sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A UMA NOVA VIDA E O MODELO É O CRISTO!

 CHAMADOS A UMA NOVA VIDA E O MODELO É O CRISTO!

 Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”. Efésios 5.1,2.                                                         


O apóstolo Paulo fala aos irmãos de Éfeso e ao mesmo a todos os leitores de todas as épocas. Depois de uma dura exortação a um viver em santidade no capítulo anterior, ele traz a presente exortação para que sejamos imitadores de Deus como filhos amados. O filho precisa ter traços que o associem com o pai. Isso tanto biológica quanto espiritualmente. Fomos feitos filhos de Deus através do sacrifício vicário de Cristo que nos comprou para o Pai nos adotando na família de Deus. O texto lido traz uma ordenança paulina e a forma de obedecê-la: A ordenança: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados”; A forma de obedecê-la: “e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.

Como um ser humano imperfeito pode imitar o Deus que é a própria perfeição? Paulo resume essa resposta da maneira mais direta: Vivendo em amor à semelhança do que Cristo fez por nós. Esse viver é um viver que se doa, mesmo sacrificialmente. Ou seja, é olhando para Cristo que podemos imitar a Deus. Ele é a imagem visível do Deus invisível que veio a terra na forma humana para reconciliar o homem com Deus e para ensiná-lo a viver de modo a agradar ao Senhor. O Jesus homem foi o primeiro homem criado da segunda criação que é espiritual. É também chamado de segundo Adão. Pois o Jesus Deus, segunda pessoa da Trindade sempre existiu! Voltando a questão inicial de como nos tornarmos imitadores de Deus como filhos amados. Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. O discurso pode até impressionar, mas é o exemplo que ensina!

O que aprendemos aqui? Podemos sim imitar a Deus como filhos amados. Como?  Olhando e fazendo o que Jesus fez e ensinou. Ele é o nosso paradigma, o nosso modelo glorioso e perfeito. Não podemos perder de vista: Boas obras não salvam, mas são a credencial dos que foram alcançados pela graça salvadora. Aqui somos instados a um novo andar. Esse novo andar é movido pelo amor e demanda entrega plena de tudo que somos, temos e sabemos ao Senhor. Que não andemos mais da forma que andávamos no trato passado, mas debaixo da potente Luz do Senhor que é o Cristo! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...