terça-feira, 17 de abril de 2012

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ VII ESTUDO EM APOCALIPSE


Igreja Cristã Missionária Betel
Av. Abdo Cabús, 95 A Candeias Jaboatão PE
CEP 54 440- 350  Fone: 3469 3704
 Ministério: Pr. Manoel Malta – Pra. Nádia Malta – www.ocolodopai.com.br
Série de Estudos em Apocalipse
VII Estudo: Mensagem à Igreja de Esmirna – Ap 2. 8-11

Introdução: No estudo anterior vimos o Senhor falando à Igreja de Éfeso. Ele reconhece a operosidade daquela igreja, mas chama a sua atenção para a perda do amor e do entusiasmo, que havia no início da caminhada. O mesmo risco corremos hoje, quando a Igreja tem descambado para um excesso de ativismo e negligenciado a adoração. Estejamos alerta! O estudo de hoje apresenta a mensagem de Cristo a igreja de Esmirna, que é a receita para ser um cristão fiel até a morte.

Breve histórico sobre a cidade de Esmirna:
Esmirna era a mais cosmopolita das cidades da Ásia Menor, era também considerada a mais bela de todas as cidades da região, chamada de “Flor da Ásia”. Era importante cidade portuária. A sua fidelidade ao Império Romano era notória no mundo antigo e foi a primeira cidade do mundo a erguer um tempo a deusa Roma. Hoje esta é a única cidade sobrevivente na Turquia asiática, com o nome de Izmir.

Obs. Ásia Menor tem a sua localização geográfica na saliência mais ocidental da Ásia, onde o continente asiático encontra o europeu, na verdade Ásia Menor é separada da Europa pelo Mar de Mármara e os estreitos conhecidos como o Bósforo e Dardanelos. Também chamada de Anatólia, e corresponde a parte ocidental de dois terços da Turquia. É uma península limitada pelo Mar Negro ao norte, Geórgia ao norte-leste, o Highland armênio para o leste, na Mesopotâmia, ao sul-leste, o Mar Mediterrâneo, ao sul, e do Mar Egeu, a oeste.

Leitura e Análise do Texto – Ap 2.8-11
Esmirna - esta é a igreja sofredora, perseguida e fiel. Representativamente na história, essa igreja vai do ano 100 até o ano 312 (perseguida tanto pelo império Romano, quanto pela comunidade judaica). Naquela bela cidade os cristãos eram duramente perseguidos. E o pior é que a perseguição era incentivada pelos que “a si mesmos se declaram judeus e não são, sendo antes sinagoga de Satanás” v.9. O mais famoso mártir que deu a sua vida por Cristo ali foi Policarpo, bispo de Esmirna. Quando o procônsul deu-lhe oportunidade de negar a Cristo, fazendo um sacrifício ao imperador César, Policarpo respondeu: “Por 86 anos tenho sido um servo de Cristo e ele nunca me fez mal algum. Como posso blasfemar meu Rei, que me salvou?”. Assim naquele dia 23 de fevereiro do ano 155 d.C o velho e fiel Policarpo foi queimado vivo na estaca, enquanto ele orava e agradecia a Jesus o privilégio de morrer como mártir. Ser cristão em Esmirna era um risco de perder os bens e a própria vida. Essa igreja pobre, caluniada e perseguida só recebe elogios de Cristo. A fidelidade até a morte era a marca dessa igreja.
Esmirna= amargo, amargura – a raiz da palavra vem de mirra, que era um dos componentes que servia para embalsamar os mortos (Jo 19.39).

Obs. Para se obter o perfume da mirra, se esmagava a planta; assim eram também esmagados nossos irmãos em Esmirna pela pressão tanto de judeus, quanto de gentios. Enquanto isso, o bom perfume de Cristo exalava – II Co 2.14-17.

Esmirna recebeu do Senhor:
Aprovação – v.9
  1. O Senhor conhece a tribulação de Esmirna, bem como sua pobreza material. Tribulação = apertados pelos dois lados. Era literalmente o que acontecia em Esmirna. A idéia de tribulação é de um aperto, um sufoco, um esmagamento. A igreja estava sendo espremida debaixo de um rolo compressor. A pressão dos acontecimentos pesava sobre a igreja e a força das circunstâncias procurava forçar a igreja a abandonar a sua fé.
  2. Conheço a tua pobreza” – provocada pelos constantes saques e perseguições, que os impedia até de ter empregos.
  3. Mas, és rico...” – os valores de Deus são opostos aos do mundo – II Co 6.10; eles não tinham riqueza material, mas tinham poder espiritual.
  4. Sinagoga de Satanás” – todo judeu que além de não crê no Messias persegue os cristãos; judeu é aquele que crê verdadeiramente em Jesus como o enviado de Deus; Rm 2.28,29.
Obs. Não há nesta carta nenhuma repreensão, pois no sofrimento somos aperfeiçoados e nosso caráter é moldado.

Admoestação – vs. 10,11
  1. Não temas as coisas que tens de sofrer...” – Jesus estava informando que não ia livrá-los do sofrimento, que eles poderiam até morrer, mas não deviam temer!
  2. Historicamente, sabe-se que houve muito sofrimento, muitos cristãos foram martirizados, lançados do monte Pagos 1200 crentes de uma vez e 800 de outra; aprendemos aqui que quando Deus ordena algo, ele capacita-nos a cumprir e ele disse: “não temas”; o resultado foram testemunhos tão fortes, que muitos ao assistirem essas mortes das arquibancadas se convertiam.
  3. Policarpo foi queimado vivo; Inácio foi jogado aos leões; Brandina, uma jovem escrava foi torturada até a morte e todos surpreendentemente glorificaram ao Senhor com suas mortes.
  4. Em Esmirna não havia lugar para falsos crentes; Rm 8. 35-37; Is 43.1.
  5. Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida” – o Senhor requer de seus filhos fidelidade, que aqui tem também o sentido de perseverança; não desistir mesmo em meio à tribulação.
  6. Tribulação de 10 dias” = pode não significar aqui literalmente dias de 24 horas; o mais provável é que Satanás teria um limite para atuar; pode se referir aos 10 anos de reinado de Diocleciano, o mais cruel dos imperadores romanos em relação aos cristãos; também pode significar os 10 imperadores que mais perseguiram o povo de Deus: Nero, Domiciano, Trajano, Adriano, Severo, Maximiano, Décio, Valeriano, Aureliano e Diocleciano.
  7. “Coroa da Vida” = galardão conferido aos fiéis mártires do cristianismo – Rm 8.18.
  8. “Quem tem ouvidos ouça” = Ele promete que o que “vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte”.
Obs. Quem nasce duas vezes (física e espiritualmente), morre uma só vez, mas quem nasce uma só vez (nascimento físico), morre duas vezes (física e espiritualmente). Morte espiritual = eterna separação de Deus – Ap 20.14,15.

Aplicação Prática
  1. Qual o significado da palavra Esmirna?
  2. Por quem essa igreja era perseguida?
  3. Por que os judeus de Esmirna foram chamados de Sinagoga de Satanás?
  4. Qual a admoestação do Senhor à Esmirna?
  5. O que você aprendeu com o testemunho de Esmirna?
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Hb 3.1-18;  Ter. Hb 4.1-16;  Qua. Hb 5.11-14;  Qui. Hb 10.19-39; Sex. Hb 11.1-40;  Sáb. Hb 12.1-29.

Versículo para memorizar: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardãoHb 10.35

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/Compilação
Bibliografia:
  • Bíblia de Estudo Pentecostal.
  • Bíblia Shedd
  • Comentário Expositivo – Warren W. Wiersbe
  • Comentário Expositivo: Apocalipse O Futuro Chegou – Hernandes Dias Lopes



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...