domingo, 8 de julho de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/SÓ VENCEMOS GIGANTES EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS!

SÓ VENCEMOS GIGANTES EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS! I Sm 17.45


Objetivo: Estimular o povo de Deus a confrontar os seus gigantes e prevalecer sobre eles na força que o Senhor supre.

Idéia Central do Texto (ICT):
Todo o capítulo 17 de I Samuel, fala do grande confronto de Davi com o gigante Golias. A luta de Davi ali tipifica AQUILO que Cristo veio fazer em nosso lugar, vencer o gigante do pecado e da morte. Assim como a nação de Israel amedrontada diante de um gigante descomunal são todos os que estão sem Cristo, necessitados de um salvador. Contudo, gostaria de pedir licença ao Espírito de Deus para usar este episódio também como símbolo das nossas lutas diárias com todos os gigantes que se levantam para nos derrubar de nossa posição em Cristo.

Golias era um enaquim, descendente de Enaque, um gigante que viveu no passado. Ele levantou-se para afrontar os exércitos de Israel. Temido pelo seu tamanho descomunal, Golias fez todo o Israel tremer e se acovardar diante de suas ameaças.

Todos conhecem essa história. A ideia central que gostaria de ressaltar nesse texto é que não há gigantes suficientemente fortes para nos destruir, quando os enfrentamos na força que o Senhor supre.

Introdução:
Em vários lugares nas Escrituras, especialmente no Livro dos Salmos (a maioria escrita por Davi) encontramos versículos que nos encorajam a enfrentar nossos medos confiando em Deus.

O medo tem sido um dos grandes gigantes enviado por Satanás para nos destruir. A Bíblia diz que: “O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza, consolo presente em nossa tribulação”.

Especialmente nos dias de hoje, que antecedem a Segunda Vinda de Cristo, somos confrontados diariamente com gigantes que tentam nos neutralizar e nos tirar de circulação para que não superemos obstáculos, desistamos de lutar e deixemos de fazer a obra de Deus.

O gigante filisteu chamado Golias era o maior guerreiro do exército inimigo. Sua estatura era de quase 3m de altura, sua armadura pesava entre 50 e 70k, era assustador só olhar para ele. Por outro lado Davi naquela época deveria ter entre 17 e 20 anos, portanto não passava de um menino inexperiente. Contudo, saiu vitorioso diante de tão grande peleja porque ousou confiar no Senhor dos Exércitos!

O que nos faz recuar diante de nossos gigantes? Primeiro os nossos pecados que nos afastam de Deus; e segundo, a nossa falta de fé. Por não confiarmos em Deus nos sentimos fracos demais, pequenos demais para enfrentar os gigantescos problemas que surgem diante de nós. Outras vezes deixamos de viver a plenitude daquilo que Deus tem para nós porque fazemos das coisas pequenas grandes gigantes.

Há um cântico antigo que diz: Com Cristo no barco, tudo está muito bem”. Esse deve ser o nosso mote dia após dia. A certeza da presença viva de Cristo conosco e a nossa experiência com ele, fazem toda a diferença.

Esses gigantes aparecem com muitas caras e formas diante de nós! Eles são enviados para nos paralisar e adoecer. Na maioria das vezes têm conseguido. Nunca se ouviu falar em tantas doenças estranhas como nos nossos dias. Esses gigantes têm impedido que cresçamos na graça e no conhecimento de Deus.

O tema de nossa mensagem de hoje é: SÓ VENCEMOS GIGANTES EM NOME DO SENHOR DOS EXÉRCITOS.

COMO SERVOS DE DEUS O QUE É POSSÍVEL FAZER PARA PREVALECER SOBRE OS GIGANTES? O QUE PODEMOS APRENDER COM DAVI PARA VENCÊ-LOS?
  1. Precisamos nos posicionar diante do nosso gigante, tenha ele o tamanho que tiver – vs. 32-36:
  • Descubra quem ou qual é o seu gigante; os gigantes têm nomes. O de Davi chamava-se Golias. e o seu como se chama? Normalmente o nosso gigante se chama MEDO. MEDO de quê? Qual o sobrenome do seu medo? Medo de perder um ente querido. Medo de perder um status. Medo da velhice. Medo da solidão. Medo da opinião dos filhos. Medo da morte. Medo de ficar sem emprego. Medo de perder uma situação financeira ou um bem precioso. Medo das mudanças inevitáveis da vida. Medo de enfermidade letal. Medo de assalto, de sequestro. Medo de rejeição. Medo do fracasso. São tantos os gigantes de medo que se levantam contra nós, que se fossemos lista-los todos não sairíamos daqui hoje.
  • A Bíblia está cheia de exortações acerca do medo, aprendemos que nela contém 366 vezes a expressão “Não temas”. O Senhor providenciou esse suprimento porque sabe que o medo é inimigo da vida e está sempre ao nosso derredor. A primeira coisa que Davi nos ensina é não fugir da luta. Não importa a aparência do oponente. O Senhor pelejará por nós. Como diz o apóstolo Paulo:
     Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia”.II Co.4.16
  1. Precisamos ter ousadia para dar um salto de fé nas mãos de Deus – vs. 37,47:
  • Davi trouxe à memória o que Deus fizera por intermédio dele no passado. Do mesmo jeito que o Senhor o ajudou a matar um leão e um urso, o faria prevalecer agora. Quantas vitórias Deus lhe deu no passado? Conte as bênçãos!
  • Em Hb 11.1 encontramos que fé é uma firme convicção, Davi possuía essa firme convicção e deu o passo ousado na direção de sua vitória. E você?
  • O que precisamos é exercitar a nossa fé.  “A fé bíblica é uma atitude adquirida gradualmente ao longo de muitas crises e provações” diz Brennan Manning
  1. Precisamos como Davi rejeitar as palavras derrotistas e de escárnio que são proferidas pelos inimigos – vs. 42-44, 45:
  • Quando estamos enfrentando uma grande luta, tudo parece se levantar para nos intimidar e nos fazer retroceder. Davi não fez caso das palavras de desprezo de Golias. Muitas vezes perdemos a luta porque prestamos atenção às palavras de derrota que chegam aos nossos ouvidos. É comum encontrarmos GOLIAS em nossas igrejas, em nossas famílias, no meio daqueles a quem chamamos de amigos ou mesmo dos parentes mais chegados.
  • Quem já não ouviu frases do tipo: você não vai conseguir. Desista, isso não tem jeito e tantas outras? Frases assassinas assim têm levado à paralisação e a derrota muitos servos de Deus. Davi não se deixou impressionar ou intimidar diante daquele gigante. Ele focou em Deus, olhou para AQUELE que é invisível e é infinitamente maior que qualquer gigante que se levante contra nós.
  1. Precisamos aprender com Davi a ter zelo pelo Senhor e por sua reputação - Vs. 26b, 36, 46:
  • Golias com as sua palavras insolentes não estava afrontando apenas os exércitos de Israel, mas o próprio SENHOR DOS EXÉRCITOS. Davi teve essa percepção. Quando nos deixamos intimidar por qualquer gigante estamos difamando o Senhor que nos comprou com precioso sangue e tem cuidado de nós continuamente.
  1. Precisamos à semelhança de Davi rejeitar as armas e os recursos que não conhecemos e utilizar aquilo com que Deus tem nos equipado – vs. 39, 40, 49,50:
  • Davi rejeita a armadura de Saul e diz: “Não posso andar com isto, pois nunca usei. E Davi tira aquilo de sobre si”. Ele escolheu como arma uma funda (tipo de estilingue) e 5 pedras lisas do ribeiro; alguns comentaristas bíblicos dizem que as 5 pedrinhas no alforje de Davi representavam alguns dos nomes pelos quais o Senhor é conhecido: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE E PRINCIPE DA PAZ. Uma única pedra foi suficiente pra derrubar aquele gigante. O Deus MARAVILHOSO entrou em ação. Ele é Aquele que faz e opera MARAVILHAS. Rejeitemos armas humanas e lutemos com as armas de Deus.
  1. Precisamos aprender com Davi a prevalecer e colocar nossos gigantes debaixo de nossos pés – vs. 51,54:
  • A fé ousada e incondicional de Davi o levou a prevalecer sobre aquele gigante. A vitória de Davi foi espetacular, ele derrubou, pisou sobre ele e cortou-lhe a cabeça. Davi cortou a cabeça de Golias. A cabeça do mal tem que ser cortada e lançada fora pra glória do nosso Deus. E fazemos isso com fé e oração ousada!

CONCLUSÃO: O QUE APRENDEMOS AQUI?
1. Não importa o tamanho do nosso gigante, maior é o que está em nós. Nossos gigantes precisam ser identificados e confrontados em nome do Senhor dos Exércitos, na força que ele supre.

2. Para prevalecer sobre eles precisamos usar as armas de Deus e não de homens. O Senhor diz em sua Palavra que: “As armas da nossa milícia não são carnais, mas poderosas em Deus para derrubar fortalezas, anulando nós sofismas”- II Co 10.4.

3. Aprendamos à semelhança de  Davi a rejeitar as palavras de desânimo e derrota que lançam contra nós.

4. Que possamos ter zelo pelo Senhor e sua reputação, para não o difamarmos com a nossa incredulidade. Precisamos tributar ao Senhor toda honra e toda glória por nossas vitórias.

5. Quero desafiar você agora a identificar seus gigantes, dê nomes a eles e vá contra eles em oração em nome do Senhor dos Exércitos!

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 08.07.2012 nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte e a fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...