sexta-feira, 25 de março de 2011

Artigo/Pra. Nadia malta/ESPERAR EM DEUS NÃO É ACOMODAÇÃO!

ESPERAR EM DEUS NÃO É ACOMODAÇÃO!
             
Você gosta de esperar? Ninguém gosta principalmente no mundo de rapidez e velocidade que vivemos. Esperamos na fila do banco, esperamos horas no consultório dos médicos, esperamos na fila do supermercado. Esperamos os filhos que chegam tarde, esperamos a conversão dos queridos, esperamos respostas.  Esperamos a sentença do juiz a nosso favor, esperamos a cura de uma enfermidade, esperamos, sempre, aliás, esperar é o que mais fazemos. Na verdade parecemos o “Pedro Pedreiro” do poema de Drummond. Agora, são poucos os que esperam no Senhor. E é exatamente o que precisamos aprender a fazer. A nossa ansiedade diante das demandas da vida só nos tem trazido enfermidades físicas e emocionais.

Há um texto da palavra de Deus que está em Isaias 40.31 que diz o seguinte: “mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam” (NVI). O que há conosco, então que não conseguimos alcançar esse padrão proposto pelo Senhor para nós? Vou arriscar uma resposta: tem faltado fé, a certeza que a Palavra de Deus é a Verdade.

Agora, quando esse tipo de espera se instala em nosso coração, estamos dizendo: Eu tenho esperança!”. O Apóstolo Pedro em I Pe 1.3 diz que para esse tipo de espera fomos regenerados: Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”.

Pesquisei e descobri que a palavra “esperar” no hebraico significa: amarrar entrelaçado e ter a expectativa certeira de que alguma coisa vai acontecer. Quando esperamos no Senhor, nossas vidas ficam entrelaçadas com a dele e ficamos tão fortalecidos nesse entrelaçamento que aguardamos sem temor o que ele tem para nós. Essa espera, no entanto, não pode ser confundida com acomodação ou preguiça. Ela é também um tempo de preparação, enquanto esperamos, vamos sendo preparados para o que virá, através das orações e da leitura da Palavra.

Se precisamos esperar por um emprego, devemos nos preparar, nos reciclar para ele, de nada adianta ficar em casa de braços cruzados, espiritualizando a preguiça e a acomodação, achando que Deus vai mandar um kit Emprego do céu. Ore, confie, mas distribua currículos, faça contatos e Deus o honrará, no momento certo. Quando esperamos devemos casar a fé com a esperança.

O versículo do livro de Isaías citado no início aponta quatro ações experimentadas pelos que verdadeiramente esperam em Deus: Renovarão as suas forças. Voarão bem alto como as águias. Correrão e não ficarão exaustos. Andarão e não se cansarão. Isto nos mostra que os que esperam no Senhor estão em constante movimento. Só que muitos têm se acomodado, desistido ao invés de esperar no Senhor. Dizem: “Não vou ao culto, porque estou cansado”; “Não vou ao circulo de oração, porque nada acontece”; “Não vou ao estudo Bíblico, porque já fui à semana passada”; “Não tenho vontade de ler a Bíblia, porque não entendo nada”; “Não sinto vontade de orar, porque não sei orar”.  É interminável a lista das desculpas esfarrapadas. Os crentes de nossos dias estão vivendo uma crise de acomodação e falta de compromisso com a obra de Deus e as disciplinas espirituais, sobretudo o testemunho pessoal. Esquecemos que muitas vezes a espera faz parte da resposta. Esperar no Senhor é também participar do Corpo de Cristo (A igreja), pois é no Corpo que recebemos instrução, encorajamento, refrigério espiritual e temos a nossas forças renovadas. Gosto particularmente do versículo de Romanos 4.18 onde o apóstolo Paulo diz: “Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito”. A espera do crente é sobrenatural e ele tem que esperar mesmo contra a esperança.

A águia usa os obstáculos para voar ainda mais alto. Ela voa acima das tempestades. Deus quer nos elevar a patamares mais altos, ele quer nos elevar acima das dificuldades. A águia tem uma visão tremenda, chega a 180°, ela enxerga longe e é isso que Deus deseja para nós. O problema é que há muitos míopes espirituais em nosso meio e ainda aqueles que têm visão de galinha: curta e limitada. Fomos chamados para ter visão de águia não de galinha.

Na vida espiritual à medida que nos entrelaçamos com o Senhor, empreendemos grandes corridas, sem nos cansar. Assim fazemos, na força que o Senhor supre. Veja o exemplo de Moisés, ele começou o seu ministério aos oitenta anos e foi até os cento e vinte anos, e a Bíblia diz que não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.

Estamos num tempo de avançar. O Senhor está chegando, já podemos ouvir os ecos da sua vinda e ele nos tem aberto portas para realizarmos a sua obra. Precisamos trabalhar enquanto é dia. A tendência humana em todas as áreas é de se acomodar diante dos desafios, por achar que não se dará conta do recado, isso é covardia e o Senhor não nos deu espírito de covardia. A ordem é crescer e avançar, infelizmente temos visto que a adolescência tem se tornado cada vez mais tardia fazendo homens e mulheres manifestarem a síndrome de Peter Pan, o menino que não queria crescer. A promessa lida nos afirma que se esperarmos no Senhor, caminharemos, avançaremos, sem nos fatigar. Tudo que precisamos é dizer SIM a essa promessa e agir conforme ela para que a realidade espiritual se estabeleça. O Senhor nos desafia hoje, a esperarmos nele, não ficar parados, acomodados, alimentando a nossa preguiça, mas absolutamente entrelaçados com ele e fortalecidos nele.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...