domingo, 6 de outubro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/QUANDO AS ORDENS DE DEUS PARECEM ESTRANHAS!

QUANDO AS ORDENS DE DEUS PARECEM ESTRANHAS! Atos 8: 4-8, 26-40.


Objetivo: Estimular os ouvintes a buscarem uma intimidade relacional com o Senhor para não estranhar cada vez que ele resolve se manifestar de um modo fora do convencional.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido relata um dos episódios que acontece quando a igreja assolada e perseguida, especialmente por Saulo de Tarso, se dispersou pelas regiões de Samaria e Judeia.

Os cristãos dispersos iam por toda parte pregando a  palavra de Deus. Filipe, diácono e evangelista, estava em Samaria numa grande e frutífera jornada evangelística. As multidões recebiam e atendiam unânimes as coisas que ele dizia. No meio de conversões, libertações e muitos sinais e prodígios, o Senhor lhe dá uma ordem, que do ponto de vista humano parece no mínimo absurda: O manda sair dali e ir para uma estrada deserta. Como assim? Como entender uma coisa dessas?

Introdução:
No meio do povo de Deus é comum encontrarmos duas posturas. Primeira: Aqueles que de forma engessada tentam enquadrar Deus, não permitindo que a sua graça, a sua misericórdia, a sua sabedoria e seus agires se manifestem em suas multiformes expressões. Deus é soberano e faz como quer! E em segundo lugar: aqueles que descambam para um liberalismo pernicioso e destrutivo. A liberdade não deve dar lugar à carnalidade! Ambas as posturas estão equivocadas. É o próprio Senhor quem nos tira do impasse, mas para isto precisamos andar com ele íntima e relacionalmente.

Quando andamos com alguém mais intimamente, quanto mais os anos passam, mais aprendemos a discernir pensamentos e intenções por trás das palavras. Espiritualmente é do mesmo jeito. Ao final de sua trajetória de sofrimento Jó, o servo sofredor declara em Jó 42. 5: “Eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te veem!”. Paulo diz aos Colossenses que se recebemos a Cristo, devemos andar nele Vejamos o que diz o texto: “Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão. Colossenses 2:6-7

O TEXTO RELATA UMA ORDEM APARENTEMENTE ABSURDA DE DEUS. O QUE APRENDEMOS COM ESTE EPISÓDIO?
1.     Deus não dá ordens estranhas a qualquer um, mas àqueles que andam com ele e o conhecem íntima e relacionalmente – Atos 6: 3,5
2.     Devemos entender que o nosso tempo em um ministério ou tarefa específica termina, quando Deus determina que terminou, mesmo que tudo esteja dando muito certo – VS. 6-8:
3.     A intimidade com o Senhor nos faz ousar, obedecendo sem vacilar – v.26:
4.     Ordem aparentemente absurda de Deus tem propósito como tudo na vida de um servo dele – VS.27-40:

Conclusão:
  1. Busquemos uma intimidade relacional com o Senhor a cada dia. Intimidade com o Senhor nos faz ousar e obedecer sem vacilar.
  2. Aprendamos a discernir! Há um tempo determinado para todas as coisas.
  3. Não tiremos conclusões precipitadas! Na vida de um eleito de Deus até quando tudo dá errado, dá certo! O Senhor não perde o controle das situações.
  4. Tudo tem um propósito e na hora certa entenderemos. Contudo, há momentos que tudo que temos a fazer é obedecer!
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 06.10.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...