quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sermão/Pra. Nadia Malta/UMA PAUSA PARA BENDIZER AO SENHOR!

UMA PAUSA PARA BENDIZER AO SENHOR! Salmo 103

Objetivo: Levar os ouvintes a fazerem uma pausa em suas lutas diárias para bendizer o nome santo do Senhor nosso Deus.

Ideia Central do Texto (ICT):
Neste salmo Davi, o salmista messiânico, inspirado por uma profunda experiência pessoal com o Senhor, nos parece fazer uma pausa para contemplação. Ele parece de forma proposital sair das suas tantas lutas, e parar para bendizer o santo nome do Altíssimo por tudo que ele tem feito por sua alma. O salmo nos parece apontar para a completa obra redentora do Cristo.

Davi num diálogo íntimo convida a sua alma para bendizer ao Senhor. Aliás, esta é uma marca do salmista, percebemos este tipo de diálogo íntimo também no salmo 42, quando ele investiga a razão da tristeza de sua alma. Que possamos à semelhança do salmista meditar sobre nossas dores íntimas, bem como aprender a glorificar ao Senhor pontuando o que ele tem feito por nossa alma.

Introdução:
Em tempos de uma religiosidade voltada apenas para o que é material e imediato, o homem contemporâneo tem perdido de vista a ação dos atributos eternos de Deus agindo sobre a sua vida. Esse tipo de comportamento tem levado muitos a uma aridez espiritual sem precedentes.

Creio que enquanto o Senhor não vem, seria bem oportuno o exercício de trazer à memória os feitos de Deus em nossas vidas. A medida do ter parece não encher nunca e isso tem gerado uma insatisfação constante mesmo naqueles que dizem ser discípulos de Cristo. Quantas enfermidades emocionais têm sido geradas a partir dessa insatisfação!

O caminho da contemplação da majestade de Deus parece ser o mais indicado para sairmos de nossos casulos de egolatria e experimentarmos uma atitude de íntima comunhão com o nosso amado Salvador.

NESTE SALMO DE LOUVOR E EXALTAÇÃO, O SALMISTA DAVI CONVIDA A SUA PRÓPRIA ALMA A BENDIZER O NOME SANTO DO SENHOR POR TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS (VS.1,2: Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios”.). QUAIS OS BENEFÍCIOS, AOS QUAIS DAVI SE REFERE?
  1. Pelo Perdão dos Pecados – v.3 a: Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades”;
  • Davi reconhece o perdão que recebeu de Deus pelos seus muitos pecados. Ele reconhece que recebeu uma nova oportunidade e contempla com os olhos da fé a ação perdoadora do Cristo de Deus.
  1. Pela Saúde – v.3b: “quem sara todas as tuas enfermidades”;
  • Note que o salmista aqui está falando com a sua alma/espírito. A saúde aqui parece apontar para a saúde do espírito/alma, embora muitos sejam curados de algumas enfermidades físicas, se isso for para a glória de Deus. Sabemos que há inúmeros casos de servos fiéis que não foram curados de suas enfermidades físicas, mas que ainda assim permaneceram firmes até o fim e glorificaram ao Senhor em sua morte.
  1. Pelo Livramento da Morte e pela Vida Abundante v.4: “quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e misericórdia”;
  • O salmista bendiz ao Senhor porque ele livrou a sua alma/espírito da morte. Embora ele tenha sido livrado de uma morte literal física, ele aqui insiste em falar com sua alma/espírito e reconhece que o Senhor o livrou da morte eterna coroando-o de graça e misericórdia.
  1. Pela Longevidade Produtiva – V.5: quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia”.
  • A Bíblia nos ensina que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças como a águia. Embora para o padrão bíblico Davi tenha morrido ainda moço com 70 anos, ele reconhece uma longevidade produtiva e por isso bendiz ao Senhor.
  1. Pela Ação compassiva de Deus que faz justiça aos oprimidos que nele confiam – VS.6-9: O SENHOR faz justiça e julga a todos os oprimidos. Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. O SENHOR é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno. Não repreende perpetuamente, nem conserva para sempre a sua ira”.
  • Davi bendiz ao Senhor por fazer-lhe justiça diante dos seus adversários. É assim que o Senhor faz com todos os oprimidos que o buscam com o coração quebrantado.
  1. Pela Ação de sua graça que nos alcança apesar de nós – VS.10-13: Não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos retribui consoante as nossas iniquidades. Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o SENHOR se compadece dos que o temem”.
  • Davi reconhece aqui que tudo que recebemos da parte de Deus é apenas por sua graça e não por obras meritórias de nossa parte. Ele nos salva, nos liberta e perdoa os nossos pecados pela ação de sua graça restauradora e regeneradora.
  1. Pela Benignidade de Deus que conhece nossa fragilidade – VS.14-16: Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar”
  • O Senhor conhece a profundidade do nosso coração e, sobretudo, a nossa fragilidade. Ele sabe até onde podemos suportar e sempre providencia suficiência de sua graça sustentadora para nos socorrer.
  1. Pela assistência de sua Misericórdia aos que o temem e guardam a sua aliança (para os quais é endereçado este salmo) vs.17,18: Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos seus preceitos e os cumprem”.
  • O Salmista aqui bendiz ao Senhor por sua misericórdia sobre todos os que o temem e guardam a sua aliança.
  1. Pela Soberania de Deus que domina sobre tudo – v.19: Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo”.
  • O Senhor está no controle absoluto de todas as coisas. E o salmista reconhece e o bendiz por sua soberania.

CONCLUSÃO: O salmista retomando a convocação feita inicialmente à sua alma estende-a aos anjos, aos exércitos do Senhor, aos ministros de Deus, a todas as suas obras em todos os lugares e ao final chama a atenção novamente de sua alma para bendizer ao Senhor VS. 20-22: Bendizei ao SENHOR, todos os seus anjos, valorosos em poder, que executais as suas ordens e lhe obedeceis à palavra. Bendizei ao SENHOR, todos os seus exércitos, vós, ministros seus, que fazeis a sua vontade. Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR”. Que possamos à semelhança do salmista fazer a mesma coisa: BENDIZER O SANTO NOME DO SENHOR POR TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS PARA COM A NOSSA ALMA.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 16.02.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...