terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estudo Bíblico/Pra. Nadia Malta/ XV ESTUDO EM COLOSSENSES


Série de estudos na Epistola do Apóstolo Paulo aos Colossenses
XV Estudo: O Senhorio de Cristo no Lar e no Serviço – 2ª Parte – Cl 3.22-25; 4.1
Introdução: Tanto no estudo anterior, como neste, vemos o apóstolo Paulo levando seus leitores aplicarem tudo o que haviam aprendido com relação à Nova Vida. Agora, as ordenanças do Espírito Santo, por intermédio de Paulo, são com relação aos servos e senhores ou entre patrões e empregados. Em ambos os estudos, a nota de relevância fica por conta da obediência que precisa ser treinada e do testemunho que deve ser evidenciado. Vamos ao estudo!
Dever dos servos ou empregados - vv. 22-25
1.                V. 22 - “servos, obedecei em tudo ao vosso Senhor, segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão somente agradar a homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor" - I Tm 6.1,2; Ef.6. 5-8; Tt 2.9,10; I Pe 2.18,19;
2.                Todo trabalhador cristão deve ter consciência que seu trabalho está sendo visto pelo seu verdadeiro Senhor, que é Deus. Não há para o cristão, vida secular e vida eclesiástica, mas vida transformada pelo Espírito Santo, aonde quer que ele esteja, por isso é tão importante a consciência da presença de Deus e testemunhar sempre, dando frutos em tempo e fora de tempo;
3.                No v. 22 - quanto a "obedecer em tudo", segue o mesmo critério dado às mulheres e aos filhos, obedecer em tudo que não venha ferir princípios bíblicos;
4.                V.23 - "tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" - v. 17; através desse texto, aprendemos, que todos os atos, daquele que morreu e ressuscitou com Cristo, são para a glória de Deus;
5.                Se todos os servos de Deus tivessem essa percepção, veríamos homens e mulheres de Deus trabalhando com alegria, não envolvidos em atos de protesto ou mesmo posturas ilícitas dentro das empresas, mas fazendo do seu trabalho um ato de adoração; isto é grato ao Senhor Ef. 6.6,7;
6.                V. 24 - "cientes, de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo". Este versículo nos ensina a não esperar de homens, qualquer recompensa ou reconhecimento, mas ter as nossas expectativas totalmente voltadas para Deus;
7.                V. 25 - ''pois aquele que faz injustiça, receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas “- ver a exortação de Ef 5.15-17; há muitos servos de Deus, que vivem desordenadamente em seus ambientes de trabalho, envergonhando o Corpo de Cristo com seus testemunhos; por exemplo: lendo a Bíblia em horário de trabalho, chegando atrasado e assinando o ponto no horário que deveria ter chegado, aumentando o número de horas extras dolosamente para ganhar mais, conseguindo atestado médico mentiroso, para cobrir uma falta deliberada e tantas outras situações que o mundo acha normal;.
8.                Jesus precisa ser visto em nós! Quando somos injustiçados, Deus é nosso advogado; quando cometemos injustiça, o enfrentamos como juiz - I Pe 1.17;
O dever dos patrões – Cl.4.1
"Senhores, tratai os servos com justiça e com eqüidade, certos de que também vós tendes Senhor no céu"-· ver também Ef. 6.9; muitos patrões, mesmo se dizendo crentes, têm agido inescrupulosamente, defraudando seus empregados para tirar vantagem e obter lucros ilícitos; por exemplo: não cumprir as obrigações sociais e trabalhistas, recolhendo do empregado sem contribuir para a Previdência, exigir do empregado sob pressão, além de suas atribuições, não remunerando devidamente; ver Tg 5.1-4; Dt 24.14,15 (jornaleiro= trabalha por jornada, diarista); Jr 22.13; Hc 2.9;  Mq 2.1; I Tm 5,18; 6.6-10;
Aplicação Prática:
1.                          Qual deve ser a postura do empregado crente?
2.                          E os patrões crentes, como devem agir?
3.                          Como você tem agido?
Textos para serem lidos durante a semana
Seg.  Dt 1.1-17; Mq 2.1-5; Pv 10.1-32; Ter. De 2.1-20;  Qua. De 3.1-19; Qui. Tg 5.1-6; Sex.. Pv 11.1-28;  Sáb. CI 4.2-6; Mq 6.9-16.

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...