quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA EXORTAÇÃO OPORTUNA PARA O NOSSO TEMPO!

UMA EXORTAÇÃO OPORTUNA PARA O NOSSO TEMPO! Hebreus 12.14-16







Objetivo: Levar os ouvintes a refletir quanto á sua postura espiritual.

Ideia Central do Texto (ICT):
O Dr. Russel Shedd em sua análise desta epístola diz que ela começa como tese, segue como sermão e conclui como carta.

O texto lido faz parte das palavras finais do autor aos seus leitores, onde ele faz uma severa exortação quanto ao seu modo de andar enquanto cristãos. Palavras absolutamente aplicáveis e oportunas aos cristãos contemporâneos.

Introdução:
As palavras aqui contidas nunca foram tão oportunas quanto em nossos dias, quando a irreverência e a falta de temor ao Senhor têm assumido proporções nunca vistas.  Confunde-se facilmente intimidade com licença para o desrespeito e a banalização tanto com as coisas de Deus, quanto com a sua própria pessoa. Até versões da Bíblia cheias de palavrões colocados irresponsavelmente na boca Daquele que é SANTO, SANTO, SANTO! Aonde queremos chegar com tudo isto?

O AUTOR DA EPÍSTOLA APRESENTA QUATRO ORDENANÇAS QUE VISAM A SAÚDE ESPIRITUAL DA IGREJA:

  1. Seguir a paz com todos – v.14 a: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus” - Mateus 5:9; “Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”. Romanos 12:18-21
  2. Seguir a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor – v.14: “A vontade de Deus é que vocês sejam santificados” - 1 Tessalonicenses 4:3; “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”- 1 Tessalonicenses 4:7; "Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês” - Levítico 20:7
  3. Ter cuidado com os amargurados de espírito (melindrosos) dentro das comunidades que contaminam os outros – v.15; “Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado” - Gálatas 6:1; “Cuidem que não haja entre vocês nenhum homem ou mulher, clã ou tribo cujo coração se afaste do Senhor, do nosso Deus, para adorar os deuses daquelas nações, e para que não haja no meio de vocês nenhuma raiz que produza esse veneno amargo” - Deuteronômio 29:18
  4. Não banalizar as coisas de Deus – v.16, 17: “Certa vez, quando Jacó preparava um ensopado, Esaú chegou faminto, voltando do campo, e pediu-lhe: "Dê-me um pouco desse ensopado vermelho aí. Estou faminto! " Por isso também foi chamado Edom. Respondeu-lhe Jacó: "Venda-me primeiro o seu direito de filho mais velho". Disse Esaú: "Estou quase morrendo. De que me vale esse direito? "Jacó, porém, insistiu: "Jure primeiro". Então ele fez um juramento, vendendo o seu direito de filho mais velho a Jacó. Então Jacó serviu a Esaú pão com ensopado de lentilhas. Ele comeu e bebeu, levantou-se e se foi. Assim Esaú desprezou o seu direito de filho mais velho” - Gênesis 25:29-34;
CONCLUSÃO: O que podemos aprender aqui?
  1. Devemos sempre nos esforçar para viver em paz com todos, embora, isso nem sempre seja possível. Contudo, o Senhor conhece o nosso coração e sabe quando estamos sendo sinceros no que diz respeito a viver em paz.
  2. Cresçamos em santificação diante de Deus e dos homens, para que o adversário não tenha nenhuma indignidade com que nos acusar.
  3. Assistamos os fracos e melindrosos dentro das comunidades, sejamos firmes em exortá-los para que com, sua amargura não contaminem os outros.
  4. Sejamos reverentes com as coisas concernentes a Deus, pois ele tratará com os impuros e profanos. “O Temor do Senhor é o princípio da sabedoria!”.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.10.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...