domingo, 12 de janeiro de 2014

Esboço/Sermão/DESGRAÇA TRANSFORMADA EM GRAÇA!

DESGRAÇA TRANSFORMADA EM GRAÇA! Jo. 8.1-11


Objetivo: Estimular pelo poder do Espírito Santo os ouvintes a tirarem suas vestes sujas diante do Senhor.

Ideia Central do texto (ICT):
O texto lido mostra os religiosos da época de Jesus armando uma cilada para fazê-lo tropeçar na Lei de Moisés e terem algo para acusá-lo.
Jesus conhecendo-lhes os pensamentos e intenções do coração reverte aquela situação numa das mais pungentes oportunidades de manifestação da graça perdoadora de Deus.

Introdução:
Cada vez mais me convenço que é desejo de Deus curar as nossas feridas mais profundas, pela Palavra que ele tem pregado. Se formos a ele com sinceridade de coração deixando cair todas as máscaras e nos desnudando completamente diante de sua soberana presença. Por que muitos não alcançam a cura? Talvez por não saberem como lidar com a culpa. Pecar é facílimo em todos os sentidos, o difícil é lidar com a culpa.

O sentimento de culpa é uma das forças mais poderosas que existe, chegando a ser destrutivo se não for tratado. Diante da culpa as pessoas reagem das mais diversas maneiras e a Bíblia está cheia de exemplos: Escondem-se como Adão – Gn.3.11,12; Endurecem-se irremediavelmente como Caim – Gn.4.4,8,9; Fogem como Moisés – Êx. 2.11-15; Enlouquecem como Saul – I Sm. 16.16b; Comovem-se como Davi – Sl.32.1-5; Choram amargamente como Pedro – Mt. 26.75; Suicidam-se como Judas – Mt.27.2-5; Reconhecem, se quebrantam como o filho pródigo e fazem o caminho de volta para o Pai – Lc.15.18, 19.

Você já experimentou o poder libertador da confissão? Em Pv. 28.13 diz assim: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcançará misericórdia”. Reconhecer e confessar diante de Deus e se necessário diante da pessoa ofendida nos coloca no centro da promessa de Deus em Rm. 8.1: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus”. E ainda em (Miquéias) Mq. 7.18,19: “Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Perdoar e receber perdão gera cura e libertação!

EMBORA, O EPISÓDIO PRESSUPONHA UMA GRANDE ARMAÇÃO PARA APANHAR JESUS NALGUMA FALTA, TORNOU-SE UMA RICA OPORTUNIDADE DE MANIFESTAÇÃO DA GRAÇA PERDOADORA DO SENHOR. OLHANDO PARA A SITUAÇÃO APRENDEMOS PELO MENOS TRÊS VERDADES:
  1. Haverá sempre os acusadores de plantão ávidos para condenar seus semelhantes – VS. 1-6:

  1. A graça é perdoadora, mas é também confrontadora – v.s 7-9:

  1. A graça pode alcançar o pior pecador porque ela tem a medida do amor de Deus (largura, altura, o comprimento e a profundidade – Ef.3.17-19) - VS. 10,11:
CONCLUSÃO: O que você prefere, qual a sua escolha?
  1. A atitude dos religiosos que se achavam no direito de acusar seus semelhantes e rejeitaram o perdão de Jesus fugindo acusados pela própria consciência? Você vai fugir mais uma vez?
  2. Você vai começar mais um ano da mesma maneira com essa vida de desgraça, de trevas, de morte, de desonra de migalhas? E com os mesmo velhos pecados encapados achando que o Senhor não os vê?
  3. Ou hoje você finalmente se sentiu tocado pelo Espírito Santo e resolveu tirar as velhas roupagens e deixar que o Senhor contemple a sua nudez e perdoe seu pecado? Perdão de pecados implica em mudança de vida. Jesus diz a você hoje: Vai e não peques mais!”.
  4. Aquela mulher saiu perdoada e restaurada e você como deseja sair deste lugar?
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 12.01.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...