sábado, 9 de julho de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/V ESTUDO EM COLOSSENSES

SÉRIE DE ESTUDOS SOBRE A EPÍSTOLA DO APÓSTOLO PAULO AOS COLOSSENSES
V Estudo – Jesus, o Reconciliador de toda a Criação – Cl 1.20-23

INTRODUÇÃO
Tendo apresentado a pessoa de Jesus Cristo, Paulo volta a discutir o Seu direito de primazia em decorrência da Sua obra. A obra efetuada por Cristo proporciona a visão dos benefícios que acompanharão os salvos no dia do encontro.

Como Cristo é apresentado por Paulo nos vs. 20-23?
CRISTO É APRESENTADO COMO O RECONCILIADOR DE TUDO
v. 20 – De que tipo de paz está falando o v.20? Paz entre os pecadores e Deus:
1. A paz descrita aqui, não é apenas a sensação de tranquilidade que experimentamos quando tudo está bem, mas, é a paz comprada com o sangue de Jesus, que permite que o muro de separação entre pecadores indignos e o Deus Santo caia, estabelecendo a reconciliação em outras palavras, fizemos as pazes com Deus por meio de Cristo. (Ef 2.13-16).
2. O sangue de Jesus homologou (confirmou, aprovou por autoridade judicial) a Nova Aliança.
3. A paz foi estabelecida entre Deus e todos os que creem em Cristo, sejam judeus ou gentios (Ef 2.17-19).

v. 21 – Qual era a nossa condição antes da obra de reconciliação, segundo o v. 21 e Ef 2.1-3? Antes, éramos inimigos de Deus

v. 22 – A obra de reconciliação:
1. Reconciliação reflete duas palavras hebraicas que expressam a remoção da inimizade, criando uma atmosfera agradável e, por outro lado, acalmando atitudes hostis. O sacrifício de Jesus fez essa obra, apaziguando a rebelião do homem contra Deus.
2. Qual o tríplice propósito de Deus ao oferecer “o Filho do seu amor” (v. 22b)? A segunda parte do v. 22 mostra o tríplice propósito de Deus ao oferecer “o Filho do seu amor”. Ele quer que os membros do Seu Corpo tenham as seguintes características: a) Sejam santos: os pecadores, que antes serviam com prazer a Satanás, agora são santos, inteiramente consagrados e separados para Deus (Ef 1.4); b) Sejam inculpáveis: sem defeito, sem mácula, sem mancha. É assim que nos tornamos quando recebemos Jesus Cristo como nosso salvador e Senhor; c) Sejam irrepreensíveis: sem possibilidade de ser alvo de repreensão efetiva. Em Cristo, somos apresentados perfeitos (Ef 1.4).

v. 23 – Quem pode ser enquadrado na condição de reconciliado? Todos os regenerados pelo Espírito de Deus. Condições providenciadas por Deus para os verdadeiramente reconciliados:
1. Permanecer na Fé – aqui, especialmente, fala da perseverança dos santos, postura inabalável que nos faz crer na obra salvífica de Cristo (Mt 24.13; Jo 15.2-6).
2. Alicerçados na Rocha – segurança da salvação. Jesus é a Rocha eterna, sobre a qual estamos alicerçados. Cristo é o firme e único fundamento. Quem nele confia, não será envergonhado (Mt 7.24-27; Lc 6.48,49; I Co 3.11).
3. Firmes – constância (I Co 15.58). Posição inabalável daqueles que têm a certeza da salvação e sabem em quem crêem (Ef 6.14; I Pe 5.12).
4. Não vos deixando afastar da esperança do Evangelho – evangelho não é apenas boas novas a respeito de algo futuro, mas, é a certeza plena de tudo que podemos desfrutar como cidadãos do Reino, a partir do momento em que nos entregamos a Jesus Cristo. O Apóstolo Pedro reforça este pensamento em I Pe 1.3-5.

TEXTOS PARA MEDITAÇÃO DURANTE A SEMANA
2ª Feira – Ef 1.3-14                        5ª Feira – Fp 1.27-30; 3.1-11
3ª Feira – Ef 2.1-10                        6ª Feira – I Ts 1.2-10
4ª Feira – Ef 2.11-22                      Sábado – 1.24-2.5

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...