terça-feira, 26 de julho de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ XII ESTUDO EM COLOSSENSES

Série de Estudos na Epistola do Apóstolo Paulo aos Colossenses

XII Estudo: O Senhorio de Cristo na Vida Prática – 1ª parte Cl 3.5-11

Introdução: No estudo anterior, Paulo mostra que, uma vez mortos com Cristo na cruz e pessoalmente, unidos simbolicamente com ele no batismo (2.13), podemos matar o “velho homem” na vida diária. A morte da velha natureza, que se manifesta através dos desejos ilícitos e pecados da língua (mentiras, maledicência, julgamentos, críticas, etc.), se realiza por abnegação “negue-se a si mesmo, tome a sua cruz” e obediência “siga-me” Mc 8.34.
Como resultado de uma união com Cristo glorificado, os vícios devem ser abandonados.
  1. V. 5 – “Fazer morrer...” – a idéia aqui é: matar a carne de fome. Como podemos matar a carne de fome na vida diária? – confira o que diz a Palavra de Deus em: Mt 5.29,30; Rm 8.36; 13.14; II Co 4.10,11
  2. Todo o desejo pecaminoso, juntamente com a prática do pecado, exige do nosso corpo, que seus membros lhes sirvam para a realização. Cabe a nós nada dispor para a carne.
  3. Como devemos matar esses membros, ou tirar a sua vitalidade pecaminosa, para impedir as suas inclinações? Paulo responde em Rm 6.12-23
O que devemos fazer morrer ou quais as áreas da natureza terrena que devem ser colocadas no altar do sacrifício? Gl 5.19-21
  1. Prostituição – refere-se a relação sexual fora do casamento. Essa prática nega o amor que une no nível mais profundo as personalidades do marido e a da esposa. Jesus mostra em Mt 5.28, que essa inclinação não se restringe ao ato, mas realiza-se na mente e no coração.
  2. Impureza – no sentido físico, descrevia a sujeira de uma chaga infetada; espiritualmente, tem o sentido de contaminar-se com práticas religiosas contrárias à Palavra de Deus; moralmente, refere-se a toda forma de perversão sexual – II Tm 2.22.
  3. Paixão lasciva – ardor ilícito, incontrolável, desejo maligno – também ligada a área da sexualidade – Ver adultério e homicídio de Davi II Sm 11.1-25; 12.1-15 e o incesto de Amnom em II Sm 13.1-22. Sem corações controlados pelo Espírito Santo não há esperança alguma de vencer a tentação – I Ts 4.3-8.
  4. Avareza – comunica a idéia de tirar vantagem egoísta, prejudicando a vítima, não só financeiramente.
  5. Idolatria – serviço ou culto em favor de ídolos (imagens de falsos deuses). Jamais a criatura pode ser adorada em lugar do Criador. E essa sempre foi a abominação predileta da humanidade. Também é identificada como infidelidade ou adultério espiritual. Tudo que encoraja a impureza espiritual ou moral. Um autor judeu diz que “a idéia de fazer ídolos, foi o início da fornicação e a invenção de imagens, o começo da corrupção da vida”
Como Deus reage à essas práticas?
  1. vv 6,7 – fala da “ira” de Deus, que ela se manifesta sobre os filhos da desobediência. No v.7 Paulo lembra aos seus leitores que no passado eles andaram nessas práticas e elas os separavam de Deus.
  2. Como entender um Deus de Amor irado? Deus é amor, mas é justiça também e o pecado nos distancia de Deus – Rm 11.22. A ira de Deus manifesta-se através do distanciamento, da separação em conseqüência do pecado – Is 59.2; Rm.11.22
Atitudes e maneiras de falar que devem ser afastadas – Ef 4.20-24
Note bem: nos vv 8,9 - Paulo encoraja seus leitores a despojarem-se, despirem-se de:
  1. Ira e indignação Ef 4.31 – a falta de domínio próprio, que nos leva a desferir duros golpes contra os que estão à nossa volta.
  2. Maldade – toda atitude maquinada com o intento de prejudicar alguém.
  3. Maledicência – toda comunicação que visa prejudicar ou destruir a reputação do próximo. Ver Pv 18.21; 21.23; Tg 1.26; 3.1-12; 4.11.
  4. Linguagem Obscena – Ef 4.29 – chocarrices, zombaria pesada, palavrões.
  5. Mentira – falsificação de uma comunicação, omissão ou falta da verdade – Jo 8.44; Ap 21.8,27; 22.15
O Novo homem se refaz para o pleno conhecimento de Deus vv 10,11 – Passa por um lavar regenerador.

Textos para serem lidos durante a semana:

Seg. Ap 21; Ter. Ap 22; Qua. I Co 6; Qui. Tt 2.1-10; Sex. I Ts 4.1-12; Sáb. Cl 3.12-17.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...