quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Meditação/Nadia Malta/FÉ, UMA FIRME CONVICÇÃO DE FATOS AINDA NÃO VISTOS!

 FÉ, UMA FIRME CONVICÇÃO DE FATOS AINDA NÃO VISTOS!

https://www.youtube.com/watch?v=HpO8ksJ0HHI

Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hebreus 11.1, 6.

                                                                               


O capítulo onze desta epístola é chamado de Galeria dos heróis da fé. Aqui encontramos um elenco de homens e mulheres dos quais o mundo não era digno. Eles exercitaram sua fé indo até as últimas consequências. Viveram e morreram por ela. Nada os demovia da certeza inabalável dos agires soberanos de Deus. Eles tiveram fé para viver ou morrer pelo que acreditavam. Não a fé pela fé. Muitos têm fé em muitas coisas, mas aqui se trata da fé no Senhor, O Deus Todo Poderoso que fez os céus e a terra e sustenta tudo com a Palavra do seu poder. Aquele que mesmo nas situações adversas não perde o controle de nada. Os versículos citados nos apresentam algumas verdades acerca da verdadeira fé. Primeira Verdade: Fé é a certeza das coisas que esperamos. Aqui não se trata de confissão do pensamento positivo, mas certeza das infinitas possibilidades de Deus; Segunda Verdade: Fé é a convicção de fatos que ainda não são vistos. Não são vistos, mas são fatos no reino espiritual; Terceira Verdade: Sem fé não agradamos a Deus; Quarta Verdade: Aproximemo-nos de Deus na certeza que ele existe. Deus é real, não uma lenda humana; e Quinta Verdade: Ele recompensa aqueles que o buscam nessa convicção. Ninguem que espera nEle e recorre a Ele será envergonhado.

Vale a pena ler todo capítulo e ver o testemunho de cada um, a começar pelo justo Abel passando pelos santos profetas que viveram no passado. Lista a qual podem ser acrescentados muitos outros nomes que viveram tanto tempo depois, até mesmo em nossos dias. O autor da epístola define fé como uma certeza daquilo que esperamos, numa outra versão diz: “a firme convicção de fatos que ainda não vemos!”.  Fato é algo verdadeiro, que existe, não uma mera possibilidade! Aqui cabe uma pergunta: Se fé é a firme convicção de fatos, como ainda não são vistos? Arrisco um palpite: Creio que se trate de algo que já podemos contemplar com os olhos espirituais. Essa certeza é comunicada ao nosso interior pelo Espírito de Deus!  Quando essa certeza se estabelece em nosso coração dessa maneira, ninguém pode demovê-la de nós! A corrida da fé é ganha olhando firmemente para o Autor e Consumador da nossa fé, Jesus, o Cristo de Deus! É Ele quem traz à existência o que ainda não existe do ponto de vista humano, mas já é uma realidade no reino espiritual.

O que aprendemos com esta breve meditação sobre fé? Se fé é uma certeza inabalável dos agires de Deus, será que temos essa certeza? Conheço muitos “heróis” da fé contemporâneos, tanto homens quanto mulheres de Deus que têm experimentado  sua fé da maneira mais profunda. Eles possuem essa certeza inabalável. Fé é um dos aspectos do fruto do Espírito. Seu canteiro é a situação adversa. O autor da epístola em sua explicação sobre fé ainda diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Sim, Deus é real e se torna presenteador daquele que o busca de todo coração, tendo a certeza que Ele existe. Não falamos às paredes quando oramos, mas ao Deus Vivo que age e interage conosco. Por meio do profeta Jeremias o Senhor ainda diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração; serei achado de vós e farei mudar a vossa sorte!”. Tão somente confiemos e aguardemos os agires do Senhor, já dizendo amém para o que Ele fará e como fará! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...