domingo, 23 de fevereiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/CUMPRAMOS O NOSSO PROPÓSITO!

CUMPRAMOS O NOSSO PROPÓSITO! Mateus 5.13-16
"Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. "Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".


Objetivo: Despertar a igreja para a sua verdadeira missão neste mundo, o propósito de ser sal e luz.

Ideia Central do texto:
No texto lido que vem logo após as Bem-aventuranças, Jesus usa as metáforas do sal e da luz para ilustrar a nossa missão neste mundo, tanto como crentes individualmente, quanto como igreja: O Corpo Vivo de Cristo sobre a terra.

Introdução:
Um antigo sermão de Charles Spurgeon, renomado pregador do passado, falando sobre este assunto, tinha como tema: “Alimentar as ovelhas ou divertir os bodes?” Os tempos mudaram, mas os problemas continuam os mesmos. As pessoas continuam buscando a Cristo pelo pão que perece, por isso é tão difícil hoje encontrarmos genuína conversão. E o que é mais grave a igreja tem compactuado e estimulado essa demanda, desde que as igrejas estejam cheias. Nem sempre multidão ou templos lotados, é sinônimo de sucesso ministerial. No passado as pessoas vinham a Cristo com quebrantamento de espírito e o choro era uma evidencia disso. Hoje já não se vê entregas de vidas ao Senhor movidas por uma consciência profunda de pecado. O que foi que mudou? Boa pergunta. Será que é possível encontrar a resposta?

Vamos tecer algumas considerações sobre o texto. O uso do sal no mundo antigo era imprescindível para a preservação de determinados alimentos, alem do seu uso culinário para acentuar o sabor dos pratos. Assim como a luz de pequenas lamparinas no passado eram tão importantes nas sociedades antigas sem energia elétrica.

O sal precisa cumprir o seu papel, do contrário tem que ser jogado fora, para nada mais presta. Assim é a missão do crente e da igreja como um todo, se não cumprir seu papel tem que ser lançado fora, para nada mais presta, senão para ser pisado pelos homens. Não cumpriu seu papel não é cristão de fato! A luz precisa ser luz e deve ser colocada no alto para que ilumine todo o ambiente! Temos sido luz? Será que temos cumprido nosso propósito?

O que temos visto hoje? A igreja contemporânea tem abandonado a pregação ousada e doutrinária da Palavra de Deus, praticada por Jesus e seus apóstolos, para ser agradável àqueles que ouvem.

Passou a aceitar e justificar frivolidades, sob o pretexto de ganhar multidões para Cristo. Onde estão, então, esses “convertidos”? Será que os dados que nos chegam sobre conversões em massa têm sido verdadeiros? Verdadeiros convertidos fazem a diferença no mundo!

No rol das funções da igreja, seguramente não está o entretenimento. O povo tem fome e sede da Palavra de Deus. Mas será que o alimento distribuído ao povo hoje, sobretudo pela igreja eletrônica, tem nutrido espiritualmente? Espaços caríssimos na mídia são usados para apregoar proselitismo eclesiástico, quando multidões famintas de Deus precisam receber o genuíno alimento que nutre para a vida eterna. Igreja não salva, denominação não salva. Só Cristo Salva!

Outra característica tanto do sal, quanto da luz é que precisam estar no lugar certo na hora certa, ou seja, sal só é útil fora do saleiro. Luz só é útil nas trevas. Ser crente dentro da igreja é fácil. Que possamos estar atentos a maior necessidade à nossa volta: e esta necessidade é uma só: da pessoa do Cristo!

O QUE O TEXTO NOS REVELA SOBRE O PROPÓSITO DA IGREJA?
  1. Fomos chamados para fazer a diferença: Vs. 13 a,  14 a: "Vocês são o sal da terra. "Vocês são a luz do mundo”.

  1. Precisamos cumprir o propósito para o qual fomos alcançados: Vs. 13 b, 14b, 15: “Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa”.

  1. Quando cumprimos esse propósito, glorificamos o Santo nome do Senhor  – v. 16:Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".
 Conclusão: PARA FAZERMOS A DIFERENÇA NO MUNDO CUMPRINDO O PROPÓSITO PARA O QUAL FOMOS ALCANÇADOS, HÁ TRÊS PILARES SOBRE OS QUAIS DEVEMOS NOS FIRMAR:

1. Comunhão (Koinonia) uns com os outros: Quando a palavra fala de comunhão não está falando de clubes eclesiásticos, de guetização da igreja, mas de interagir, não de forma transigente, se misturando com o mundo, mas influenciando positivamente onde se está plantado.

2. Evangelismo (Kerigma): anunciar, alimentar e fortalecer as ovelhas, em tempo e fora de tempo. E para isto não precisamos de títulos ou nos engajar em ministérios. Precisamos aprender a estratégia da igreja primitiva: cada um anunciava aquele que estava mais próximo de si. Ganhe pelo menos uma pessoa para o Senhor. Todos nós somos responsáveis por todos. Este é o sacerdócio universal dos santos de Deus!

3. Intercessão: orar, pagar o preço com jejuns e lágrimas em favor uns dos outros.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.02.14 – www.ocolodopai.com   


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...