quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/PRECISAMOS PROGREDIR!

PRECISAMOS PROGREDIR! Hebreus 5.11-14


Objetivo: Levar os ouvintes a buscar um verdadeiro progresso espiritual.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido é uma séria admoestação aos cristãos hebreus que não haviam progredido espiritualmente. Permaneciam estagnados e subnutridos precisando novamente de leite espiritual, não porque não tivessem o alimento, mas porque se recusavam a ingeri-lo.

Introdução:
O diagnóstico feito pelo autor da epístola alcança uma boa parcela dos cristãos atuais. Muitos buscam as experiências sobrenaturais em detrimento da própria palavra. Quando sabemos que não podemos dissociá-las. Jesus adverte quanto a isto dizendo: “Jesus respondeu: "Vocês estão enganados! Pois não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!”- Marcos 12:24. Em Oseias 6.3 aprendemos que o conhecimento de Deus é algo contínuo: “Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo. Tão certo como nasce o sol, ele aparecerá; virá para nós como as chuvas de inverno, como as chuvas de primavera que regam a terra”.

O AUTOR DA EPÍSTOLA PONTUA ALGUNS ERROS A SEREM CORRIGIDOS:

  1. Eles eram tardios para ouvir – v.11: Em Mateus 13.15 a diz: “Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos”. Ouvir sem prestar atenção ao que se ouve, não transforma ninguém.
  2. Eles precisavam de instrução elementar quando deveriam ser mestres – v.12
  3. Eram imaturos espiritualmente – v.13
  4. Eles não conseguiam discernir nem o bem, nem o mal – v.14
Conclusão: Que possamos orar como o salmista no Salmos 25.4,5: “Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo”. Há uma bem-aventurança para os que olham e veem e para os ouvidos que escutam: Jesus diz em Mateus 13.16: “Bem-aventurados, porém, os vossos olhos, porque veem e os vossos ouvidos porque ouvem”.
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/ Pra. Nadia Malta em 03.10.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.





Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...