quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/CUIDADO COM A NEGLIGÊNCIA ESPIRITUAL!

CUIDADO COM A NEGLIGÊNCIA ESPIRITUAL!   Efésios 5.11-14
“E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará”.


Objetivo: Levar a igreja a buscar um despertamento espiritual, porque os dias são maus.

Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido faz parte de uma exortação do apóstolo Paulo aos cristãos efésios que vai do versículo 3 ao 21.
O apóstolo apela aos seus leitores de se livrarem das obras infrutíferas das trevas e se revestirem do fruto da luz.
As palavras dessa exortação parecem extremamente oportunas para o momento presente, quando há no meio dos crentes uma tendência muito grande de relativizar os absolutos de Deus e isso acaba convergindo numa conivência com as obras das trevas.
Ao mesmo tempo em que é maravilhoso encontrar-se com Cristo, muitos tentam associar esse encontro com as inclinações da carne. No entanto, encontro com o Cristo vivo implica em morte da velha natureza e das velhas inclinações, exigindo um andar em novidade de vida e de propósito.

Introdução:
Enquanto dormir fisicamente é uma das necessidades básicas do homem, espiritualmente, nada é mais perigoso do que dormir. Não dormir no Senhor, como sinônimo de morte, mas dormir espiritualmente. Esfriar na fé, acomodar-se.  Somos chamados à vigilância e a ação constante. O nosso corpo dorme, a nossa alma dorme, mas o nosso espírito precisa permanecer acordado.

A Bíblia está cheia de exemplos de pessoas que negligenciaram a vigilância e pagaram caro por seu sono inoportuno. Nesses dias que antecedem a Segunda Vinda de Cristo, precisamos mais que nunca estar bem acordados e apercebidos quanto às astutas ciladas do Maligno. Quanto mais o Dia do Senhor se aproxima, mais somos assolados, fustigados e perseguidos. Por isso o Senhor está requerendo um despertamento espiritual urgente!

Os que dormem fisicamente procuram a escuridão. Espiritualmente é do mesmo jeito. Paulo chama a atenção dos seus leitores a não se tornarem cúmplices das obras infrutíferas das trevas. Essa cumplicidade com as trevas nos leva a um entorpecimento espiritual, ao ponto de fazermos coisas reprováveis à luz.

Devemos nos submeter continuamente à Luz de Jesus para que possamos despertar, continuar a jornada e também transmitir luz aos que estão ao nosso redor.

ENCONTRAMOS NO TEXTO TRÊS RECOMENDAÇÕES IMPLÍCITAS PARA UM GENUÍNO DESPERTAMENTO ESPIRITUAL:

1.      Não faça concessões às trevas, respeite os absolutos de Deus vs.11,12:
2.      Mantenha-se em constante Ação, foque na Luz, reprove as obras das trevas – v.13:
3.      Desperte e mantenha-se em constante comunhão com Deus:

CONCLUSÃO: O que o Texto nos ensina?
  1. Precisamos restaurar a vigilância. A vinda do Senhor se aproxima e estamos sonolentos espiritualmente. Paulo diz assim, falando aos romanos em Rm. 13.11, 14: “E digo a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes, mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para carne no tocante às suas concupiscências”.
  2. Precisamos nos manter ocupados. Ociosidade leva ao sono. Quando a nossa mente está vazia se torna oficina do diabo. Se não tem, o que fazer, faça uma faxina na casa, tanto na casa física quanto na espiritual. Você vai descobrir um bocado de coisas para jogar fora e encontrar outras que julgava perdidas.
  3. Precisamos buscar uma intimidade com Deus. Achegue-se a ele e ele se chegará a você. Receba uma “Over dose” de Luz e você despertará.
  4. Renuncie hoje a qualquer cumplicidade com as trevas e reprove as suas obras em nome de Jesus Cristo. Que toda fortaleza das trevas na sua vida seja derrubada hoje em nome de Jesus Cristo!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em –  19.09.13 www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...