domingo, 2 de março de 2014

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/UNS SE INCLINAM PARA A CARNE OUTROS PARA O ESPÍRITO!


UNS SE INCLINAM PARA A CARNE OUTROS PARA O ESPÍRITO!


Romanos 8.5-11: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é: inimizade contra Deus, pois não está sujeito à Lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus. Vós, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”.

Objetivo: Levar os ouvintes a refletirem para onde têm se inclinado: se para a carne ou para o Espírito.

Ideia Central do texto (ICT):
O texto lido faz parte do contexto da grande declaração de liberdade do cristão que começa no versículo um, indo até ao versículo onze. Liberdade esta que não é licença para pecar. No entanto, gostaria hoje de chamar a atenção da igreja para a necessidade de refletirmos sobre as nossas inclinações como cristãos professos.

Introdução:
Nesses dias de Festival da carne, no qual o mundo cogita das coisas de sua companheira inseparável, é uma boa oportunidade de refletirmos sobre este assunto como cristãos. Mas, afinal, que é cogitar? O dicionário explica é: “Pensar demoradamente, com insistência. Planejar, ter o propósito de; cuidar. Refletir, pensar”. O que temos pensado e planejado demoradamente, com insistência tem a ver com os anseios da nossa carne ou com o nosso espírito recriado? Esta é sem dúvida uma boa pergunta. Tentemos respondê-la à luz do Espírito Santo.

Nesses dias vi uma enquete sobre se seria válido os crentes fantasiados colocarem blocos na rua com o fim de evangelizar. Não participei do debate, até porque, não gosto dos debates, eles são absolutamente infrutíferos e normalmente não levam a lugar algum. Como diria a minha mãe: É um “direi eu, dizei tu” improdutivo. Contudo, parei para pensar a respeito. A palavra aqui é cautela! Há uma linha tênue que nos separa das nossas inclinações carnais e acho que, baixar a guarda, sob o pretexto de “evangelizar”, pode fazer o tiro sair pela culatra e custar muito caro. A exposição a determinados ambientes pode fazer emergir o que há de pior em nós. Qual a verdadeira intenção do nosso coração enganoso ao participar de algo assim? Creio que um tempo de clamor pelos que estão lá fora, sobretudo, nesses dias dando vazão às suas inclinações carnais pode ser bem mais frutífero. Quem sabe, montar um front em lugar estratégico para batalhar ofensivamente nesses dias, não seria algo mais proveitoso?

PAULO FUNDAMENTA A SUA ARGUMENTAÇÃO TRAZENDO TRÊS AFIRMAÇÕES QUANTO A NOSSA INCLINAÇÃO:
  1. Uns se inclinam para a carne, outros para o Espírito – v.5: “Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito das coisas do Espírito”. Ver ainda: João 3.6: “O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito”. Ver também: I Coríntios 2.14: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”.
  • A pergunta aqui é para onde temos nos inclinado? Sobre o que temos cogitado (pensado demoradamente com insistência)?
  1. A inclinação da carne dá para a morte, mas a inclinação do espírito para vida e paz: Vs. 6-8: “Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é: inimizade contra Deus, pois não está sujeito à Lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Ver ainda: Romanos 6.13: “Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça”; Gálatas 6.8: “Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”; Até a aparência do mal deve ser evitada por nós: I Tessalonicenses 5.22: “Abstende-vos de toda a aparência do mal”. Somos exortados a fugir dos desejos da carne II Timóteo 2.22: “Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor”. Como fazemos isto? Numa consagração contínua como propõe Paulo em Romanos 12.1,2: “Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
  2. Aquele que recebeu a Cristo não está na carne, pois teve seu espírito morto vivificado, tornando-se habitação do Espírito Santo – Vs. 9-11: “Vós, porém, não estão na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo esse tal não é dele. Se, porém, Cristo está em vós o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita”. Ver ainda: João 3.34: “Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações”; I Coríntios 3.16:Pois aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem limitações”; 1 Coríntios 6:19-20: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”; II Corintios 4.14: “porque sabemos que aquele que ressuscitou ao Senhor Jesus dentre os mortos, também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará com vocês.
CONCLUSÃO: Recorremos ainda ao apóstolo Paulo para que ele mesmo conclua a presente admoestação: em Romanos 13.11-14 ele diz: “E digo isto a vos outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta em - 02.03.14 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito santo de Deus.







Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...