sábado, 11 de outubro de 2025

Meditação/Nadia Malta/QUE APRENDAMOS PELA FÉ A DESCANSAR EM DEUS, AS AFLIÇÕES PASSAM!

 

QUE APRENDAMOS PELA FÉ A DESCANSAR EM DEUS, AS AFLIÇÕES PASSAM!

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. II Co 4.16-18.                                          


 O apóstolo Paulo aqui nos ensina que há um propósito didático de Deus para todas as aflições ou tempestades da vida e elas têm um tempo de validade. Temos falado muito sobre a confiança que devemos ter em Deus em meio às lutas desta vida, que não são poucas. O Senhor certamente deseja que amadureçamos na fé e no conhecimento de Deus. Embora o nosso espírito esteja pronto, as nossas emoções e o nosso corpo não aguentam por si só esses embates. Por isso é tão oportuno rogar ao Senhor que proteja as nossas emoções no meio das aflições, para que nossa fé não esmoreça. Deus está treinando guerreiros de fé sobre a terra para crer no impossível, ver o invisível e ouvir o inaudível. Diante das aflições percebemos três posturas distintas: Há Aqueles que embora experimentem na carne os efeitos dos embates, procuram negá-los numa espiritualidade hipócrita. Outros se desesperam e tendem a abandonar o Caminho. Felizmente há os que entendem que o simples fato de habitarmos num mundo caído nos expõe a enfrentar as lutas desta vida. Viver sobre a terra não é fácil, mas quem disse que seria? A grande diferença entre nós e os incrédulos é que em meio às lutas podemos recorrer a Cristo que é o alívio para o nosso cansaço e a nossa sobrecarga!

 O texto aponta três razões para não esmorecermos na fé ao enfrentarmos as aflições inevitáveis da vida. Vejamos: Primeira: A aflição renova o nosso espírito, por isso não devemos desanimar; Segunda: A aflição tem propósito e prazo de validade; E terceira: Por pior que seja a aflição, devemos manter os olhos Naquele que é invisível, mas real. A percepção sobrenatural de Paulo era tão grande que o faz afirmar que ainda que a aflição seja tão violenta ao ponto de destruir nosso homem exterior (corpo físico); o nosso homem interior (nosso espírito) se renovará de dia em dia. Isso é que é fé! Mesmo que você parta desta vida sem contemplar a sua vitória, suas orações ficarão rendendo dividendos na poupança de Deus! E a resposta virá, por isso, comece desde já a agradecer pelas respostas que estão vindo! Paulo nesse versículo estimula os seus leitores de todas as épocas a aprenderem a enxergar com os olhos sobrenaturais. Homens e mulheres de Deus: Peçam ao Senhor visão espiritual! Só os que vivem por fé, aprendem a olhar o sofrimento de outra perspectiva. A cruz que carregamos hoje se converterá em ressurreição amanhã e repercutirá na eternidade para a glória de Deus!  A terceira exortação de Paulo para os seus leitores justifica as anteriores. Precisamos entender que o mundo invisível é o único verdadeiramente real. Se nos preocupássemos em olhar para o mundo invisível como Deus deseja, jamais nos sentiríamos desanimados, abatidos ou destruídos diante das aflições da vida. A triste realidade é que somos todos, com raríssimas exceções, ainda meninos na fé e tendemos a nos desesperar e nos desestruturar diante das dificuldades da vida.

 O que o texto nos ensina hoje? Não desanimemos diante das aflições e tempestades da vida, por mais difíceis que sejam, elas têm o propósito de fazer o nosso espírito amadurecer e se renovar. As aflições e tribulações têm propósito e prazo de validade e podem ser revertidas ao nosso favor se aprendermos a olhar para elas com critérios e valores eternos! Que possamos adquirir obstinadamente a percepção do sobrenatural de Deus, através do conhecimento dEle através da sua Palavra e revelação do Espírito Santo em nome de Jesus Cristo! O Dr. Shedd comenta este texto com muita propriedade procurando mostrar “o contraste na vida do cristão entre o corpo fraco e o espírito forte, entre o presente doloroso e o futuro glorioso e entre as coisas visíveis temporais e as coisas invisíveis e eternas”. Que o Senhor nos abrigue à sombra de suas asas até que passem as aflições. Cresçamos na Graça e no Conhecimento de Deus! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...