quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Sermão/Pra. Nadia Malta/SOB A LUZ REVELADORA DE DEUS!

SOB A LUZ REVELADORA DE DEUS!
Ninguém acende uma candeia e a coloca em lugar onde fique escondida ou debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, para que os que entram possam ver a luz. Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas. Portanto, cuidado para que a luz que está em seu interior não sejam trevas. Logo, se todo o seu corpo estiver cheio de luz, e nenhuma parte dele estiver em trevas, estará completamente iluminado, como quando a luz de uma candeia brilha sobre você". (NVI)
Lucas 11:33-36


Objetivo: Despertar a igreja para o poder revelador da Palavra de Deus.

Idéia Central do Texto (ICT):
Neste capítulo Jesus traz três ilustrações sobre a repercussão da palavra de Deus no coração de quem a ouve.

Em primeiro lugar ele cita o exemplo do profeta Jonas que depois de passar três dias e três noites no ventre do grande peixe, pregou aos ninivitas e eles se arrependeram. Jonas serviu de sinal para aquela geração de religiosos dos dias de Jesus.

Em seguida o Senhor dá o exemplo da rainha de Sabá, que veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, um rei humano e imperfeito. Do mesmo modo muitos viriam do oriente e do ocidente e se assentariam à mesa do Rei dos Reis.

Finalmente Jesus extraiu da vida cotidiana o exemplo da candeia, que deve ser colocada no alto do velador para iluminar toda a casa. A idéia central aqui é mostrar o poder revelador da palavra de Deus, semelhante ao poder da luz.

Introdução:
“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”. Hebreus 4:12-13A (NVI)
Palavra de Deus é luz que brilha neste mundo escuro e expõe as obras ocultas das trevas, principalmente as que estão no coração do homem.

A luz que é a Palavra de Deus não pode ser escondida, antes, deve ser manifesta, não pode ser guardada, mas anunciada, crida e obedecida.

É necessário que haja um despertamento da igreja em relação a essas verdades. O Senhor está às portas e não há tempo para modismos que tentam maquiar a sua Palavra. Antes ela precisa ser urgentemente anunciada e aqueles que tiverem ouvidos e olhos espirituais ouvirão, verão e serão salvos, sem a necessidade de adequação para atender as necessidades de quem quer que seja ou mesmo torná-la mais palatável aos ouvidos humanistas.

Muitos têm dado alguns passos tímidos em direção à luz, mas são revelados, expostos por ela e acabam recuando, e por não haver arrependimento acabam voltando para as trevas.

O TEXTO LIDO APONTA ALGUNS PRINCÍPIOS EM RELAÇÃO À LUZ QUE PRECISAM SER CONSIDERADOS:

1.     A luz é capaz de dissipar as trevas ao redor de si – V.33:
  • Quanto mais alto uma luz é levantada maior será seu poder iluminador.
  • Na vida de um servo de Deus também é assim, aonde ele chega, a luz que há nele tem que brilhar. Ou seja, ele tem que anunciar Jesus, se preciso com palavras, mas sobretudo, e especialmente com atitudes.
  • O testemunho do crente, na palavra de Deus é comparado com o sal, com o perfume e com a luz. Essas coisas não precisam de placa para anunciá-las, pois não podem negar-se a si mesmas.
2.     A luz também é capaz de dissipar as trevas interiores – v.34:
  • Certo teólogo cristão (C.F. Keil) disse: “Precisamos de toda cautela para que a faculdade da percepção não se torne tão inexpressiva que não seja possível reconhecer a verdade revelada em Cristo”.
  • Quando cremos em Jesus e o recebemos como Senhor e Salvador, os olhos do nosso entendimento são iluminados. A verdadeira Luz penetra nosso ser dissipando as trevas que existem em nossos porões. Mas, tudo o que é exposto pela luz torna-se visível, pois a luz torna visíveis todas as coisas” Ef.5.13 NVI
  • O Sol da Justiça vai onde ninguém consegue ir regenerando nosso espírito morto e levando claridade às regiões mais abissais de nossas almas, deixamos de ser filhos das trevas e nos tornamos filhos da Luz.
  • Quem segue ao Senhor não andará nas trevas, mas terá a luz da vida – Jo.8.12
3.     O cristão não pode seguir a luz e as trevas ao mesmo tempo porque são opostas – VS. 35,36:
  • O autor de provérbios diz que a vereda do justo é com a luz da aurora, vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito Pv.4.18
  • Quanto mais caminhamos em direção a luz mais intensamente iluminado será o nosso próprio caminho. A vontade do homem limita, permite e controla a entrada de luz em sua vida. Há muito crente sofrendo de fotofobia espiritual.
  • O cristão não pode andar no crepúsculo, Deus é luz e quer que andemos na luz e que sejamos luz.
  • Alguns homens na Bíblia começaram na luz e acabaram nas trevas e cada episódio foi registrado ali para nossa orientação, atentemos para eles:
  • Sansão – cujo significado é ensolarado. Começou com um grande chamado de Deus para ser juiz em Israel e acabou como um escravo cego, numa prisão escura porque cedeu à “concupiscência da carne”.
  • Ló – sobrinho de Abraão. Começou como um peregrino com o seu tio e terminou com um bêbado incestuoso numa caverna escura porque cedeu a “concupiscência dos olhos”. Quis servir a dois senhores.
  • O rei Saul – Começou como um líder humilde, mas acabou se ensoberbecendo e o seu orgulho o levou a casa de uma feiticeira, seu pecado o levou a cometer suicídio. Seu pecado foi a “soberba da vida”. Ele não se quebrantou e se recusou fazer a vontade de Deus.
  • Fomos alcançados e regenerados para ser luz como o Senhor é Luz. A nossa luz deve seguir brilhando mais e mais até que seja dia perfeito. Cabe a nós desviar os olhos das trevas e fixá-los na Luz do Senhor.
CONCLUSÃO: o que estes princípios nos ensinam hoje?
  1. Cada um de nós é controlado pela luz ou pelas trevas. Não há meio termo, o destino do filho de Deus é a aurora não o crepúsculo.
  2. O mais assustador é que algumas pessoas até começam a andar na luz, mas com o passar do tempo retrocedem, endurecem o coração, tornam-se opacas, resistentes à penetração da luz e as trevas acabam prevalecendo.
  3. Há ainda aquelas que acreditam estar seguindo a luz, mas a sua religiosidade é tão repulsiva que na realidade estão seguindo a escuridão, como os religiosos dos dias de Jesus.
  4. Felizmente há os que são verdadeiros luzeiros no meio de uma geração pervertida e corrupta, brilham como candeias em lugar tenebroso, e aonde quer que estejam revelam a luz do Cristo.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 13.02.13
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...