quinta-feira, 4 de abril de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/EDIFICANDO COM SABEDORIA!

EDIFICANDO COM SABEDORIA! 
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba”.
Provérbios 14:1


Objetivo: Levar as mulheres de Deus a refletirem sobre a sua missão de edificadoras dentro de seus lares.

Introdução:
O versículo lido abre o contexto de provérbios 14, dada a importância do seu ensino. As ações de uma mulher dentro do lar fazem toda a diferença, por isso o Senhor a capacitou para ser um grande instrumento em suas santas mãos. Temos atentado para isto?

O andar sábio e prudente de uma edificadora produz tanto alicerces profundos sobre a Rocha, quanto levanta colunas sólidas dentro dos lares. A estrutura dessa edificação repercute pela eternidade. A grande pergunta do Espírito Santo para nós hoje é: Temos edificado ou derribado em nosso lares?

A Bíblia explica a Bíblia. Por isso hoje vamos percorrer alguns textos bíblicos que ilustram a verdade anunciada pelo versículo lido no início.

O TEXTO LIDO APRESENTA UM CONTRASTE ENTRE DUAS POSTURAS: A DA MULHER SÁBIA E A DA MULHER INSENSATA:
  1. A Mulher Sábia Edifica
  • Edificar= construir, erguer, levantar.
  • A primeira coisa que uma construtora prudente faz é se preocupar com o alicerce de sua edificação. Em Lucas 6.47,48 Jesus fala sobre isso, ele diz: “Eu lhes mostrarei a que se compara aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as pratica. É como um homem que, ao construir uma casa, cavou fundo e colocou os alicerces na rocha. Quando veio a inundação, a torrente deu contra aquela casa, mas não a conseguiu abalar, porque estava bem construída”.
  • Esta sábia construtora sabe que é fundamental ouvir e praticar a Palavra de Deus. Os filhos criados sobre o firme fundamento da Palavra de Deus caminharão seguros rumo à eternidade. Nada é tão convincente quanto o exemplo dado pelos pais. Especialmente aquilo que a mãe planta no coração dos filhos permanecerá. Esta sábia construtora sabe usar as ferramentas dadas pelo Senhor. Quais são essas ferramentas? São muitas, mas gostaria de partilhar algumas:
  • A Fé, Ela sabe que sem fé não agradamos ao Senhor: Hebreus 11. 6: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”.
  • A Adoração, Ela tem um coração apaixonado pelo seu Senhor: João 4:23-24 Jesus diz: No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".
  • O Temor do Senhor: Provérbios 31.30: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada”.
  • A Submissão ao marido: Em Efésios 5. 22 diz: “Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador”.
  • A Virtude e a Confiança: Provérbios 31.11, 12: “Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida”.
  • A mansidão: Mateus 5.5 diz: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança”.
  • Um coração puro, limpo, não julga os outros: Mateus 5.8: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”.
  • A paz, Ela é sempre pacificadora, nunca “bota lenha na fogueira”: Mateus 5.9: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus”.
  • A Prudência no agir e no falar: Colossenses 4.6: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”. Ela também sabe que há um tempo para calar Eclesiastes 3:7
  • Ela não é desleixada com a aparência, cuida do corpo em todos os sentidos, foge da impureza, pois sabe que seu corpo é santuário de Deus: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”. 1 Coríntios 6:19-20
  1. A Mulher insensata derriba, destrói:
  • Derribar: Pôr abaixo; lançar por terra; abater; derrubar; destituir.
  • Esta é o extremo oposto da anterior ela tem uma criatividade para o mal incrível e faz tudo com um propósito destrutivo.
  • Ela é Rixosa, murmuradora, briguenta: Provérbios 21.9, 19: “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta. Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada”. Provérbios 19.13b: “A esposa briguenta é como uma goteira constante”.
  • Este tipo é sempre a vítima nas situações. E ela é vítima sim, mas da própria insensatez e rebelião. Joga filhos contra marido e marido contra filhos. Destrói relacionamentos. Está sempre pronta para botar lenha na fogueira. Tem sempre um mexerico na ponta da língua, vive espalhando contendas e se metendo na vida dos outros.
Conclusão: O que o Senhor deseja nos ensinar hoje?
  • Creio que o Espírito de Deus deseja que reflitamos sobre o que temos feito com as ferramentas com as quais o Senhor nos capacitou.
  • Afinal, temos sido destrutivas ou construtivas? Temos edificado ou derribado em nossos lares? Da tarefa que nos foi confiada pelo Senhor, ele nos pedirá contas. Reflitamos sobre isto!
Aleluia, Amém!
Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em 04.04.13 – Reunião de Mulheres – www.ocolodopai.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...