quarta-feira, 5 de junho de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/É TEMPO DE RENDER GRAÇAS!

É TEMPO DE RENDER GRAÇAS!
“O Caminho de Deus é perfeito; a Palavra do Senhor é provada; Ele é escudo para todos os que Nele se refugiam.”
Salmo 18:30


Objetivo: Convocar o povo de Deus para render graças a Ele!
Ideia Central do Texto (ICT):
O Versículo lido está inserido no contexto do salmo 18 de autoria do rei Davi e é uma forma de render graças ao Senhor por tudo que ele é e tem feito pelo seu povo. Aqui o querido rei salmista de Israel revela seu segredo para sair vencedor sobre seus inimigos: A sua confiança irrestrita em Deus.
Ele clamou ao Senhor e ele o socorreu em todas as suas tribulações, especialmente da perseguição de Saul que lhe demandava a vida e agora ele testemunha sobre os feitos de Deus.
Davi nos ensina a prática das ações de graças em meio às tribulações da vida.
Introdução:
Hoje gostaria de fazer o mesmo que o salmista conclamá-los a render graças. Talvez você se pergunte: “Por quê?” Porque ele é bom e sua misericórdia dura para sempre. Ele não falha nunca e jamais despreza um coração quebrantado e contrito que o busca em verdade. Vitórias começam a ser liberadas sobre nós! É tempo de render graças!
A difícil estrada da confiança absoluta é trilhada relacionalmente. Por que Davi confiava tão plenamente em Deus? Porque o conhecia na intimidade. Quando confiamos no agir de Deus incondicionalmente, temos a certeza que não lutamos sozinhos. Com o Senhor à nossa frente, além da vitória ser certa, somos maioria. Veja o que Davi nos diz no v. 29: Pois contigo, desbarato exércitos, com o meu Deus eu salto muralhas”.

DAVI FAZ TRÊS AFIRMAÇÕES NO VERSÍCULO LIDO, AS QUAIS JUSTIFICAM A SUA CONFINÇA IRRESTRITA NO SENHOR:
  1. O Caminho de Deus é perfeito – V.30 a:
  • Davi conhecia bem este Caminho de andar por ele. O Caminho de Deus e para Deus é Cristo. Tudo vem Dele, por meio Dele e é para a glória Dele. Caminhar por Ele implica em andar no sobrenatural, tanto para a salvação, quanto para a vitória.
  • O Senhor é especialista em mover águas e fazer caminhos até mesmo na tormenta para que a nossa a nossa vitória chegue à nossa mão. Muitas vezes o reboliço que estamos vivendo faz parte do agir de Deus. É o Senhor arrumando a casa para receber a vitória há tanto esperada.
  • Para que a bênção pela qual estamos clamando hoje chegue até nós, quantas tormentas precisarão ser enfrentadas! Que possamos ser fortalecidos por Deus para aguardar a nossa vitória chegar. Precisamos aprender a orar tanto pela vitória em si, quanto pelo caminho que será percorrido para que ela chegue até nós.
  • Os caminhos de Deus, assim como seus pensamentos não seguem a lógica humana. Por isso se a sua bênção não chegou ainda, aguarde porque ela virá em nome de Jesus Cristo. Deus está a caminho.
  1. A Palavra do Senhor é provada – v.30 b:
  • Aquilo que Deus promete em sua Palavra vai se cumprir, porque a sua palavra é a verdade. Cristo é a Palavra viva que procede da boca de Deus. Esperar em Deus é crer em suas promessas, implica em confiar e não duvidar. A dúvida é a maior inimiga da fé e o adversário tem sido especialista em semear dúvida no coração dos crentes.
  • Tiago irmão do Senhor Jesus diz em sua epístola que o que duvida é semelhante a onda do mar, tem o ânimo dobre e não receberá nada de Deus. Repreenda toda dúvida!
  1. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam – v.30 c:
  • Onde você tem buscado abrigo? Se o seu abrigo é o Senhor, ele será o seu escudo, a sua proteção em toda e qualquer situação.
  • O salmista Davi experimentou esse escudo celestial. Se não fosse o Senhor que o acolheu ele teria sido dizimado da terra, pois eram muitos os seus perseguidores. Quando nos abrigamos no Esconderijo de Deus que é Cristo, somos fortalecidos por ele em toda e qualquer situação.
CONCLUSÃO: O que o texto nos ensina hoje?
  1. Mesmo em meio às aflições Deus está trabalhando, o caminho dele é perfeito.
  1. Aquilo que Deus promete em sua palavra, espere e confie, porque se cumprirá. A Palavra dele é provada e ele vela para que ela se cumpra.
  1. Na hora da aflição se refugie no esconderijo de Deus, lá você receberá a proteção e o socorro que necessita, pois Ele é escudo para todos os que nele se refugiam!
  1. Quero terminar com as palavras do salmista nos versículos de 46-50.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 05.06.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...