quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/REGENERAÇÃO GERA SANTIDADE!

REGENERAÇÃO GERA SANTIDADE! I Pedro 1.13-25


Objetivo: Continuar ministrando a igreja sobre a obra da regeneração e seus resultados visíveis.

Ideia Central do Texto:
O texto lido apresenta os resultados da obra regeneradora do Espírito Santo no coração do homem alcançado pela graça salvadora do Cristo.

Introdução:
Temos falado nesses dias sobre a herança eterna da salvação e do propósito dessa obra regeneradora, que é a confissão de uma viva esperança.

Os crentes contemporâneos precisam despertar para o que já receberam. A partir da experiência única e eficaz do novo nascimento, obra eterna de Deus que não se desfaz, começa o processo santificador do Espírito Santo no coração do crente regenerado.

A OBRA REGENERADORA DO ESPÍRITO PRODUZ SANTIDADE DE FORMA PERCEPTÍVEL, TANTO NA VIDA PESSOAL, QUANTO NO AMOR FRATERNAL NÃO FINGIDO. O APÓSTOLO PEDRO AQUI NOS CHAMA ATENÇÃO PARA TRÊS VERDADES ESCLARECEDORAS:

1.      Somos chamados a mudar o padrão do nosso pensamento. Vestindo o nosso entendimento com aquilo que já recebemos, a partir daí andaremos em sobriedade e esperaremos inteiramente na graça de Deus – VS.13-16: “Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para a ação; sejam sóbrios e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado. Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo".
  • Rm.13.13: “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja. Pelo contrário, revistam-se do Senhor Jesus Cristo, e não fiquem premeditando como satisfazer os desejos da carne”. I Ts.5.6-8: “Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas. Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação.
2.      Somos chamados a nos portar com temor a Deus durante o tempo de nossa peregrinação, assim como também manifestar a nossa fé e esperança exclusivamente nele– VS.17-21: “Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês. Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus”.
  • Sl.2.11: “Adorem ao Senhor com temor; exultem com tremor. Pv.1.7: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina”. Rm.12.12: “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”. Hb.11.1: “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.
3.      Somos chamados a exercer o amor fraternal não fingido – VS.22-25: “Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. Pois vocês foram regenerados, não de uma semente perecível, mas imperecível, por meio da palavra de Deus, viva e permanente. Pois, "toda a humanidade é como a relva, e toda a sua glória, como a flor da relva; a relva murcha e cai a sua flor, mas a palavra do Senhor permanece para sempre". Essa é a palavra que lhes foi anunciada”.
  • I Jo 4.8-11: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros”. I Jo.3.17-19 a:Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade”.
CONCLUSÃO: O que aprendemos Com as instruções do Apóstolo Pedro aqui?
  1. Somos chamados à santidade de vida. Isto não é um simples convite, mas uma santa convocação que deve ser obedecida por todos os regenerados.
  2. Para um andar equilibrado e esperançoso na graça de Deus, precisamos preparar a nossa mente, submetendo-a a santa palavra do Senhor e para isto Paulo ordena em Rm.12.2: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
  3. Somos chamados a andar em santo temor durante o tempo de nossa peregrinação sobre esta terra. Tem faltado reverencia às coisas de Deus e ao próprio Deus.
  4. Somos chamados a andar por fé e não pelo que vemos. O mundo quer ver para crer. Os regenerados creem para ver, pois a sua esperança está em Deus. Aliás, fé e esperança caminham juntas e a esta dobradinha chamamos de confiança.
  5. Somos chamados a andar em amor fraternal não fingido, estando sempre prontos a estender as mãos aos que estão à nossa volta. O amor é a principal credencial daquele que foi regenerado por Deus.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 06.11.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...