sábado, 13 de fevereiro de 2021

Meditação/Nadia Malta/NÃO TEMAMOS: NADA FOGE AO CONTROLE SOBERANO DO SENHOR!

 NÃO TEMAMOS: NADA FOGE AO CONTROLE SOBERANO DO SENHOR!

                                                                                            


Naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes Jesus: Passemos para a outra margem. E eles, despedindo a multidão, o levaram assim como estava, no barco; e outros barcos o seguiam. Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água. E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? E eles, possuídos de grande temor, diziam uns aos outros: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem”? Marcos 4.35-41. 


A metodologia de ensino de Jesus é absolutamente prática. E a sua Palavra está repleta de episódios que respaldam esta afirmação. Aqui ele convida seus discípulos a passarem a outra margem do Lago de Genesaré e ali eles experimentam uma violenta tempestade, enquanto o Senhor dorme placidamente. Há relatos de outras tempestades. Houve servo que foi lançado ao mar no meio de uma grande tempestade e acabou sendo engolido por um grande peixe para ali receber uma das maiores lições da parte do Senhor.  O apóstolo Paulo experimentou vendavais e tempestades muitas vezes. E tantos outros discípulos também passaram por isto. Em outra ocasião ainda o Senhor fica em terra e envia seus discípulos direto para a tempestade e no meio dela vai ter com eles andando sobre o mar. Em cada situação mencionada há uma lição específica a ser ministrada.

O texto nos traz algumas preciosas lições sobre o propósito das tempestades: Enfrentar a tempestade é uma travessia para a maturidade e o próprio Senhor nos convida a isto; Jesus no barco não significa que estamos livres de enfrentar temporais; O Senhor tem autoridade sobre as tempestades, não temos o que temer; As tempestades são testes de fé; E Os ventos e o mar estão absolutamente debaixo da autoridade do Senhor Jesus. E quanto a nós cristãos contemporâneos? Será que ainda somos enviados às tempestades com fins didáticos? A resposta é um sonoro Sim! As tempestades que nos assolam talvez não sejam literais com ventos impetuosos e mares bravios destruindo nossos barcos. Contudo, há um sem número de situações que tipificam esses vendavais. São rupturas bruscas de relacionamentos. Perseguições que se levantam como avalanches. Enfermidades que nos emboscam nos tirando o chão. De repente nos depararmos com a finitude da vida daqueles a quem amamos e impotentes os assistimos partir sem nada poder fazer. A violência estúpida e desnecessária que nos deixa acuados. Os ventos são muitos e cada vez mais furiosos na tentativa de nos fazer perecer.

O que aprendemos aqui? Jesus estava no barco com os discípulos no meio daquela tempestade e dormia tranquilamente. Os discípulos o acordam e se queixam. Ele repreende o vento e o mar e eles lhe obedecem. Foi assim naqueles dias e é assim hoje.  O Senhor termina dizendo: “Então perguntou aos seus discípulos: "Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé? "Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?". O filósofo grego Epícuro disse: “Os grandes navegadores devem a sua reputação aos temporais e tempestades!”. Não temamos! O vento e o mar continuam obedientes a ele!  Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...