domingo, 7 de abril de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/FIDELIDADE AO SENHOR É PRERROGATIVA DE GRANDES VITÓRIAS!

FIDELIDADE AO SENHOR É PRERROGATIVA DE GRANDES VITÓRIAS!
Salmo 18:28-45


Objetivo: Ministrar a igreja sujeição, fidelidade e obediência a Deus, pois só assim será possível alcançar vitória sobre os adversários.

Idéia Central do Texto:
Este salmo de Davi é um cântico de triunfo, louvor e gratidão ao Senhor. É uma grande celebração em testemunho por todas as vitórias dadas pelo Senhor sobre os seus inimigos. Assim, o Cântico mescla louvor, gratidão e testemunho. Sempre tributando ao Senhor toda honra e toda glória.
A mensagem trazida aqui chama a nossa atenção para a necessidade de uma sujeição sincera ao Senhor. Fidelidade é fé mais obediência. É também inegociável, foi assim no passado é assim hoje. Aliás, graça de Deus não nos isenta de obedecê-lo, muito pelo contrário, nos capacita a fazer a sua vontade. Em Gálatas 5.1, 13 o apóstolo Paulo diz: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão. Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”.
O salmo tem ao todo 50 versículos, vale a pena lê-lo todo em atitude reverente e responsiva de fé e adoração.
Hoje falaremos apenas sobre os vs. 28-45 que têm como ideia central a obediência e sujeição em fidelidade ao Senhor como chave de vitória na vida dos seus eleitos.

Introdução:
Os anos que antecederam a coroação de Davi, que já havia sido escolhido e ungido foi um tempo de preparação. Ele atravessou desertos e vales áridos, se escondeu em cavernas, se refugiou em terras estranhas, enfrentou gigantes e exércitos inteiros de opositores, contudo aquele era um treinamento de Deus para algo maior. Ele seria rei de todo o Israel.
O Senhor é especialista em nos preparar para aquilo que ele tem para nós. O Senhor não pula etapas quando o que está em jogo é a nossa preparação e capacitação e ele é implacável no seu intento, até que estejamos prontos. Foi assim com os servos do passado e é assim hoje.
Quanto mais endurecemos o nosso coração para o que Deus quer nos ensinar, mais tempo passaremos no vale e nos desertos. No entanto, todas as pessoas que frequentaram a escola de preparação de Deus que são os vales e os desertos da vida aprenderam a erigir altares ao Senhor. Altar é lugar de sacrifício, de despojamento, de esvaziamento, de entrega, de rendição, lugar de morte.
No deserto, estamos apenas nós e Deus, mais ninguém. Ali precisamos aprender a nos render. Levar ao altar do sacrifício nossas vontades e desejos. Deus quer que nos esvaziemos para que ele possa nos encher.
A shekinnah de Deus não ocupa o mesmo lugar que o “velho homem” com as suas velhas práticas malignas.

AQUI NESSE TRECHO DO SALMO DAVÍ NOS LEVA A PERCEPÇÃO DE ALGUNS PRINCÍPIOS QUE GOSTARIA DE COMPARTILHAR:

1. Obediência e fidelidade geram testemunho - recebemos da luz que vem de Deus e nos tornamos luz para os que estão à nossa volta – v.28:

*Paulo falando aos filipenses diz que precisamos ser luzeiros no meio de uma geração pervertida e corrupta. Será que temos sido? O Senhor derrama luz em nossas trevas, mas muitas vezes sofremos de um tipo de miopia espiritual que tem nos impedido de ver essa luz resplandecer em nossas vidas. Muitos têm andado por caminhos contrários à vontade de Deus achando que não estão sendo vistos, mas a Luz do Senhor é especialista em desmascarar pecados ocultos. Jesus disse em Mt 6.22, 23: São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!”. Obediência a Deus e sujeição à sua vontade manifesta através de sua Santa Palavra, traz luz às nossas trevas. Quando nos exercitamos na obediência e não resistimos ao trabalhar do Senhor certamente experimentaremos um fluir generoso de suas bênçãos sobre nós.

2. Quando recebemos essa luz somos capacitados para fazer coisas fora do nosso alcance natural – um só com Deus é maioria vs.29-34; 37-41:

*Quando nos sujeitamos a Deus, somos visitados com as estratégias e capacitações celestiais, bem como com o discernimento que necessitamos para prevalecer contra os ataques do adversário. A Palavra do Senhor é perfeita e provada. Aqui, o Senhor mais uma vez nos desafia a fazer aquilo que a sua palavra ordena como caminho perfeito para os nossos passos. Davi teve essa percepção já no final de sua vida, quando olhou para trás e viu os erros e acertos. Cada erro e tropeço se deram exatamente quando ele estava fora da vontade de Deus. É exatamente aqui que muitos perdem o rumo, pois deixam que o desespero os aconselhe e acaba indo buscar fora do Senhor o que só ele tem para dar. O Senhor aperfeiçoa o caminho do obediente. Dá-lhe a ligeireza das corças para saltar montanha acima e ainda adentrar o território inimigo, saquear o seu despojo e libertar os cativos em nome de Jesus.  No entanto os pés que correm atrás de outros deuses de forma contumaz e obstinada sem arrependimento, tropeçam sem ter quem os levante.

3. Precisamos olhar para a salvação como um escudo – vs. 35,36:

*Paulo em Efésios associa a salvação com um capacete e Davi com um escudo. Escudo ou capacete falam de proteção. Os salvos, escolhidos de Deus recebem a cobertura do sangue de Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.  Esse sangue é uma blindagem santa sobre os eleitos de Deus. O Senhor nos protege e alarga nossos caminhos para que nossos pés não vacilem. Ele mesmo está ao nosso redor como um muro de fogo.

4. Quando andamos em fidelidade, somos livrados dos inimigos que nos assolam – o Senhor coloca terror no coração dos que nos oprimem vs.42-45:

*Em Dt 2.25 o Senhor diz: Hoje começarei a meter terror e o medo de ti aos povos que estão debaixo de todo o céu; os que ouvirem a tua fama tremerão diante de ti e se angustiarão”. O próprio Senhor vem lutar por nós quando lhe obedecemos às ordenanças. O inimigo vem contra nós por um caminho e por sete ele foge de nós. O Senhor ainda fará “que o inimigo nos dirija súplicas no dia da calamidade e no tempo da aflição”.

Conclusão: O que aprendemos com Davi neste salmo?
  1. Deus está requerendo do seu povo unidade, obediência, fidelidade e rendição à sua soberana vontade. Fomos chamados para ser luz.
  2. Um coração dividido que serve ao Senhor e a outros deuses não alcançará nada dele. O Senhor não divide a sua glória com ninguém. No entanto, em fidelidade ao Senhor poderemos desbaratar exércitos e saltar muralhas porque um só com Deus é maioria.
  3. Quando estivermos nele e ele em nós, pediremos o que quisermos e assim será feito em nome de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador! A salvação para nós é capacete e escudo.
  4. O Senhor luta as batalhas dos fiéis e coloca terror no coração dos nossos adversários.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 07.04.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...