quarta-feira, 26 de junho de 2013

Sermão/Pr. Manoel Malta/E NÃO PEQUES MAIS!

E NÃO PEQUES MAIS!
“Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” .
João 5:14


Objetivo: Chamar a atenção dos ouvintes para o perigo do pecado.

Ideia Central do Texto (ICT)
O texto lido faz parte do contexto da cura do paralítico de Betesda. A maioria dos que têm familiaridade com a Palavra de Deus conhece esta história.

Jesus entra em Jerusalém e junto a Porta das Ovelhas havia um tanque chamado de Betesda o qual tem cinco pavilhões nos quais jazia uma multidão de enfermos esperando para serem curadas de muitas enfermidades. Havia uma crença entre eles que em certo momento um anjo vinha mover a água do tanque e o primeiro a entrar no Tanque seria curado. A palavra Betesda significa Misericórdia.

Jesus entra naquele lugar e vai até um certo paralítico que estava naquele estado há 38 anos. Depois de um breve diálogo com Jesus, que é a própria Misericórdia encarnada, o Senhor lhe ordena que tome seu leito e ande. Depois de alguns contratempos, Jesus novamente se encontra com aquele homem e lhe faz uma advertência e é sobre este fato que gostaria de falar hoje.

Introdução:
O pecado é uma das palavras que mais tem suscitado estudos, discussões, controvérsias, definições e comentários nos meios eclesiásticos e profanos. Cada luminar de determinado setor do entendimento humano, dá a sua opinião e defende seu conceito unívoco. Os entreveros literários das sumidades se conflitam cada vez mais.

Para uns existe pecadinhos, pecados normais e pecadões. Para Deus o critério é outro: Na verdade não somos pecadores porque pecamos, pecamos porque somos pecadores. Alguns acham que os pecadinhosnão tem nada demais”. Certa pregadora dos nossos dias afirma, em um tom jocoso, que desconfia que exista um assecla de satanás chamado “Não tem nada demais” que vive atacando determinadas pessoas, por sinal em grande número, que cometem pecados semelhantes ao que todo mundo comete e que por serem tão comuns e corriqueiros são para alguns irrelevantes e perdoáveis.

Acontece, porém, que as Sagradas Escrituras nomeiam, mostram, alertam e definem o que é o pecado e suas conseqüências. Não precisamos aqui discorrer minuciosamente sobre cada comentário destes, porque até mesmo o menos alfabetizado de toda humanidade conhece este veneno que vem desde a rebelião dos nossos primeiros pais: Adão e Eva.

O VERSÍCULO LIDO NO INÍCIO CHAMA A ATENÇÃO PARA O CERNE DA QUESTÃO ABORDADA PELO CONTEXTO:

A enfermidade daquele homem fora ocasionada pelo seu pecado:
  • O texto não conta que pecado específico deixou aquele homem naquele estado de miséria. Contudo, sabemos que pecado é rebelião é desobediência às Leis divinas e teologicamente é definido como “Errar o alvo”. O mesmo apóstolo em sua carta aos Romanos disse quePorque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor" Rm 6.23. O que aconteceu ao homem no Éden não foi um simples tropeção, do tipo “não foi nada, só machuquei o joelho faz um curativo que sara”, a consequência da queda foi a morte e em Adão todos morreram. Mas em Cristo todo o que crê será vivificado. O Homem de Betesda teve a sua chance de reverter o quadro de paralisia e morte através do seu encontro com a Misericórdia Viva de Deus: Jesus Cristo!
  • Há pecados cujos efeitos são visíveis em nosso o nosso corpo físico: O alcoólatra certamente vai ser destruído por uma cirrose avassaladora. O fumante vai sofrer e sentir o câncer destruir seus pulmões. O glutão poderá enfrentar uma obesidade mórbida. O drogado será vítima fatal da overdose e assim por diante. Contudo, não se iluda a consequência trágica do pecado é a morte eterna (eterna separação da presença favorável de Deus). O nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nos deixou muitas lições maravilhosas, entre as quais destacamos seus ensinos sobre a influencia maldita do pecado. Quando aquele paralítico que foi levado e introduzido pelo eirado à presença de Jesus, conforme relato de Mc. 2.5,11 Vendo-lhes a fé Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados. Eu te mando: levanta-te toma o teu leito e vai para a tua casa”.
  • No tanque de Betesda depois de curar aquele outro paralítico que há trinta e oito anos estava enfermo sobre um leito, Jesus lhe disse: Olha que já estás curado; não peques mais, para que não te suceda coisa pior” Jo.5.14b.
  • Quando os escribas e fariseus não puderam atirar pedras na mulher adúltera por possuírem pecados, Jesus disse àquela mulher: Nem eu tampouco te condeno, vai e não peques mais”.
  • Como o Senhor é bondoso para conosco, pecadores inveterados por pensamentos, palavras e ações! As Escrituras nos levam a entender que pecado confessado é pecado perdoado e que o nosso Pai nem se lembra mais deles lançando-os nas profundezas do mar. Confessemos os nossos pecados ao Senhor. Em I Jo 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.
Conclusão: O que o Senhor quer aprendamos aqui hoje?
  1. Que dia a dia possamos ouvir a voz do nosso Salvador dizendo: Não peques mais para que não te suceda coisa pior!”.
  2. Quero terminar com as palavras do profeta Jeremias em Lm 3.39, 40: “De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados. Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR”.
Ao Senhor toda glória!

Sermão/Pr.Manoel Malta em 26.06.13 – pr.manoelmalta@hotmail.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...