sábado, 12 de agosto de 2023

Meditação/Nadia Malta/ ATENTEMOS: NADA FICA OCULTO AO OLHAR DE DEUS!

 ATENTEMOS: NADA FICA OCULTO AO OLHAR DE DEUS!

Pois, "quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua oração, mas o rosto do Senhor volta-se contra os que praticam o mal". 1 Pedro 3.10-12. 


Logo no inicio dos versículos citados, o apóstolo faz uma citação do salmista, trazendo um alerta a todo aquele que quer experimentar dias felizes. Esse deve guardar a sua língua do mal e os seus lábios de falarem falsamente. Ainda recomenda para que se afastar do mal, a fazer o bem, a buscar a paz e ter empenho por alcançá-la. A razão das recomendações é muito clara: Os olhos do Senhor são perscrutadores e estão sobre todos: Justos e injustos. Enquanto os primeiros têm suas orações ouvidas e são acudidos pelo Senhor, os segundos recebem a punição de Deus por suas obras más. Os versículos citados trazem ainda as diretrizes para os que amam a vida e querem ver dias felizes e as razões para as ações ordenadas: Guardar a língua do mal e os lábios de falarem falsamente; Afastar-se do mal e fazer o bem; Buscar a paz com perseverança; E a Razão para obedecer tais ordenanças.

Que tenhamos Cuidado com a nossa língua! Quanta língua ferina em nosso meio a desferir seus golpes mortais! Quanto julgamento precipitado de atitudes do nosso semelhante, que nem paramos para ouvir! Julgamentos que levam à condenações sumárias, sem apelação. As palavras tanto do salmista quanto do apóstolo Pedro fazem qualquer um tremer nas bases. Qualquer um, diga-se de passagem, dos que têm o temor de Deus no coração. Vivemos dias maus sobre a terra. O amor tem esfriado assustadoramente dos corações. As pessoas não se furtam a praticar o mal em benefício próprio. Parece que se dar bem tem se tornado imperativo, mesmo que se tenha de passar por cima dos outros como um rolo compressor. Temos falado algumas vezes sobre o fato da empatia estar cada vez mais em baixa. Ninguém consegue sentir de fato a dor do outro. Cada um está preocupado com a sua própria dor ou por outra, de não causar dor a sua própria carne.

Que possamos nos esforçar para viver em paz! Outro fenômeno cada vez mais em alta nos dias atuais é o sentimento belicoso. Briga-se por tudo, mata-se por tudo e por nada! Somos instados a buscar a paz e nos esforçar por alcançá-la. O apóstolo Paulo exorta: “Se possível, no que depender de vós, tende paz com todos os homens”! Embora saibamos que nem sempre essa paz depende de nós, às vezes uma boa retirada é sinal de valentia, como diria a minha mãe. Lembremo-nos de que nada foge ao olhar perscrutador de Deus. Nada fica oculto à sua visão onisciente. Nenhuma oração fica sem resposta. Invariavelmente ele diz: Sim, não ou aguarde a hora certa! E quanto aos malfeitores? Esses receberão a devida punição que tanto procuram, mas não antes de experimentar a longanimidade e misericórdia do Eterno. Deus não manifesta a sua severidade antes de mostrar exaustivamente a sua misericórdia! Os olhos do Senhor estão sobre todos, não percamos de vista esta verdade eterna! Cuidado com os nossos agires!  Nadia Malta

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...