quinta-feira, 28 de abril de 2022

Meditação/Nadia Malta/QUANDO A ALMA ESTÁ PROFUNDAMENTE TRISTE!

 QUANDO A ALMA ESTÁ PROFUNDAMENTE TRISTE!

Levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo”. Mateus 26.37,38. 


O texto traz um apelo dramático de Jesus no meio de sua angústia mais profunda. Ele diz: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo”. Difícil para nós imaginarmos que estas palavras saíram dos lábios de Jesus! Pois é, mas saíram sim! O Filho do Deus vivo, o próprio Deus encarnado em seu tabernáculo humano experimentou as dores, as angústias e as tristezas mais profundas à nossa semelhança. O curioso é que mesmo sendo quem era não escondeu a sua dor e a sua tristeza. O que fazer quando a alma se contorce e sente frio? Buscar a oração e a vigilância dos que nos são íntimos. Por que então tentamos fazer o jogo do contente como se fôssemos super cristãos? Se podemos dizer que somos super alguma coisa é super frágeis, vasos de barro, quebráveis! Quando a dor nos sufoca carecemos de ombros e colos muitas vezes! Todos nós precisamos. É terapêutico admitir isto!

Os momentos que antecederam a cruz foram dificílimos! Ele recorreu aos discípulos mais chegados para que orassem e vigiassem com ele, mas por três vezes os achou dormindo. Nem por uma hora sequer puderam vigiar com Ele! Se isto foi experimentado pelo Filho de Deus, o que se dirá de nós? Oremos então, uns pelos outros vigiemos uns com os outros nas horas mais dramáticas de tristezas e angústias de alma! Quantas vezes nos temos sentido assim com a alma profundamente triste até a morte e não encontramos ninguém que possa dividir conosco a nossa dor, apenas em silêncio e orações! Os discípulos de Jesus pareciam em seu sono inconsciente tentar fugir do sofrimento que seu Mestre estava às portas de experimentar! É tão difícil dividir dores! O Senhor me tem concedido o privilégio de encontrar bons colos e bons ombros! Louvado seja o seu Nome!

O que aprendemos aqui? A Palavra nos ordena a carregar as cargas uns dos outros! Carreguemos! As lutas dos últimos tempos têm sido intensas para todos nós indiscriminadamente. O sofrimento é democrático e não escolhe raça, status, credo, ou gênero. Todos são alcançados por ele numa medida ou outra. Estendamos as mãos para socorrer. Consolemos com a consolação com a qual temos sido consolados!  Curvemos os joelhos para orar sem esmorecer. Abramos os olhos para vigiar até que passem as calamidades, sim, porque elas passam! Tudo tem prazo de validade até o próprio sofrimento! Oremos e vigiemos sem cessar uns pelos outros! Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...