quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA LUZ QUE TEM VOZ!

UMA LUZ QUE TEM VOZ!
   Mc 10.46-52


Objetivo: Estimular o povo de Deus a se livrar de toda falsa segurança e confiar somente no Senhor, restaurando a sua visão do Cristo Vivo!

Idéia Central do Texto (ICT)
O texto lido é citado por três dos quatro evangelistas: Mateus, Marcos e Lucas. Cada um deles conta o episódio de sua própria perspectiva: Mateus fala que foram dois cegos; Marcos e Lucas dizem que foi apenas um. Marcos diz que Jesus o encontrou na saída de Jericó; enquanto Lucas, afirma que Jesus o encontrou quando se aproximava de Jericó.     Em todos os relatos, o cego ou os cegos foram encontrados à beira do caminho e tiveram a sua visão restaurada.

Há muitas explicações para essas aparentes contradições, mas não é este o cerne do assunto que queremos abordar. Vamos nos ater ao fato em si: alguém que enxergava, agora perdera a visão e buscava ansiosamente tornar a ver. Apenas os cegos citados por Marcos e Lucas se enquadram nesse perfil.

Marcos é o mais específico dos evangelistas, apesar de ter escrito o menor dos quatro Evangelhos ele consegue dizer coisas que os outros não conseguem.

Quando Jesus estava saindo da Velha Jericó e entrando na Nova Jericó, encontrou um homem que tinha nome, chamava-se Bartimeu, seu pai era conhecido chamava-se Timeu; essa poderia ser a história de qualquer um de nós ou de qualquer pessoa que conhecemos.

Aquele homem deveria ter passado por algo terrível que o fizera perder a visão. O texto diz que ele vivia esmolando à beira do caminho.

O mesmo pedido feito pelo cego do relato de Marcos é feito pelo do relato de Lucas: Que eu torne a ver; por isso deduzimos se tratar do mesmo cego.

Já os cegos mencionados por Mateus, pedem: “Senhor, que se nos abram os olhos”; aqui nos parece que a situação era outra.

Não há nada mais triste do que encontrar alguém que andava desembaraçadamente no Caminho e de repente perdeu a visão, ficando à margem da vida.

Se uma cegueira adquirida, do ponto de vista físico nos choca e comove o que se dirá de uma cegueira espiritual?

Introdução:
Quantos em nosso meio andavam desembaraçadamente, tinham uma visão nítida de seu chamado e de repente, quase sem perceber vão encurtando a visão e se tornam míopes espiritualmente até que cegam completamente.

Quando Jesus andou na terra e se fez homem por amor de nós, a sua intenção não era tratar os problemas do mundo, mas resolver o grande, único e crucial problema do homem: o seu pecado. Ele veio buscar e salvar o perdido. Em nenhum lugar nas Escrituras o encontramos implantando uma religião, mas buscando um relacionamento intimo com todos os que por ele foram restaurados: cegos, coxos, leprosos, endemoninhados, lunáticos, enfermos, maltrapilhos, até mesmo mortos ressurretos e pecadores de toda sorte. O Senhor diz em Jo 8.12: “Eu Sou a Luz do mundo; quem me segue não andará em trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. Mas, como o Senhor é Deus misericordioso e compassivo e também de oportunidades, está sempre nos proporcionando chances de restaurar a nossa visão dele próprio e do seu Reino.

O TEXTO LIDO NOS MOSTRA QUATRO ATITUDES DO CEGO BARTIMEU QUE DEVEM SER TOMADAS POR TODOS AQUELES QUE PERDERAM OU ENCURTARAM A VISÃO DO CAMINHO E DESEJAM RESTAURÁ-LA:

  1. Clamar ao Senhor com sinceridade de coração e não se deixar abater pelas críticas e repressões – VS. 47,48, 49: “E ouvindo que era Jesus, o nazareno, pôs-se a clamar: Jesus Filho de Davi tem compaixão de mim! E muitos o repreendiam para que se calasse, mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim! Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama”.
  • Clamar=pedir, rogar, aos brados, isso não significa que Deus seja surdo, mas é uma explosão de um coração aflito, que não se contém e precisa externar todo seu desespero. Mesmo a despeito de toda oposição, Bartimeu ouviu a voz do Senhor e clamou por ele. Ele não se deixou intimidar e assim devemos fazê-lo com toda a força do nosso coração. Bartimeu reconheceu que só o Senhor era a saída para aquela sua situação, ele não podia perder aquela chance de ser restaurado e foi à luta. Ele não podia enxergar, mas podia ouvir e gritar, e assim ele fez e nós podemos fazer também. Os cegos contam que sua audição é bem aguçada, uma bênção compensadora que os ajuda a sobreviver. O problema é que muitos, além de cegos têm ficado também surdos. Jesus Cristo é a resposta para as nossas deformidades. Tudo que precisamos é clamar e crer que só ele pode mudar a nossa história. Jr 29.13, 14 a. Quando clamamos pelo Senhor, ele nos ouve e nos atende. Jr. 33.3b
  1. Lançou de si a capa e foi ao encontro do Senhor – v.50: “Lançando de sobre si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus”
  • Capa= Representa toda e qualquer falsa segurança à qual nos agarramos. A capa pode ser: uma pessoa; uma situação; um trabalho; bens materiais; a própria religiosidade e o “igrejismo”; tudo que de certa maneira embaraça nossos passos e impede de irmos a Jesus, que é nossa verdadeira proteção.  Como é difícil lançar de nós a nossa capa!
  1. Bartimeu levou a Jesus um pedido específico e cheio de fé – v.51: “Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver
  • Por que fazemos tantos rodeios em relação ao que precisamos? Precisamos exercitar a nossa fé e nossa objetividade. Hb 11.6. Por que muitos clamam e não são atendidos? Porque falta fé e objetividade. Tg 4.3
  1. Ele seguiu a Cristo – v.52: “Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E ele imediatamente tornou a ver e seguia Jesus estrada fora”.
  • Bartimeu não parou para pensar, na verdade ele não queria apenas a bênção, mas um compromisso com o abençoador. Por isso o texto diz que ele seguiu a Cristo imediatamente. Ele descobriu que a velha forma religiosa que ele abraçara no passado não lhe servia mais, mas por outro lado não estava preocupado com o que poderiam pensar dele. Ele queria O Cristo de Deus. Note que ele clamou não por Jesus de Nazaré, o carpinteiro, “filho de seu José e dona Maria”, mas por Jesus, o Filho de Davi (esse era o título messiânico de Jesus). O Enviado, o Ungido de Deus! Aquele que tem a sua visão restaurada pelo Senhor, só lhe resta uma saída: SEGUI-LO!
 CONCLUSÃO: O que esse texto ensina aos cegos espirituais?
O episódio da cura do cego Bartimeu ensina aos que perderam a visão, que precisam urgentemente: Apurar seus ouvidos para ouvir a Jesus através de sua Santa Palavra.  Clamar, invocar esse nome que está acima de todo nome, sob o qual todo o joelho se dobrará. Mesmo a despeito da oposição dos que estão à sua volta, ousando perseverar na fé. Reconhecer o próprio estado de miséria apelando para a misericórdia de Jesus, quem age assim sai vitorioso.   Ir ter com Jesus num passo ousado de fé, largando as velhas capas, os velhos paradigmas. Os que assim forem a ele despojados, de modo nenhum ele os lançará fora. Finalmente, seguir a Cristo Que é a verdadeira Luz. Jesus é a Luz que tem voz. É Aquele que restaura a visão aos que ao longo do caminho olharam tanto para as trevas que encurtaram a visão. O Senhor é o restaurador por excelência.

Aleluia, Amém!
Sermão/ Pra. Nádia Malta em 05.02.14 – www.ocolodopai.com

Esta mensagem pode ser reproduzida e utilizada para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...