CONSERTEMOS OS NOSSOS CAMINHOS E VOLTEMOS AO SENHOR!
“Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus”. Amós 9.11-15.
O Senhor dera ao profeta Amós uma visão dos seus juízos, com vistas à correção do seu povo impenitente. O Senhor repreende ali a arrogância, a falta de submissão às autoridades constituídas, a prepotência, a idolatria, a prostituição tanto física quanto espiritual e, sobretudo, a jactância pela prosperidade material nos dias do infiel rei Jeroboão II. Essa prosperidade fez que o povo relaxasse a sua dependência e compromisso com o Senhor. Em todas as épocas o Senhor levantou profetas para chamar a atenção do seu povo ao arrependimento e a voltar-se para Ele. A palavra lida tem aplicação final à dias vindouros, por ocasião da Segunda Vinda de Cristo, quando Ele virá para restaurar seu povo e buscar seu Israel espiritual formado de judeus e gentios convertidos de todas as épocas. Entendemos aqui que o Senhor está preparando a sua Noiva para subir. O texto aponta três promessas de Deus ao seu povo arrependido. Vejamos: Primeira Promessa: “Naquele dia levantarei o tabernáculo caído de Davi”; Segunda Promessa: “Repararei as suas brechas, levantando-o de suas ruínas”; E Terceira Promessa: “Restaurá-lo-ei como nos dias da antiguidade”.
Qual o resultado dessa reparação e dessa restauração do tabernáculo caído de Davi? Alcançaremos e tomaremos posse da herança do Senhor em todas as nações; Quando nos dispomos para Deus como na Igreja primitiva, as coisas começam a acontecer e a fluir sem detença; Pela disponibilidade do povo para Deus, Ele mudará a sua sorte, reedificando tudo que fora assolado; E O Senhor estabelecerá e honrará o seu povo para sempre. Precisamos deixar de lado as encrencas particulares e buscar os perdidos, aqueles que precisam ouvir sobre Cristo. As igrejas contemporâneas estão mais empenhadas em aumentar o tamanho dos templos e de suas instalações do que mesmo em alcançar os perdidos. Todos estamos engajados nesse “IDE”. E a estratégia é a da igreja primitiva a dona de casa alcança a dona de casa, o empresário, alcança o empresário, o estudante, seus colegas e assim por diante, por isso não podemos nos fechar em guetos. Não precisamos de títulos para fazer a obra de Deus, basta obedecer ao “IDE”. Quando a unidade é estabelecida entre os santos, não há crítica, não há competição, há cooperação. Quando priorizamos Deus verdadeiramente, Ele começa a mover-se em nossa direção. Onde você estiver é um campo missionário. De hoje em diante o Senhor irá usá-lo nas fábricas, nas faculdades, nos escritório, no campo, na cidade em qualquer lugar. Antes de levar as pessoas para às igrejas leve-as para Cristo.
Temos uma cidadania celestial e essa cidadania precisa de credencial. A credencial estabelecida por Deus para os “celestianos” é o testemunho de um amor intenso uns pelos outros. O Senhor deseja nos restabelecer em honra e Ele assim o fará, mas não sem antes testemunharmos positivamente! O que aprendemos aqui? O Senhor deseja nos levantar, reparar tudo que foi danificado pelo pecado e restaurar a nossa vida, devolvendo-nos a essência e aparência original. Seremos os instrumentos dEle para alcançar e tomar posse de sua herança em todas as nações. O segredo do nosso sucesso é nos dispor para Deus, sobretudo, através das autoridades constituídas por Ele sobre nós. Todo espírito de rebelião é demoníaco. Quando nos dispomos assim para Ele em humildade, Ele muda a nossa sorte. Seremos restabelecidos em honra para testemunho aos que nos rodeiam. Atentemos! Nadia Malta

Nenhum comentário:
Postar um comentário