quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/RENOVADOS PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO!

RENOVADOS PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO!
Romanos 15.13 (NVI)
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. 



Objetivo: Encorajar a igreja a buscar uma renovação das forças para a jornada que temos pela frente, no poder restaurador do Espírito Santo.

Idéia Central do Texto:
O versículo lido é o último de um contexto no qual o apóstolo Paulo admoesta seus leitores a imitarem a Cristo no seu viver diário. Essa imitação proposta por Paulo é na verdade, um grande exercício de fé. Seria muito produtivo para nós, cristãos, se diante de cada novo desafio ou decisão que surgisse diante de nós, nos perguntássemos: “O que Jesus faria em meu lugar?”. Como obter essa resposta? O v. 4 desse contexto responde: “Pois, tudo quanto outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança”. Ou seja, para imitarmos a Cristo precisamos olhar com seriedade e acatar o que dizem as Sagradas Escrituras, pois isso produzirá confiança (Fé+ esperança).

Introdução:
A cada dia temos uma jornada a ser empreendida. Precisamos ter as nossas forças renovadas, pois a jornada é desafiadora em todos os aspectos. 

Há uma palavra nas Escrituras, que sem dúvida é a minha favorita: Esperança. Gosto de pensar no Senhor como o Deus da Esperança e parece que o apóstolo Paulo compartilha desse favoritismo por essa palavra. Veja o que ele diz em Rm 12.12: Regozijai-vos na esperança; sede pacientes na tribulação; na oração perseverantes”.

O mundo à nossa volta vive uma tremenda crise de esperança. As instituições não inspiram confiança. Os homens se tornaram céticos e cínicos; a violência e a maldade têm imperado porque o amor tem esfriado nos corações, há fome e desigualdade por toda parte, guerras, catástrofes naturais: terremotos, maremotos, tsunamis, enchentes, deslizamentos e destruição ao nosso redor. Contudo, há um povo sobre a terra, chamado de nação santa, de sacerdócio real, de povo de propriedade exclusiva de Deus, que foi regenerado para experimentar e difundir uma viva esperança. E você e eu fazemos parte desse povo! Jesus em Lc. 21.28 diz: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima. Isso é maravilhoso!

Hoje de forma especial, gostaria que você saísse deste lugar impregnado dessa Esperança Viva chamada Jesus Cristo! Veja o que diz o apóstolo Pedro em I Pe 1.3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

O VERSÍCULO LIDO TEM A FORMA DE UMA ORAÇÃO, NA QUAL O APÓSTOLO PAULO PEDE AO SENHOR DUAS COISAS PARA OS SEUS LEITORES:

  1. Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele– v.13ª:
·         A fé que uma vez foi concedida aos santos, precisa ser viva e inundar o nosso coração de paz e alegria, produzindo resultados.
·         Estamos empreendendo uma jornada de fé. E para que possamos completá-la, precisamos nos livrar do fardo embaraçoso do pessimismo, do derrotismo, do negativismo, do fracasso que tem contaminado o mundo à nossa volta.
·         Qual a vacina para nos imunizar contra tudo isso? Olhar para Jesus, a nossa esperança! Ele em nós é a esperança da glória e da vitória.
·         O mundo diz que a esperança é a última que morre; mas a Bíblia afirma que o crente ainda que morra, há esperança.
·         A palavra do Senhor para nós hoje é: “Ergam as vossas cabeças, esqueçam das coisas que para trás ficaram e avancem para as que adiante estão; prossigam para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.
·         O Senhor deseja que sejamos inundados por essa paz e essa alegria sobrenaturais que excedem todo o entendimento, só experimentadas pelos que o conhecem, o adoram em verdade e confiam nele de todo coração.
2.     Para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. – v.13b:
·         Há um propósito para esse enchimento de toda a alegria e paz através da nossa confiança em Deus: o Senhor deseja que sejamos ricos de esperança no poder vivo do Espírito Santo. E essa esperança é o combustível santo que nos move a perseverar em busca de nossas vitórias diárias.
·         Quando o cristão diz: “Eu tenho esperança!”; na verdade ele está dizendo: “Eu tenho Jesus Cristo em minha vida!”. Por isso, cristão sem esperança, não é cristão de verdade!
·         A esperança do crente não é um sentimento, uma emoção, mas uma pessoa: JESUS CRISTO. Ele é o Príncipe da Paz e na sua presença há plenitude de alegria e delícias perpetuamente.
·         Hoje é dia de renovação, de enchimento, de plenitude, de revigoramento. O Deus da Esperança deseja “turbinar” a nossa fé, nos fazendo transbordar dele para que façamos a diferença no mundo árido em que vivemos.
·         A alegria do Senhor é a nossa força e nós somos o povo que ele separou para o seu louvor.  Precisamos testemunhar sobre isso. “Testemunhar não é o que fazemos, mas o que somos”. É imperioso mostrar ao mundo as evidencias do que se operou em nós, não com palavras vazias de sentido, mas, sobretudo com a nossa própria vida. Juntemos as palavras do salmista no Sl.37.5 às palavras do apostolo Paulo no texto lido no inicio:“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele e o mais ele fará. Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”. Busquemos atentar para essas palavras desafiadoras e ousemos confessá-las e descansar nelas. 

CONCLUSÃO: Quais os desafios do texto?
  1. Que possamos aceitar o desafio de exercitar uma viva esperança e nos recusar a fazer coro com os pessimistas de plantão, que não conhecem o Deus da Esperança.
  2. Que possamos buscar esse enchimento, essa plenitude de alegria e paz sobrenaturais que excedem todo o entendimento, descansando nas preciosas promessas de Deus para nós.
  3. Que possamos no poder do Espírito Santo ter as forças renovadas, refeitas para que glorifiquemos ao Senhor completando a carreira que nos está proposta.
  4. Finalmente, para os que se afastaram dessa esperança viva, deixo as palavras de Zc. 9.12 seguidas do Sl. 27.14: Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro”. Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.

Aleluia, amém!

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, dede que seja mencionada a fonte e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...