terça-feira, 26 de julho de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia malta/XI ESTUDO EM COLOSSENSES

Série de Estudo na Epístola do Apóstolo Paulo aos Colossenses

XI Estudo: Conseqüências de estar em Cristo, o Senhor – 2ª parte Cl 3.1-4

Introdução: Neste estudo, Paulo vira a moeda e podemos ver do outro lado. A vida cristã, a vida de santidade, nada tem a ver com comidas, formas de vestir, abstinência de certas coisas ou observação rigorosa de dias “santos”. No texto em apreço, Paulo traça o caminho para a verdadeira santidade.
Como ressuscitados com Cristo, nossa prioridade é o Reino de Deus.
Note bem: a nossa condição de ressuscitados com Cristo nos torna habitação de Deus. Como tabernáculos (tendas) vivos, somos transporte da vida de Deus, onde quer que possamos ir. As coisas que faziam parte da velha vida perdem automaticamente a importância para nós, assim como um defunto que não se liga mais nos interesses deste mundo. O cristão verdadeiro morreu e ressuscitou com Cristo para andar em novidade de vida. Para ele as coisas velhas realmente passaram. A postura de ressurretos contrasta com as imposições dos falsos mestres em Cl 2.20-22.
Paulo traça aqui algumas diretrizes para os ressuscitados com Cristo, vejamos:
  1. V.1 – “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus”Quais seriam “as coisas do Alto que eu deveria buscar”?
  2. Ver Mt 6.33; II Co 5.18. Tanto no contexto de Colossenses, como no de Mateus, podemos observar a verdadeira escala de valores para aquele que embora estando no mundo, não faz mais parte dele. De forma prática, como entenderemos aqueles que professando uma fé cristã se comportam como ímpios? Como compreender aqueles que deveriam ser sal, perfume e luz, agindo contrariamente ao propósito para o qual foram alcançados?
  3. Somos ordenados por Deus a fixar nosso anseio na busca de tudo que esteja relacionado com Cristo e sua exaltação; Moisés deixou de entrar na terra prometida por não santificar o Senhor no momento de falar à rocha, ferindo-a com sua ira – Nm 20.8-12
  4. As coisas terrenas são passageiras, enquanto as celestiais são eternas.
  5. Paulo não está sugerindo aos seus leitores que vivam uma vida contemplativa alienados das necessidades que os cercam, mas que priorizem Deus em suas vidas diárias.
  6. V.2 – Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra” – Nossa aspiração agora é explorar as riquezas celestiais, para tal, a nossa mente precisa estar impregnada dos novos valores – Fp 3.20; 4.8
Depois desta dupla exortação, Paulo dá as razões pelas quais um peregrino deve ter suas ambições conscientemente vinculadas ao céu.

  1. V.3 – Porque morrestes...” – a morte inevitavelmente desliga o defunto dos interesses deste mundo. Na morte com Cristo, deve haver uma mudança de 180°  na ambição do convertido – Rm 6.4-13; II Co 5.14,15,17
  2. V.3b – e a vossa vida está oculta, juntamente com Cristo, em Deus”Assim como o cadáver fica oculto na terra, o cristão sepultado e ressuscitado com Cristo, fica oculto em Deus – Sl 91.1-10
  3. A vida dos santos é a vida de Cristo outorgada pelo Espírito Santo, que habita o seu corpo – I Co 12.13
  4. A vida em santidade pela fé não atrai a atenção dos pagãos, que se impressionam muito mais com manifestações de milagres e sinais – Jo 20.29
  5. O fruto do Espírito deve ser desejado e esperado mais que as manifestações espetaculares de sua operação.
Textos para serem lidos durante a semana:
Seg. Mt 6.25-34; Ter. Sl. 37; Qua. Sl 73; Qui. I Pe 5.5-14; Sex. Fp 4.4-7; Sáb. Cl 3. 5-11.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...