quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sermão/Pra.Nadia Malta/BUSQUEMOS AS COISAS LÁ DO ALTO!

BUSQUEMOS AS COISAS LÁ DO ALTO!
Cl. 3. 1-11


Objetivo: Instruir e encorajar a igreja a refletir sobre a necessidade de buscar as coisas lá do Alto.

Ideia Central do texto (ICT):
Nos dois capítulos finais da epístola aos colossenses bem como nos três últimos capítulos de efésios, o apóstolo Paulo parte para uma aplicação prática das doutrinas ensinadas por ele até então.

O contexto lido fala da união sobrenatural do crente com o Cristo glorificado, bem como dos resultados dessa união, que é o abandono dos vícios e das inclinações da carne que faziam parte da velha natureza. Esse abandono, não é algo exterior ou meramente comportamental, mas é a evidência da nova natureza que agora temos. O Nascido de Novo tem uma santa compulsão pelas coisas do Alto em detrimento das inclinações de sua carne.

A religião de modo geral muda apenas o comportamento. Somente Jesus Cristo, muda a natureza, gerando testemunho genuíno. Os textos das duas epístolas (Efésios e Colossenses) trazem instruções práticas para o povo de Deus.

Introdução:
Cada dia nos é concedido por Deus graciosamente como uma nova oportunidade de andarmos com ele, repensarmos as nossas atitudes e responsabilidades perante o Senhor e a sua Santa Palavra.  Muitos têm ido à igreja, ávidos por palavras proféticas que prometam bênçãos, mas estas não virão enquanto não houver conserto no andar de cada crente na presença do Senhor. Fomos chamados para ser bênção e quando isto acontecer, as bênçãos prometidas e esperadas correrão atrás de nós, sem que seja preciso nenhum esforço ou sacrifício de nossa parte.

Crer e confessar Cristo significa estar unido sobrenaturalmente com ele! À medida que caminhamos com o Senhor, ele vai sendo plasmado em nós. Ele não pode permanecer em nós pelo seu Espírito e permitir que permaneçamos nos velhos padrões do passado. Isso seria incoerente com a santidade de Deus. Deus tem um alvo para nós. Em Rm.8.29 Paulo revela esse alvo: “Porquanto, aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.

NO CONTEXTO LIDO O APÓSTOLO PAULO RELACIONA A DOUTRINA COM A PRÁTICA NA VIDA DIÁRIA, DANDO TRÊS INSTRUÇÕES FUNDAMENTAIS PARA TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDAS SOBRE A TERRA:

  1. Primeira Instrução: “Buscai as coisas lá do Alto; pensai nas coisas lá do Alto” – Vs. 1-4: (Por que devemos buscar e pensar nas coisas do Alto em detrimento das terrenas?)
  • Primeiro: porque morremos com Cristo – v. 3 a. Nossa identificação com a morte substitutiva de Cristo nos livrou do poder e da penalidade do pecado sobre nós. Isto significa que é possível ter vitória sobre a velha natureza e suas inclinações. Falando aos romanos, (Rm.6.2) Paulo pergunta: Como viveremos para o pecado, nós os que para ele morremos?”.
  • Segundo: porque vivemos em Cristo – v.4 a: Não temos vida em nós mesmos; a nossa vida é Cristo. Aquele que tem o Filho tem a vida – I Jo 5.12; “Para mim o viver é Cristo – Fp. 1.21; Como compreender esse mistério? Significa que esse viver que agora vivo, não é uma religião imposta, mas um estilo de vida adquirido DAQUELE que é a própria Vida e está em nós. Por isso é que quando vivemos essa experiência de regeneração (Novo Nascimento) e cometemos pecado, ficamos tão constrangidos.
  • Terceiro: porque ressuscitamos com Cristo – v. 1 a: Como ressuscitados, estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais, não podemos mais nos mundanizar fazendo concessões às inclinações e aos apetites da carne. A menos que ainda estejamos mortos em nossos delitos e pecados e a nossa decisão por Cristo tenha sido algo meramente emocional.
  • Quarto: porque estamos ocultos em Cristo – v.3 b: A vida cristã é uma vida oculta, no que se refere ao mundo, porque o mundo não conhece o Cristo e nós estamos escondidos NELE. Por isso aquilo que deve nos empolgar não pertence a terra, mas ao céu, a nossa verdadeira pátria. A nossa motivação, força, alegria vem do céu! Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Somos cidadãos do céu. Estamos aqui como embaixadores, representantes do Rei dos Reis! Canais vivos da graça de Deus.
  • Quinto: porque fomos glorificados em Cristo – v.4 b: Ao considerarmos a nossa maravilhosa identificação com Cristo, de certa forma já fomos virtualmente glorificados. Embora, essa glorificação, só será manifesta na Volta de Jesus. Cientes dessa verdade, isso aumenta a nossa responsabilidade de revelar Cristo onde quer que estejamos refletindo a sua glória como pequenos Cristos. Somos testemunhas vivas da vida de Cristo. O Senhor diz em Mt.6.33: “Buscai, pois, em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

  1. Segunda Instrução: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” – VS. 5-9:
  • Uma vez que morremos com Cristo, temos poder para mortificar os desejos terrenos e carnais que fazem guerra contra o Espírito de Deus.  Fica claro que os desejos e apetites controlam as ações. Para purificar os atos, precisamos purificar a mente e o coração. Por isso Paulo instrui seus leitores em Filipos (Fp.4.8): Finalmente, irmãos, tudo que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo que é justo, tudo que é puro, tudo que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”. O pecado nasce da cobiça que foi gerada no coração do homem. Por isso o salmista pediu ao Senhor Em Sl.51.10: Cria em mim, ó Deus um coração puro”. Quando falamos em santificação, é inevitável mencionar a preparação da igreja para a segunda Vinda do Senhor. Jesus está verdadeiramente às portas. É preciso estar preparados para nos encontrarmos com Ele!

  1. Terceira Instrução: “Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas” – Ef.5.11: em outras palavras: “Tornai-vos semelhantes a Cristo”.
  • A nova criatura busca as coisas do Alto, faz morrer a sua velha natureza e não compactua com as obras infrutíferas das trevas. Esse despojamento das paixões e inclinações antigas, vai dia a dia nos tornando mais semelhantes a Cristo. O velho homem foi sepultado e o novo homem assume o controle. Esse novo homem vai sendo transformado pela renovação da sua mente através da Palavra de Deus e a submissão à voz suave do Espírito Santo em seu coração.
  • Quanto mais fortalecemos a nova natureza, mais a velha vai enfraquecendo. E todos à nossa volta percebem isto.

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. Não existe para o cristão, vida secular e vida eclesiástica. Existe vida transformada pelo Espírito de Deus onde quer que ele esteja.
  2. A nossa posição espiritual é esta: “ESTAMOS MORTOS PARA O MUNDO E VIVOS PARA DEUS!”.
  3. Como seres espirituais regenerados pelo Espírito Santo precisamos: BUSCAR AS COISAS LÁ DO ALTO, FAZER MORRER A NOSSA NATUREZA TERRENA E NÃO NOS TORNAR CÚMPLICES DAS OBRAS INFRUTÍFERAS DAS TREVAS.
  4. Devemos buscar as coisas do Alto em detrimento das terrenas porque morremos com Cristo, vivemos em Cristo, ressuscitamos com Cristo, estamos ocultos em CRISTO e fomos glorificados NELE.
  5. Precisamos testemunhar sempre. Negligenciar testemunho é atrair para si maldição. Testemunhar não é algo que fazemos, é algo que somos, é mostrar as evidencias no andar diário. Que cada dia que nos é concedido graciosamente por Deus seja de grandes mudanças em nossos corações em nome de Jesus.

Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 08.08.12 – nadiamalta@hotmail.com; pra.nadiamalta@gmail.com; www.ocolodopai.com

Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...