quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/ELE ESTÁ ME PASTOREANDO, NADA ME FALTARÁ!

 ELE ESTÁ ME PASTOREANDO, NADA ME FALTARÁ!Salmos. 23


Objetivo: Estimular a igreja a experimentar a suficiência que vem de Deus!

Idéia Central do Texto:
O Salmo 23 é sem a menor sombra de dúvida, o mais lido, conhecido e citado salmo da Bíblia, até mesmo por aqueles que não fazem parte do rol de cristãos.

Aqui o salmista aproveita a sua experiência como pastor de ovelhas para ministrar o cuidado de Deus por nós.  É também chamado de salmo da intimidade e da comunhão, por isso não pode ser usado como um amuleto por aqueles que não conhecem o Pastor amado. A ideia central do salmo é um pastoreio contínuo.

As ovelhas são animais frágeis e docilmente se deixam conduzir, proteger e guiar pelo seu pastor, não oferecem resistência. Elas conhecem a voz do seu pastor e o seguem.  Quando a ovelha se afasta do supremo Pastor, acaba virando comida de lobo.

Introdução:
Hoje, de maneira especial, gostaria de convidá-los a fazermos juntos, uma releitura deste salmo, não numa perspectiva romântica e muito menos emocional, mas com honestidade de coração à luz do Espírito Santo, rogando ao Senhor que comunique ao nosso espírito, o que ele quer dizer neste salmo.

 O que será que o Senhor quer nos dizer com nada nos faltará? Deus não satisfaz caprichos, ele supre necessidades. Desejo é diferente de necessidade. Muitas vezes precisamos de duras lições da parte de Deus para atingirmos a estatura de varão perfeito e o nosso Pastor Celestial é incansável ao investir em nosso crescimento, portanto, nada nos faltará, nem tribulação.

HÁ ALGUMAS PROMESSAS NO SALMO QUE GOSTARIA DE PARTILHAR:

1.      Primeira: Quando somos pastoreados pelo Senhor experimentamos SUFICIÊNCIA – vs. 1-3
  • Se o Senhor está nos pastoreando, então nada do que necessitamos nos faltará – v.1. Nada mesmo. Chamo a atenção para o fato de antes Dele ser Pastor, Ele precisa ser nosso Senhor! Como dissemos no início, não olhemos para o salmo numa perspectiva simplista, romântica e imediatista, mas na perspectiva daquele que vê além e sabe o que é necessidade e o que é vontade caprichosa. Nós vemos apenas o que está perto como míopes espirituais, mas o Senhor perscruta mentes e vê corações. O Senhor conhece todas as nossas necessidades que precisam ser supridas; todos os consertos que precisam ser feitos em nós; tudo em nós que precisa ser mudado; e tudo que precisa ser tirado de nós, para que façamos a diferença, não somente nessa vida, mas por toda a eternidade. Por isso que o Senhor Jesus ordena: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas” Mt 6. 33; O Pastor amado sempre sabe a hora certa de suprir as necessidades de suas ovelhas e ele o fará! O v. 2 diz: “Leva-me para junto das águas tranqüilas...; levar aqui= conduzir gentilmente. As ovelhas não podem ser empurradas; elas são conduzidas no ritmo delas; elas ouvem a voz do pastor e o seguem. No v. 3 – o termo VEREDAS= aponta para caminhos percorridos com freqüência, trilhas conhecidas; não caminhos estranhos. Quando as ovelhas se afastam das veredas traçadas pelo pastor e começam a explorar outros caminhos novos e empolgantes, acabam se metendo em apuros. Ovelha fora das vistas do pastor, vira comida de lobo. Somos exortados a andar pelas VEREDAS DA JUSTIÇA por amor do seu nome. Veredas estranhas= são doutrinas estranhas.

2.      Segunda: Quando somos pastoreados pelo Senhor experimentamos SERENIDADE, mesmo nos vales sombrios – v.4

  • O Vale da Sombra da Morte= qualquer experiência difícil em nossa vida que nos enche de temor, inclusive a morte. Note bemas ovelhas, além da fragilidade não enxergam muito bem e se assustam com facilidade, principalmente quando se encontram em circunstancias desconhecidas; daí, não poderem se afastar do pastor; essa presença as acalma. O bordão ou vara= bastão pesado, usado tanto para afugentar as feras que tentavam atacar o rebanho, como para disciplinar as ovelhas mais afoitas. O cajado= uma vara com uma das extremidades curvadas, para ajudar individualmente as ovelhas em perigo.

3.      Terceira: Quando somos pastoreados pelo Senhor, experimentamos SEGURANÇA mesmo a despeito dos nossos inimigos – v.5

  • Mesa aqui, não é obrigatoriamente o móvel usado pelos humanos. Numa região montanhosa, os lugares planos são chamados de mesas. Depois de cada jornada difícil, o objetivo do pastor era levar seu rebanho em segurança ao aprisco, à mesa. Aquilo representava vitória, era motivo de celebração sobre todos os inimigos que espreitavam o rebanho. À noite, o pastor colocava óleo na testa e nos chifres das ovelhas para afastar os insetos e ele mesmo deitava-se à porta do aprisco para evitar a entrada de intrusos. Quanto zelo! – É assim que o Senhor faz aplicando o óleo do Espírito sobre nós, para afastar de nós as ações malignas e se colocando ele mesmo como a Porta através da qual entraremos e acharemos pastagem.

4.      Quarta: Quando somos pastoreados pelo Senhor CHEGAREMOS seguros à Casa do Pai, na eternidade, acompanhados de sua bondade e misericórdia!v.6:

·         Habitar na Casa do Senhor por toda a eternidade deve ser nosso alvo continuamente!

CONCLUSÃO: O que aprendemos com esta releitura do Salmo 23?
  1. Apesar das nossas lutas, da aridez da vereda, não estamos sozinhos, mas sendo pastoreados ininterruptamente pelo Supremo pastor, e NADA NOS FALTARÁ de tudo que realmente necessitarmos para completar a jornada. Há suficiência!
  2. Nos momentos mais dramáticos, em que o VALE É DE SOMBRA DE MORTE, não precisaremos temer, pois é a presença do Pastor nos fortalecerá e susterá; haverá sempre um bordão e um cajado prontos para nos proteger, corrigir e consolar se necessário for. Há serenidade!
  3. O fim de cada batalha deve ser celebrado com gratidão e alegria; somos ali honrados diante de nossos adversários, pela fidelidade do Pastor. Há segurança!
  4. Há um alvo a ser atingido e esse alvo é a eternidade e nós, com a provisão da presença constante do Pastor chegaremos seguros à casa do Pai, acompanhados de sua bondade e misericórdia!.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – 13.06.13 - www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido pra fins evangelísticos e de edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a FONTE é o Espírito Santo de Deus!


Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...