quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra, Nadia Malta/QUANDO A NOSSA ALMA SE ABATE!

QUANDO A NOSSA ALMA SE ABATE! Salmo 42



Objetivo: Encorajar os abatidos de espírito.

Ideia Central do Texto (ICT):
Neste salmo o salmista desnuda seu estado de alma e rasga seu coração diante de Deus. Ele reconhece que a sua dor maior é um anseio pela presença do Deus vivo.

Introdução:
O peregrino de Deus em sua jornada por esta vida não se sente nada confortável. Há uma afirmação teológica que diz que “o vazio no coração do homem é do tamanho de Deus”. Igualmente o anseio desse coração é pela presença gloriosa do Senhor enchendo todos espaços.

O coração do servo de Deus enquanto anda pelo deserto deste mundo continua ansiando pela presença do Senhor. Nada o pode satisfazer completamente: Família, bens, notoriedade, relacionamentos ou quaisquer outras coisas, nada pode nos satisfazer completamente senão a presença de Deus em nós. Só a maturidade espiritual nos leva a aquietar a nossa alma exigente e ansiosa pelas coisas terrenas.

EM SEU ESTADO DE ABATIMENTO O SALMISTA NOS ENSINA ALGUMAS POSTURAS EM MEIO AOS NOSSOS PRÓPRIOS ABATIMENTOS:

1.      Reconhecer e confessar ao Senhor o real anseio da alma – Vs.1-3,9,10: “Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus? Minhas lágrimas têm sido o meu alimento de dia e de noite, pois me perguntam o tempo todo: "Onde está o seu Deus?". Conceda-me o Senhor o seu fiel amor de dia; de noite esteja comigo a sua canção. É a minha oração ao Deus que me dá vida. Direi a Deus, minha Rocha: "Por que te esqueceste de mim? Por que devo sair vagueando e pranteando, oprimido pelo inimigo?”. Ver ainda: Salmo 63.1:Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água”. Salmo 79.10: “Por que as nações haverão de dizer: "Onde está o Deus deles? ".

2.      Lembrar-se das vitórias e bênçãos recebidas ajudam a atravessar tempos difíceis – V.4: “Quando me lembro destas coisas choro angustiado. Pois eu costumava ir com a multidão, conduzindo a procissão à casa de Deus, com cantos de alegria e de ação de graças entre a multidão que festejava”. Ver ainda: Lamentações 3.21:Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança”. Isaías 30.29: “E vocês cantarão como em noite de festa sagrada; seus corações se regozijarão como quando se vai, ao som da flauta, ao monte do Senhor, à Rocha de Israel”.

3.      Confrontar a razão do próprio abatimento – Vs. 5,6, 11a – “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. A minha alma está profundamente triste; por isso de ti me lembro desde a terra do Jordão, das alturas do Hermom, desde o monte Mizar. Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?”. Ver ainda Lamentações 3:40: “Examinemos e submetamos à prova os nossos caminhos, e depois voltemos ao Senhor”.

4.      Aquietar a alma ansiosa reconhecendo que a saída vem só de Deus – v.11b: “Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus”. Ver ainda: Salmo 33.20-22: “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção. Nele se alegra o nosso coração, pois confiamos no seu santo nome. Esteja sobre nós o teu amor, Senhor, como está em ti a nossa esperança”. Salmo 62.1: “A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação”.

Conclusão: O que aprendemos com o salmista aqui?
  1. Há um anseio que sentimos e que só pode ser satisfeito em Deus. Só Deus tem o que precisamos realmente.
  2. No meio do nosso abatimento precisamos reconhecer isto e dizer ao Senhor como nos sentimos.
  3. Lembrar-nos das vitórias e bênçãos recebidas nos ajudam a atravessar tempos difíceis. O Deus que agiu no passado, age hoje.
  4. Confrontar a razão do próprio abatimento. Perguntemos a nossa alma porque ela tem estado abatida.
  5. Reconhecer que a nossa saída e esperança vem de Deus, porque essa saída é o próprio Deus. No Salmo 131, outro salmista Davi fecha a questão dizendo: “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosas demais para mim. De fato, acalmei e tranquilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, desde agora e para sempre!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 12.02.14 – www.ocolodopai.com


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...