quarta-feira, 24 de abril de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/PEDINDO E AGRADECENDO SEMPRE!

PEDINDO E AGRADECENDO SEMPRE!
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei. O Senhor é a força do seu povo, o refúgio salvador do seu ungido. Salva o teu povo e abençoa a tua herança; apascenta-o e exalta-o para sempre”. Sl. 28.7-9


Objetivo: Trazer encorajamento ao povo de Deus em suas lutas e ao mesmo tempo levá-lo à prática da súplica com ações de graças.

Ideia Central do Texto (ICT):
O salmo 28 mostra O salmista Davi mais uma vez numa situação difícil, pedindo socorro a Deus.
A razão do problema que o levou a clamar ao Senhor é desconhecida, mas envolve pessoas ímpias, dissimuladas, que fingem ser amigas e na verdade procuravam arruiná-lo.

Os versículos lidos encerram o salmo onde Davi ensina a prática da oração paciente, já acompanhada de ações de graças. O Senhor ouviu as vozes súplices do salmista v.6.

Introdução:
Como filhos de Deus, precisamos aprender a seguir pedindo e agradecendo sempre. Esta parece ser uma prática daqueles que confiam no Senhor, tanto no passado como nos dias atuais.

Temos falado muitas vezes sobre a fé e a esperança que andam juntas formando o que chamamos de confiança ou fé em ação. Os que confiam no Senhor não são envergonhados.

Em Jr. 17.7,8 diz: Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas sua folha fica verde; e, no ano de sequidão não se perturba, nem deixa de dar frutos”.

Confiar no Senhor não significa apatia ou inação, mas a certeza que cada passo dado está debaixo da vontade de Deus. Por isso que o salmista estimula seus leitores a já agradecer mesmo antes da vitória ser visível.

Por causa dessa esperança viva o apóstolo Paulo em Fp. 4.6,7 diz: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Algo tem nos chamado a atenção nos últimos tempos, cada vez que lemos a Palavra de Deus: a incidência de atitudes de ações de graças naqueles que experimentaram um agir efetivo de Deus em suas vidas, bem como, o impacto dessa gratidão no coração do Pai celestial. Vivemos um tempo onde as pessoas se esquecem com muita facilidade dos agires de Deus nas horas difíceis. Não há palavra mais feia que ingratidão. Quando Jesus curou os dez leprosos, dos quais nove eram judeus, se admirou que só um estrangeiro (samaritano) tivesse voltado para agradecer -  Lc.17.17. Rendamos, pois, graças a Deus em tudo!

DAVI EXPERIMENTA ESSA CONFIANÇA VIVA E ENCERRA O SALMO FAZENDO ALGUMAS DESCOBERTAS:
  1. O Senhor é a sua força v.7 a:
  • Ele fortaleceu o salmista quando ele se achava sem coragem para o combate. A luta de Davi possivelmente era contra inimigos visíveis e o Senhor o assistiu em sua fraqueza. Quantas vezes nos sentimos assim: desanimados, sem combustível celestial para continuar as nossas lutas diárias? Em Deus somos fortalecidos para continuar a jornada. O Senhor tem sido a nossa força diante das demandas diárias, são muitas as dificuldades que nos cercam, no entanto ele tem se feito presente e precisamos declarar isso aos que estão à nossa volta. Que as nossas vitórias sejam credenciadas ao Senhor. Em Dt.8. 17, 18 esta idéia é ratificada, ali o Senhor diz assim ao seu povo:Não digam, pois, em seu coração: "A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza". Mas, lembrem-se do Senhor, do seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê”. (NVI). A nossa força e suficiência vem de Deus, tudo é dele, por ele e para ele. Davi nos revela a fonte de nosso fortalecimento. E o apóstolo Paulo ordena em Ef. 6.10 diz “Sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder”.
  1. O Senhor é o seu escudo v. 7 b:
  • A proteção e a defesa que o salmista precisava vinha de Deus. Assim como o Senhor é a defesa, o esconderijo de todos os que o buscam em verdade. Há situações em que não nos resta saída nenhuma do ponto de vista humano, contudo, o Senhor é a porta, é a saída, é a possibilidade. Jamais vi alguém recorrer a ele com sinceridade de coração e voltar com as mãos vazias.
  1. No Senhor Davi confia v.7 c:
  • Confiar é mais que simplesmente ter fé. É fé em ação, fé que espera. Fé que se move, que sustenta, que alimenta e dá conforto àquele que recorreu ao Senhor. Davi sabe que do Senhor virá o socorro, por isso ele se alegra e louva o seu nome. A palavra da fé precisa ser internalizada em nossos corações a fim de gerar vida em nós, visto que fé é uma certeza daquilo que se espera, é a convicção de fatos que ainda não são vistos.
  1. Deus não fortaleceu apenas o salmista, mas é a força do seu povo escolhido v.8 a:
  • O salmista aqui chama atenção dos seus leitores para o fato de poderem contar com o Senhor sempre, em toda e qualquer situação. O mesmo Deus que agiu no passado age hoje. Busquemos ao Senhor.
  1. O Senhor é o refúgio salvador do seu ungido v.8 b:
  • Não há o que temer. Estamos escondidos em Cristo. Esse refúgio maravilhoso está à nossa disposição. Aqui o salmista encerra o salmo com uma oração pelo povo de Deus ele diz no v.9: Salva o teu povo e abençoa a tua herança, apascenta-o e exalta-o para sempre!”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Não importa o tamanho da situação que nos aflige. O Senhor sempre socorre os que nele se refugiam. Rendamos graças ao Senhor!
  2. O Senhor é força, escudo e refúgio dos seus escolhidos. Rendamos graças ao Senhor!
  3. Os inimigos estão sempre ao derredor esperando a nossa queda. Busquemos o Senhor, confiemos e esperemos nele. Rendamos graças ao Senhor!
  4. O Senhor é especialista em fazer caminhos na tormenta e transformar lamento em júbilo. Rendamos graças ao Senhor!
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 25.04.13 www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus. 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...