quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/A RESPONSABILIDADE DE SER LUZ!

A RESPONSABILIDADE DE SER LUZ! Mateus 5.14-16


Objetivo: Exortar a igreja quanto à responsabilidade inegociável de emanar a luz de Cristo com o próprio testemunho.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte do Sermão do Monte e através dele Jesus chama a atenção dos seus ouvintes sobre a importância, a necessidade, e a responsabilidade de testemunhar para a glória de Deus.

Introdução:
Conta-se que há muitos anos atrás em certa cidade do nosso interior, um padre, pároco local foi eleito prefeito daquela localidade e elegeu como seu secretário de governo, seu homem de inteira confiança, um protestante. A escolha foi feita baseada no testemunho pessoal daquele homem de Deus, considerado um santo nos moldes bíblicos. A luz de Cristo que brilhava através daquele servo era conhecida até dos seus opositores, até mesmo os religiosos.

Lembrando-nos desse relato, imaginamos: E quanto aos nossos dias? Será que com facilidade encontramos homens como aquele, do qual os próprios opositores davam testemunho?

O testemunho verdadeiro é comparado ao bom perfume, ao sal e a luz.  As três metáforas remetem a coisas que por si só se autoanunciam, porque pela própria natureza delas não podem permanecer escondidas. Assim sejamos nós! Jesus é a Luz do mundo aqueles que o seguem não andarão em trevas (João 8.12).

O TEXTO LIDO NOS APONTAM ALGUMAS VERDADES SOBRE O QUE O SENHOR ESPERA QUE SEJAMOS:

  1. Que sejamos luz – v.14.a – ver ainda: Provérbios 4:18: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia”. A luz que brilha através de nós não pode ser difusa, desfocada, mas abrangente e crescente.
  2. Que a nossa luz seja manifesta e todos que estão à nossa volta sejam iluminados por ela VS.14b, 15. Ver ainda Provérbios 13:9: “A luz dos justos resplandece esplendidamente, mas a lâmpada dos ímpios apaga-se”.
  3. Que a nossa luz manifesta através de nossas boas obras, glorifique ao nosso Pai que está no céu, servindo de testemunho para os que estão ao nosso redor – v.16 – Ver ainda Efésios 2:10: “Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos”; Filipenses 2.15: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos com o texto lido?
Fomos chamados para ser luz e mais que isto, testificar da verdadeira Luz, que é o Cristo. Que tipo de luz temos emanado? Jesus faz uma séria advertência trazendo mais luz sobre esta verdade em Lucas 11:34-36: “Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você".

Sermão/Pra. Nadia Malta em 09.01.14 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...