quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/REGENERAÇÃO GERA NOVA HABITAÇÃO ESPIRITUAL!

REGENERAÇÃO GERA NOVA HABITAÇÃO ESPIRITUAL! I Pedro 2.1-10






Objetivo: Instruir os ouvintes quanto à sua nova posição espiritual em Cristo.

Ideia central do Texto (ICT):
No texto lido o apóstolo Pedro continua ministrando aos seus leitores sobre a nova vida em Cristo.
O apóstolo vai se tornando mais prático em suas instruções à medida em que avança em sua epístola.

Introdução:
A maioria dos crentes contemporâneos tem perdido de vista aquilo que já receberam em Cristo. Em sua segunda epístola o apóstolo Pedro afirma: 1.3,4: “Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as cousas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelas quais nos têm sido doadas todas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos das paixões que há no mundo”. 

Precisamos como peregrinos e forasteiros em terra alheia tirar os olhos das coisas terrenas e colocá-los no céu. É lá que estão os nossos tesouros mais preciosos.

O APÓSTOLO PEDRO INSTRUI SEUS LEITORES QUANTO A POSTURA DOS REGENERADOS PELO ESPÍRITO SANTO E EM SEGUIDA APRESENTA A RAZÃO PARA TAL POSTURA:

  1. Os regenerados devem se despir das velhas vestimentas usadas no trato passado – v.1: “Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência”.
  • Ef.4.22-24: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade”. Cl.3.8: “Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.
  1. Os regenerados devem desejar ardentemente o leite espiritual para que possam crescer e se fortalecer – Vs. 2, 3: “Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação, agora que provaram que o Senhor é bom”.
  • Rm. 6.4: “Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova”.
  1. Os regenerados devem se achegar mais e mais a Cristo, A Pedra Viva – VS. 4-8: “À medida que se aproximam dele, a pedra viva — rejeitada pelos homens, mas escolhida por Deus e preciosa para ele —vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Jesus Cristo. Pois assim é dito na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e preciosa, e aquele que nela confia jamais será envergonhado". Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa; mas para os que não creem, "a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular", e, "pedra de tropeço e rocha que faz cair". Os que não creem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados”
  • Rm. 12.1: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Is.28.16: “Por isso diz o Soberano Senhor: "Eis que ponho em Sião uma pedra, uma pedra já experimentada, uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado”.
  1. Por que os regenerados devem agir assim? Vs. 9,10: “Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam”.
  • Apocalipse 5:10: “Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra".
  • Isaías 43:20-21: “Fornecerei água no deserto e riachos no ermo, para dar de beber a meu povo, meu escolhido, ao povo que formei para mim mesmo a fim de que proclamasse o meu louvor".
  • Efésios 5:1-2: “Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus”.
  • 1 Pedro 2:21, 25: “Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos”. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas.

CONCLUSÃO: O que o apóstolo Pedro ensina aos regenerados sobre a nossa nova habitação espiritual?
  1. Precisamos nos despir das velhas vestimentas usadas no trato passado. Tudo se fez novo, somos novas criaturas. As coisas velhas já passaram. Os velhos trapos já não se adéquam à nova condição de separados para Deus.
  2. Uma vez despidos dos velhos trapos e revestidos da nova roupagem, cuidemos de crescer e amadurecer nos nutrindo com o alimento espiritual que é a Santa Palavra de Deus.
  3. Devemos nos achegar ao Senhor Jesus Cristo, a Pedra Viva. Só Nele podemos ser alicerçados e firmados em Deus, nos tornando também tijolos dessa edificação espiritual.
  4. Devemos reconhecer a nossa nova condição de povo escolhido, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Chamados para anunciar as grandezas Daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta – em 13.11.13 – www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...