corda na cintura e guizos (espécie de campainhas) nas vestes, pois se algo lhe acontecesse lá dentro, ninguém poderia ir tirá-lo, ele tinha que ser puxado pela corda para fora do Lugar Santíssimo.

Havia um véu espesso que separava o santuário do Santo dos Santos. Aquele véu simbolizava a separação entre o povo e Deus. Somente pela morte de Cristo é que esse véu foi rasgado de alto a baixo, abrindo acesso do crente a Santa Habitação de Deus – Jo 19.34; Lc. 23.45. Jesus é a Porta de acesso ao lugar Santíssimo – Jo 10.9. Por meio dele podemos sim pleitear com ousadia as nossas próprias causas junto ao Trono da Graça.

O adorador da Antiga Aliança entrava na presença de Deus representativamente por intermédio de um Sumo sacerdote humano. O adorador da Nova Aliança entra na presença de Deus através de Jesus Cristo o Novo e Vivo Caminho. Jesus Cristo é o Sumo Sacerdote Celestial que abriu acesso à presença do Deus Altíssimo através do seu próprio sangue derramado de uma vez por todas, para justificação de todo aquele que nele crê.

As palavras-chave desta epístola são esperança e perseverança. Esperança na segunda vinda de Cristo e perseverança no Caminho. O próprio Jesus Cristo em nós é a esperança da glória.

ENCONTRAMOS NO CONTEXTO TRÊS CONVITES E UMA EXORTAÇÃO AOS QUAIS DEVEMOS ACATAR:

1.     Primeiro Convite: Aproximemo-nos” – v.22:
  • Gostaria de fazer aqui uma observação com relação a essa aproximação de Deus. Temos visto hoje uma tentativa de trazer para o seio da igreja práticas que tentam anular o sacrifício da cruz.
  • O adversário tem alcançado vantagem em um contexto idólatra como o nosso, cada vez que a igreja recorre às práticas que tiram a atenção da pessoa do Cristo. Por exemplo: “portas extraordinárias”, “objetos ungidos usados como amuletos”, “aspersões com arruda”, “corredores disso e daquilo” e outras aberrações.
  • Até mesmo o óleo da unção deve ser usado dentro dos parâmetros das Escrituras Sagradas, ou seja, apenas como um símbolo do Espírito Santo. Tudo que tira Jesus do centro é idolatria. Jamais devemos esquecer que todo o poder está em o nome soberano do Senhor Jesus Cristo e toda adoração deve ser em espírito e em verdade, não através de recursos concretos.
  • Quem pode se aproximar do lugar Santíssimo? O lavado e remido pelo sangue de Jesus. Como ele se apresenta?
  • Com sincero coração – temos falado exaustivamente sobre essa sinceridade. Deus não se impressiona com as nossas exterioridades, ele sonda e vê corações. A palavra ainda não nos chegou à boca, ele já a conhece, então por que tanta hipocrisia de nossa parte ao nos dirigirmos a ele? Sejamos sinceros. Ele diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração; serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte”. Jr 29.13,14
  • Plena certeza de fé – o homem de ânimo dobre não pense que receberá de Deus alguma coisa. Precisamos aprender a olhar com olhos da fé para poder ver. Sem fé é impossível agradar a Deus – Hb 11.6; “A fé é a certeza das coisas que se esperam, a firme convicção de fatos que se não vêem” – Hb.11.1
  • O coração purificado de má consciência os puros de coração verão a Deus. Precisamos limpar as nossas mãos e purificar os nossos corações. Não basta certeza de fé, é preciso pureza de alma. Tg. 4.8
  • Lavar o corpo com água pura aqui fala do batismo como um sinal exterior da Nova Aliança. Todo o que crê deve ser batizado. Mas fala também de santificação do nosso corpo, quanto às práticas malignas do trato passado. Tt. 3.5.
  • Assim, o que não pode entrar no Santo dos santos? Falsidade, hipocrisia, incredulidade, impureza.

  1. Segundo Convite: “Guardemos firmes a confissão da esperança” – v.23:
  • Os cristãos a quem foi dirigida esta epístola estavam sendo tentados a abandonarem a sua confissão de fé em Cristo Jesus e voltar aos velhos ritos judaicos. A grande ênfase desta epístola é a gloriosa esperança da Segunda Vinda de Cristo. O cristão que deposita a sua esperança em Cristo e confia na fidelidade de Deus não vacila.
  • Em vez de olhar para trás como Israel sempre fazia, devemos olhar para frente na direção do Autor e Consumador de nossa fé. JESUS CRISTO VOLTARÁ por que prometeu, e quem fez a promessa é fiel para cumpri-la. Esperança e perseverança andam juntas. Hb. 10.35-39b

  1. Terceiro Convite: “Consideremo-nos uns aos outros”- v.24:
  • A comunhão com Deus não deve ser egoísta. Alguns cristãos vacilantes se afastavam da comunhão, por antipatias pessoais, assim como acontece hoje.
  • A igreja de Jesus Cristo na terra “não é um museu de santos, mas um hospital de pecadores”, onde todos nós estamos convalescendo de uma doença letal chamada pecado. Somos salvos através do sangue de Jesus derramado por nós na cruz do Calvário e colocados na comunhão dos santos para convalescer (nos santificar). É nesse convívio nem sempre agradável que vamos sendo usados como instrumentos de Deus para o crescimento e a edificação uns dos outros, assim como os irmãos vão sendo usados para o nosso aperfeiçoamento. A freqüência fiel nos cultos estimula o amor e as boas obras. Fp. 2.1-4; Rm. 12.10; Ef. 5.21; I Co.10.24

  1. Exortação: “Não deixemos de congregar” – v.25:
  • A grande ênfase aqui é para o fato de não haver cristão solitário. “Há varias coisas que não podemos fazer sozinhos; ser cristão é uma delas”. Ovelha solitária vira sanduiche de lobo. Jesus está voltando diz a Palavra de Deus e é testificado por todos os acontecimentos mundiais. Ele quer encontrar um Corpo bem ajustado, em pleno funcionamento, não membros autônomos amputados da comunhão dos santos! Membro amputado entra em decomposição. Nada morto entra no céu. O Senhor é Deus de vivos, não de mortos. At. 2.42; Fp. 4.5; II Pe 3.9, 11, 14; Mt. 22.32
Conclusão: O que aprendemos aqui?
  1. O Senhor Jesus Cristo já nos abriu acesso à presença de Deus. Que possamos entrar com ousadia no Santo dos Santos, confiando no que Jesus já conquistou para nós e pleitear as nossas causas. Aproximemo-nos e preparemo-nos para ali adentrar com o coração sincero, com plena certeza de fé, com o coração purificado e o corpo limpo das velhas práticas malignas.
  2. Guardemos firmes a confissão da esperança da Segunda Vinda de Cristo porque quem fez a promessa é fiel.
  3. Consideremo-nos uns aos outros, como membros uns dos outros para nos estimularmos ao amor e as boas obras, que Deus preparou para que andemos nelas.
  4. Não deixemos de nos congregar como é o costume de alguns. Jesus quer na sua Vinda encontrar um Corpo bem ajustado, não membros autônomos amputados da comunhão dos santos. A esses ele nem reconhece. Ele preparou a igreja para nos santificarmos. A igreja é comunidade terapêutica. “Não é museu de santos, mas hospital de pecadores”. Perfeição, só vamos encontrar na Glória!
Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta em 15.07.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com  
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de edificação e evangelismo, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...