sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

Meditação/Nadia Malta/E AÍ: VAMOS ENCARAR OU CORRER?

 E AÍ: VAMOS ENCARAR OU CORRER?

                                                                                     


 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma”. Hebreus 10.35-39. 


Aprendamos a crer e a esperar mesmo contra a esperança. A cada dia os treinos ficam mais e mais intensos! O dicionário descreve a confiança: “Crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé. Crença de que algo não falhará, de que é bem-feito ou forte o suficiente para cumprir sua função”. Se nós podemos aplicar este significado a pessoas limitadas e falhas imaginemos em relação ao Deus Eterno Todo Poderoso que é Fiel e não falha nunca?Pois bem, ainda há quem vacile! Há quem duvide das ações e promessas de Deus. Há quem corra da parada, como se costuma dizer! O Texto apresenta quatro verdades que não podemos perder de vista, sobretudo, na hora da agonia: Não devemos abandonar a confiança, ela produz grande galardão (prêmio). É necessário perseverar para alcançar, pois os que fazem a vontade de Deus alcançam a promessa de Deus. Jesus em breve virá precisamos ser encontrados fieis, pois Ele não se agrada dos que retrocedem. Somos da fé para conservação da nossa alma. Não somos dos que retrocedem para a perdição.

A Bíblia nos assegura que nenhum dos planos do Senhor pode ser frustrado. Tudo Ele faz esplendidamente dentro de um tempo e de um modo que não alcançamos em nossa limitação humana. Somos imperfeitos, inadequados e apressados. Queremos tudo pra ontem dentro de um cronograma que está muito aquém dos agires insondáveis de Deus. Enquanto esperamos precisamos domar a nossa alma exigente. O salmista diz “Fiz aquietar e sossegar a minha alma!”. Aprendamos com ele.  O autor de Hebreus faz todo esse arrazoado sobre confiança e fé exatamente no capítulo que precede a grande galeria dos heróis da fé. Todos aqueles que foram elencados ali conseguiram combater o bom combate, completar a carreira e guardar a fé, mesmo em situações que do ponto de vista humano significaria perdas.

O autor de Hebreus apela ainda para a confiança perseverante dos seus leitores. Ele lembra que a confiança tem grande galardão (Creio que este galardão é o alcance da promessa). Os santos de Deus perseveram mesmo a despeito de toda luta enfrentada. Mesmo não entendendo os caminhos e propósitos de Deus, eles sabem em quem creem. Eles aprenderam a confiar no autor da sua fé. Esses alcançarão a promessa da vida eterna. O que aprendemos aqui? O justo de Deus vive pela fé. O Senhor não se agrada dos que retrocedem na caminhada da fé. Os que são de Deus não retrocedem na caminhada. Eles sabem que só o Senhor tem as palavras de vida eterna. Tem um dito que diz: “Vai encarar ou vai correr?”. Muitos têm corrido!  E quanto a nós: Somos da fé ou vamos retroceder? Aquele que perseverar até o fim será salvo.  Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...