domingo, 22 de setembro de 2024

Meditação/Nadia Malta/ QUE NOS ENTREGUEMOS AO SENHOR DE FORMA PLENA!

 QUE NOS ENTREGUEMOS AO SENHOR DE FORMA PLENA!

https://www.youtube.com/watch?v=YltrAr_L_cc

Depois dessas coisas, pôs Deus Abraão à prova e lhe disse: Abraão! Este lhe respondeu: Eis-me aqui! Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Levantou-se, pois, Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos. Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha;  e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui!  Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho. E pôs Abraão por nome àquele lugar — O Senhor Proverá. Daí dizer-se até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.". Gênesis 22.1-14.

                                                                              


O patriarca Abraão é chamado de Pai da fé. Com esse homem de Deus aprendemos que nunca somos velhos demais para enfrentar novos desafios, lutar novas batalhas e aprender novas revelações de Deus. Aqui aprendemos que Deus exige uma entrega plena de tudo que somos, temos e sabemos a ele. Abraão esperou toda a vida por uma promessa de Deus, quando ela finalmente chega, o Senhor requer o objeto dessa promessa, que é seu filho Isaac. É inevitável perguntar: “Por que o Senhor requereu Isaac do velho e sofrido Abraão?”. A resposta a essa pergunta também é a ideia central desse texto: Um dos estágios da Escola da Fé é a entrega absoluta tanto de nós mesmos, quanto de tudo que reputamos como imprescindível em nossas vidas: Família, bens, conhecimento e até mesmo a nossa própria vida. Foi assim com Abraão, é assim com cada um de nós! A Palavra de Deus está cheia de tesouros escondidos. À medida que caminhamos nela vamos descobrindo esses tesouros, que apesar de estarem lá o tempo todo, só os percebemos quando nossa visão espiritual vai se tornando amadurecida. Uma das grandes revelações de Deus para seus filhos, não é apenas com relação aos ídolos de pedra e madeira, mas o Senhor quer revelar que os grandes ídolos aos quais reverenciamos estão no interior dos nossos corações, disfarçados.

 Esses ídolos têm ocupado o lugar que pertence unicamente a Deus: São Familiares, bens, status, nomes de família e até mesmo líderes espirituais. Deus deseja nos libertar, mas para isso é preciso reconhecer os ídolos e entregá-los no altar do sacrifício. Que tal listá-los hoje e depois fazer uma entrega solene? Aqui encontramos quatro instruções para que sejamos libertos dos nossos apegos humanos. Vejamos: Primeira Instrução: Deus nos confronta com os nossos ídolos e requer aquilo que nos é mais caro; Segunda Instrução: Quando Deus requer de nós o que nos é caro, devemos nos concentrar nas promessas e não nas possíveis explicações; Terceira Instrução: Na hora da prova precisamos aprender a depender unicamente da provisão de Deus; E Quarta Instrução: Esperemos confiantemente e com uma expectativa positiva aquilo que Deus tem reservado para nós! Algumas das grandes lições que aprendemos com o velho Abraão:  Nada, nem ninguém pode ocupar o lugar de Deus em nosso coração. Deus nos confronta hoje em relação aos nossos ídolos, por mais escondidos e disfarçados que estejam.  Eles têm nome e precisam ser confessados. Quando Deus requer de nós aquilo que nos é caro, devemos olhar firmemente para as suas promessas e não tentar encontrar explicações. E finalmente, na hora da prova tenhamos certeza que o Senhor proverá, por isso dependamos dessa provisão!  Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...