sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Meditação/Nadia Malta/UMA SANTA CONVOCAÇÃO À GRATIDÃO!


UMA SANTA CONVOCAÇÃO À GRATIDÃO!
                                                                                       
Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma” Sl 66.16.                                                                

Mantenhamos uma atitude de ações de graças por tudo que o Senhor tem feito por nós, em nós, por meio de nós, apesar de nós. E de uma forma mais especial agradeçamos pela fé, por todas as bênçãos à caminho. O versículo lido faz parte do salmo 66. Que é na verdade uma santa convocação para que o povo de Deus aprenda a agradecer e a glorificar a ele por todos os seus feitos. O desejo do salmista aqui é glorificar o Senhor por suas maravilhas. Ele fala numa acalorada proclamação de tudo que o Senhor tem realizado no meio do seu povo. Quase podemos ouvir a sua voz de júbilo. A autoria desse salmo não é conhecida, mas entendemos que foi escrito por alguém de coração extremamente grato a Deus e que enxergava em tudo a mão do Todo Poderoso. Era comum no passado se fazer santas convocações para anúncios e proclamações. Hoje fizemos esta santa convocação para render graças ao Senhor!  Sempre que abrimos os nossos cultos começamos agradecendo ao Senhor por todas as bênçãos concedidas por Ele. Deve haver sempre uma nota de gratidão em nossas palavras. Aprendamos a ser gratos ao Senhor! Façamos de cada dia um motivo de ações de graças, no qual o Senhor tem feito maravilhas. Aliás, essas maravilhas precisam ser proclamadas em alta voz para que todos saibam quem é o Deus ao qual servimos. O salmista no salmo 126.1-3 diz: “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres”.

O salmo todo aponta cinco princípios sobre a postura de ações de graças que devemos ter. Primeiro Princípio: Deus rege tudo e todos! – VS. 1-4: “Aclamai a Deus, toda a terra. Salmodiai a glória do seu nome, daí glória ao seu louvor. Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder, a ti se mostram submissos os teus inimigos. Prostra-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodia o teu nome”. Deus precisa ser reconhecido em todas as nossas vitórias e falar delas dá a Ele toda a honra e toda glória. E é exatamente isso que o salmista faz aqui, RECONHECE QUE O Senhor ESTÁ no controle soberano de todas as coisas. Ele nos parece alguém extremamente eufórico com a majestade de Deus e estimula seus leitores a fazerem a mesma coisa. E é exatamente isso que somos encorajados a fazer hoje. Não podemos nos calar. Rendamos graças ao Senhor! Segundo Princípio: Atentemos para o que o Senhor já fez – VS. 5-7: “Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens! Converteu o mar em terra seca; atravessaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. Ele em seu poder governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes”. O mesmo Deus que agiu no passado age hoje. Isso é motivo de ações de graças continuamente. O Senhor tem operado grandes milagres em nossa vida, por isso estamos de pé! O milagre para nós é uma possibilidade real. Precisamos também criar o habito de contar as bênçãos recebidas e então veremos o quanto o Senhor já operou em nossas vidas. Rendamos graças ao Senhor!

Terceiro Princípio: Em sua soberania muitas vezes o Senhor permite que sejamos assolados – VS. 8-12: “Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor; o que preserva com vida a nossa alma e não permite que nos resvalem os pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos, como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso”. O salmista aqui reconhece que mesmo aquelas situações difíceis pelas quais passou, tinham um propósito didático de Deus para que ele chegasse a um fim proveitoso e isso é razão para agradecer. O Senhor o trouxe a um lugar espaçoso. Daví no Sl.68.19 acompanhando a mesma linha de pensamento diz: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo”. Quantas situações temos enfrentado! Quantos inimigos vencidos na força que o Senhor supre! Quantas muralhas derrubadas sob o comando do Senhor! Quantos gigantes abatidos em nome do Senhor dos Exércitos! Rendamos graças ao Senhor! Quarto Princípio: As dificuldades não devem nos impedir de fazer a obra do Senhor, mesmo sacrificialmente – VS. 13-15: “Entrarei na tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, que proferiram os meus lábios, e que no dia da angustia prometeu a minha boca. Oferecer-te-ei holocaustos e vitimas cevadas, com aroma de carneiros; imolarei novilhos com cabritos”. O nosso amor e temor pelo Senhor deve nos mover a realizar a sua obra e cumprir nossos votos a ele sempre, mesmo naqueles momentos onde achamos que não conseguiremos. Tudo que fazemos é na força que o Senhor supre. E ele honra o servo que não recua. Rendamos graças ao Senhor! Quinto Princípio: Devemos testemunhar sempre das obras de Deus – VS. 16-20: “Vinde, ouvi todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma. A ele clamei com a boca, com a língua o exaltei. Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça”. O salmista aqui chama a atenção dos seus leitores para a necessidade de testemunhar dos feitos de Deus. Falemos disso em todo o tempo, não cessemos de anunciar a misericórdia e a benignidade do Senhor! O versículo 16 lido no inicio é o versículo-chave do contexto. Ele nos passa a idéia de ajuntamento solene onde haverá uma grande proclamação sobre as ações de Deus em resposta às orações dos fiéis. Rendamos graças ao Senhor! Aprendamos com o salmista a testemunhar dos feitos de Deus, sempre! Rendamos graças em meio tudo. Pois ao final sairemos vitoriosos.  Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...