segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sermão/Pra. Nadia Malta/POR QUE SOFRE O JUSTO?

POR QUE SOFRE O JUSTO? II Crônicas 14.9-15


Objetivo: Levar o povo de Deus a recobrar o ânimo diante das lutas e confiar somente no Senhor para vencer cada batalha que surge.
Ideia Central do Texto (ICT):
O texto lido mostra um episódio ocorrido no reinado de Asa, rei de Judá.
 Asa sucedeu seu pai, Abias. Ele fez o que era reto e bom diante do Senhor. Por causa da sua fidelidade, Deus deu repouso a terra e havia paz.
Mesmo à despeito da fidelidade de Asa, levanta-se Zerá, o etíope, comandante do exército de faraó, contra o pequeno e despreparado reino de Judá. Como havia paz na terra, o contingente militar de Judá era pequeno: 300.000 homens que manejavam pavês=(escudos longos) e lanças. De Benjamim havia 280.000 que traziam escudo e atiravam com arco. O texto diz que eram todos homens valentes. Mesmo assim, todo o exército somava apenas 580.000 homens. Vs. 1, 8.
O nome do comandante etíope do exército de faraó era Zerá= que significa aurora e representava a inauguração de um novo tempo de poder bélico internacional dos egípcios.
O exército inimigo era formado por 1.000.000 de homens, mais 300 carros de guerra (v.9). A velha intimidação tem sido sempre a arma preferida do adversário para atingir o povo de Deus. Ele sabe o poder de fogo que o medo tem sobre nós por isso nos intimida.
Por que sofre o justo? Esta é a pergunta-tema desta mensagem e que sempre surge na hora do sofrimento. A ideia central aqui é mostrar que mesmo andando em fidelidade não estamos livres de enfrentar lutas, enfermidades, perdas e que não importa o tamanho do nosso inimigo. De um jeito ou de outro o servo de Deus é livrado para a glória do Senhor!
Introdução:
São muitas as ocasiões em que encontramos servos fiéis de Deus, assolados por batalhas cruéis, onde o poder de fogo do inimigo é violentíssimo. São muitas as aflições do justo, mas ao mesmo tempo é nesses momentos que descobrimos a fé necessária para vencê-las. Qual o propósito dessas duras provas? Amadurecimento espiritual, testes de fé, conserto ou mesmo razões que só entenderemos na eternidade. O autor de Hebreus traz a idéia da corrida em um estádio. Como atletas espirituais temos obstáculos a transpor, desafios a superar e uma corrida a empreender, não podemos desanimar, nem retroceder. Paulo falando aos Coríntios (II Co.4.16-18) diz: “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós, eterno peso de glória, acima de toda comparação, Não atentando nós para as coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não veem são eternas”- O texto lido fala sobre essas lutas e desafios que enfrentamos enquanto peregrinos nesta terra. É sempre bom voltarmos às experiências vividas pelos servos de Deus do passado, e tirarmos delas lições preciosas, aplicando-as às nossas vidas. Há princípios nessas experiências, que não podem ser desprezados. O mesmo Deus que agia no passado age hoje.
HÁ TRÊS ATITUDES DE ASA QUE NOS ENCORAJAM EM MEIO ÀS NOSSAS LUTAS:
1. Ele reconheceu o poder ilimitado de Deus – v.11ª: “Senhor, além de ti não há quem possa socorrer numa batalha entre o poderoso e o fraco”. É preciso reconhecer nossas limitações e fraquezas, dando sempre ao Senhor toda honra e toda glória, reconhecendo que só Ele é Deus e que só Dele vem o nosso socorro. Ele ouve e atende ao clamor dos que o buscam em integridade e fidelidade. Asa andava em fidelidade diante do Senhor fez todos os consertos necessários (VS. 2-5). Ele reconhecia a sua própria limitação bem como o poder ilimitado de Deus e recorre a Ele! Do mesmo jeito que o Senhor foi com Asa, pode ser com você e comigo hoje, amém?

2. Ele confiou em Deus, apesar do tamanho do exército inimigo – v.11b:Ajuda-nos, pois, Senhor nosso Deus, porque em ti confiamos e no teu nome viemos contra esta multidão”.
A postura de fé de Asa bem como a sua ousadia, já havia sido experimentada também por Davi, quando venceu Golias. No Sl 18.29 Davi diz “Pois contigo, desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas”. Um só com Deus é maioria. Creiamos nessa verdade, e avancemos na força que o Senhor supre! Declare a sua fé hoje. Diga em quem tem crido, deixe que os que estão à sua volta saibam o tamanho do seu Deus. Diga a Deus que só nele está a sua confiança. Reprima a voz de choro, suprima a murmuração, levante hoje a sua cabeça e profira palavras ousadas de fé e a vitória será sua pelo sangue de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Plante sementes de fé e elas brotarão a cem por um. No Sl.32.7b o salmista diz: Tu és o meu esconderijo; tu me preservas da tribulação e me cercas de alegres cantos de livramento”.

3. Ele reconheceu que a peleja é do Senhor e não de homens - v.11c: Tu és o nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem”.
Quando alguém se levanta contra um servo de Deus que anda em fidelidade, ou mesmo contra um ministério estabelecido por ele, é contra o Senhor que se levanta. Então a peleja não é do servo, mas de Deus. E quem peleja contra o Senhor já está derrotado! Em Êx. 14.24, 25 diz assim: “Na vigília da manhã o Senhor na coluna de fogo e de nuvem, viu o acampamento dos egípcios e alvorotou o acampamento dos egípcios; emperrou-lhes as rodas dos carros e fê-los andar dificultosamente. Então disseram os egípcios: Fujamos da presença de Israel, porque o Senhor peleja por eles contra os egípcios”. Em Zc.2.5 o Senhor diz: Pois eu lhe serei, diz o Senhor como um muro de fogo em redor e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória!”. Veja o exemplo de Saulo de Tarso, antes da conversão, ele perseguia a igreja do Senhor; quando Jesus lhe aparece na estrada de Damasco, não disse: Saulo, Saulo, porque persegues a minha igreja?”; mas disse: Saulo, Saulo, porque me persegues?” .
Qual o resultado do clamor de Asa? Vs. 12-15:
1. Resposta do céu! Clame e a resposta virá!
2. O Senhor pelejou por Asa, desbaratou o exército inimigo e o povo ainda saiu abençoado com o despojo; o Senhor tirou do ímpio e deu ao justo. Amém?
CONCLUSÃO: O que aprendemos com este episódio do passado?
1. Veja onde há necessidade de conserto, confesse e abandone pecados, derrube os altares dos ídolos; tire as coisas condenadas da sua vida e então, busque ao Senhor somente e ele o ouvirá.
2. Reconheça que só o Senhor é Deus; que só Ele é poderoso na batalha.
3. Confie em Deus e não se atemorize com o tamanho do inimigo; ele se levantou, mas vai cair em nome de Jesus! Declare a sua fé, brade para os quatro ventos em quem você tem crido.
4. Se você anda em fidelidade, essa peleja não é sua, mas de Deus.
5. Prepare-se para a maravilha que Deus fará nessa situação; ele despojará o inimigo e colocará em suas mãos aquilo que ele ajuntou. Ele diz a você hoje: “Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.
Aleluia, amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 06.07.14 – www.ocolodopai.bogspot.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.



Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...