segunda-feira, 3 de junho de 2019

Meditação/Nadia Malta/A PORTA ESTÁ ABERTA CABE A NÓS ENTRAR E FAZER A OBRA!


A PORTA ESTÁ ABERTA CABE A NÓS ENTRAR E FAZER A OBRA!
                                                                                   
Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá: Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome”. Apocalipse 3.7-12.                                                                                       

Cartas foram escritas da parte do Senhor através do apóstolo João às sete igrejas da Ásia Menor com o propósito de exortar, edificar, admoestar. Uma dessas igrejas contempladas foi a que estava em Filadélfia. O Significado dos nomes tanto das cidades quanto das pessoas nos escritos bíblicos é de grande importância para que compreendamos o sentido do que está sendo ensinado. Filadélfia, por exemplo, significa amor fraternal. Esta igreja fazia jus ao nome. Ela recebe da parte do Senhor: Um elogio: O Senhor conhece as obras da igreja e sabe que ela perseverou na fé e guardou a sua palavra; Uma promessa tripla: O Senhor fará que os inimigos reconheçam o valor desta igreja amada do Senhor. O Senhor guardará esta igreja da hora da provação que virá sobre toda terra e fará do vencedor coluna no seu santuário sobre a qual terá escrito o nome do Senhor e o nome da cidade santa. Um Conselho: A igreja deve guardar o que tem, pois ele vem sem demora, para que ninguém tome a sua coroa (galardão).

Não gostaria de me ater aos aspectos históricos da questão, mas chamar a atenção para o que fora dito pelo Senhor à pequena igreja de Filadélfia. O que foi dito àquela igreja serve para todos os cristãos fieis de todas as épocas. Diz o Senhor: “Conheço as suas obras!”. Não nos iludamos! O Senhor é o que sonda mentes e perscruta corações. Isto para dar a cada um segundo as suas obras. E ele conhece de verdade as nossas obras, tanto pessoalmente quanto como igreja. Isto pode ser uma bênção ou pode nos colocar numa grande encrenca. Exterioridades não impressionam o Senhor. Temos repetido isto muitas vezes. Ele afirma também: “Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome”.

Há uma porta aberta diante de nós tanto de privilégios quanto de responsabilidades. Não podemos negligenciá-la. O Senhor deseja que a atravessemos para evangelismo, testemunho e socorro. A pergunta é: temos atravessado com temor e tremor esta porta? Muitas vezes a única Bíblia que os que estão à nossa volta terão oportunidade de ver é o nosso próprio testemunho. Preguemos com palavras, mas, sobretudo, com a nossa vida. Assim, evangelismo, testemunho que pressupõe oração e socorro precisam caminhar lado a lado. A pequena igreja naquela cidade tinha pouca força política e representativa. Contudo, aquela pequena igreja recebeu da parte do Senhor um elogio, uma tríplice promessa e uma exortação. Não há aqui nenhuma reprimenda. São muitos os privilégios que temos como escolhidos de Deus sobre a terra. Privilégios demandam responsabilidades. Não dá para dissociá-los. Precisamos atentar para isto. As igrejas da Ásia Menor tanto eram igrejas locais quanto figuras representativas da história da igreja em todas as épocas. Podemos ver traços de cada uma delas dentro das igrejas locais da atualidade, através dos seus membros e lideranças. Aqui o Senhor faz uma tríplice promessa e aconselha como Pai amoroso. Estejamos atentos para continuar em fidelidade. Não perdemos salvação, mas podemos perder galardão. Jesus está vindo. O Senhor conhece as nossas obras. Isto pode significar uma grande bênção ou uma grande encrenca como já fora dito. O Senhor honra seus fieis. Cuidemos para não perder o nosso galardão. Que sejamos sensíveis ao que o Espírito diz a igreja e a cada cristão em particular! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...