segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Meditação/Nadia Malta/ FAXINEMOS NOSSAS ALMAS! HÁ MUITOS ENTULHOS LÁ DENTRO!

 FAXINEMOS NOSSAS ALMAS! HÁ MUITOS ENTULHOS LÁ DENTRO!

 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” Provérbios 4.23.                                           


O cristão deve ansiar pelo enchimento do Espírito Santo. Quanto mais nos enchemos de Deus mais nos esvaziamos de nós mesmos.  Uma vez cheio do Espírito, o Cristão tem condições de exercitar uma das observâncias bíblicas mais difíceis: O cuidado que devemos ter com o nosso coração ou com aquilo que armazenamos nele! Muitos corações são verdadeiros depósitos de lixo. Não é sem razão que há tantas enfermidades emocionais em nosso meio. O que temos armazenado em nosso coração?  Ressentimento, ira, imundície, ciúme, frieza, orgulho, incredulidade, dureza, preconceitos os mais diversos, fingimento, desejos escusos! Na verdade essa lista é enorme. Que hoje possamos fazer essa oração do salmista com toda a sinceridade de coração, pedindo que Ele sonde nossos corações e tire de lá todo caminho mau. Sofremos ataques de todos os lados, com o propósito de atingir as nossas emoções e minar a nossa fé. A tarefa de nos manter saudáveis não é fácil. O Senhor está preparando a noiva para subir, ela precisa estar linda e adornada, limpa por dentro e por fora para aquele dia e hora, por isso proteger o coração é imprescindível!

A Bíblia nos instrui sobre alguns tipos de atitudes, das quais devemos proteger nossos corações. Vejamos: Do coração fingido/ dissimulado; Do coração endurecido; Do coração orgulhoso; Do coração incrédulo; Do coração frio/insensível; E do coração impuro/que se mistura com o mundo. Que possamos alimentar o nosso coração com a Verdade de Deus: JESUS. É necessário continuamente expor o nosso coração à ação purificadora do Espírito Santo. Cristão tem que falar a verdade cada um com o seu irmão. A palavra do cristão tem que ser sempre sim, sim ou não, não. O que passar disso vem do maligno. Somos chamados a andar em integridade. O Senhor está requerendo de nós um coração quebrantável, flexível e ensinável, que se dobre ante a vontade de Deus expressa em sua Palavra. Muitos leem a Palavra continuamente, mas nunca aplicam suas lições a si mesmos. Esquecem que àqueles a quem muito foi dado,  muito lhes será cobrado. Atentemos para isto! Fomos chamados a andar em quebrantamento de espírito. O Senhor abomina a vaidade, o orgulho e a altivez do homem. O coração que se inflama em sua própria vaidade e arrogância constitui um tipo ainda mais abominável de idolatria: A Egolatria= culto ao EU.

Precisamos aprender a esvaziar o nosso coração de todo orgulho e de toda altivez de espírito e enche-lo de Deus. Todo arrogante é intolerante é radical é crítico é faccioso e preconceituoso. A soberba precede à ruína, e a altivez de espírito à queda. Portanto, cuidado, o Senhor abate o soberbo e derrama a sua graça sobre o humilde, o Senhor diz através do profeta Habacuque que o soberbo não é reto nele o, mas o justo vive por sua fé. Aleluia! Somos chamados a andar em humildade. O coração incrédulo é chamado de perverso, inclinado para o mal. Esse tipo de coração afasta o homem de Deus. O coração incrédulo deixa de receber as bênçãos de Deus que ficam retidas nas regiões celestes. Somos chamados a andar em confiança (fé+esperança), para crer mesmo contra a esperança. O texto fala da insensibilidade dos que se acostumam com a iniquidade, perdendo a capacidade de indignar-se com a injustiça e comover-se com a miséria do mundo. O cristão precisa fazer a diferença neste mundo árido. Somos chamados a andar em amor e compaixão. O versículo lido no início diz que devemos guardar o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Vida aqui fala de saúde, de plenitude. Se sujarmos essa fonte de vida, todo o nosso ser ficará contaminado e encontraremos doença e morte. Por isso vemos tanto cristão doente, precisando de libertação. Salvos, mas miseravelmente infelizes. O coração é o nosso grande depósito, a nossa despensa. Somos chamados a andar em santidade. O que aprendemos aqui? Afinal o que devemos guardar no coração? O Salmista no Salmo 119.11 responde: “Guardo no coração as tuas palavras para não pecar contra ti”. Este é o grande segredo de nossa saúde espiritual ou de nossa libertação: Ter a Palavra de Deus guardada em nossos corações, deixar que ela cumpra o papel para o qual fora designada. Quando nos enchemos de Deus, não há espaço para mais nada, a própria Palavra se encarrega de limpar toda sujeira. Deixemos a Palavra faxinar o nosso coração em nome de Jesus Cristo, Amém!. Nadia Malta

 

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...