terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meditação. Nadia Malta/GRAÇAS TE DOU, Ó DEUS PORQUE O SENHOR NOS TEM FEITO COMO O CEDRO!

GRAÇAS TE DOU, Ó DEUS PORQUE O SENHOR NOS TEM FEITO COMO O CEDRO!

Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma”. Salmo 66.16.

                                                                                  


Uma pausa para o exercício da gratidão e do testemunho! O salmo todo é na verdade uma santa convocação para que o povo de Deus aprenda a agradecer e a glorificar a Ele por todos os seus feitos. Que aprendamos a enxergá-lo através do véu denso das dificuldades. Que possamos discernir que nada em nossa vida é obra do acaso, mas tudo serve a um propósito santificador de Deus. O salmista aqui também reconhece que mesmo aquelas situações difíceis pelas quais passou, tinham um propósito didático de Deus para que ele chegasse a um fim proveitoso e isso é razão para agradecer. Ao final de tudo, o  Senhor o trouxe a um lugar espaçoso. Davi no Salmo 68.19 acompanhando a mesma linha de pensamento diz: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo”. Quantos inimigos temos vencidos na força que o Senhor supre! Quantas muralhas derrubadas sob o comando do Senhor! Quantos gigantes abatidos em nome do Senhor dos Exércitos!

O desejo do salmista aqui é glorificar o Senhor por suas maravilhas. Ele fala numa acalorada proclamação de tudo que o Senhor tem realizado no meio do seu povo. Quase podemos ouvir a sua voz de júbilo. O que desejo fazer hoje é muito semelhante ao que fez o salmista: quero contar o que tem feito o Senhor por minha alma, bem como manifestar minhas ações de graças ao Todo Poderoso por mais um ano de casada. São quase quarenta anos andando juntos, trinta e seis pra ser mais específica. Bodas de Cedro dizem alguns. O Cedro é uma madeira nobre que remete a solidez, com suas raízes profundas além de aguentar as intempéries, ela ainda serve de adorno e é perfumada. A Bíblia fala tanto nos Cedros do Líbano! Chegam a atingir entre vinte e cinco a trinta metros de altura. Suas raízes bebem de águas profundas. Em se tratando da alegoria feita com o casamento é uma bela comparação. Nenhuma relação humana nos ajuda a cultivar de forma mais intensa o Fruto do Espírito que a conjugal. São duas pessoas completamente diferentes, absolutamente imperfeitas andando juntas. Dividindo a vida! Quantas agonias vividas, quantas lutas travadas com a própria interioridade para continuar ali, seguindo em frente! Incompatibilidades? Todas. O Apóstolo Paulo nos dá o segredo da vitória: “Tudo quanto fizerdes fazei-o de todo o vosso coração; como para o Senhor não para homens”. Este relacionamento não é para os melindrosos! Enquanto as nossas raízes beberem das águas profundas do Espírito, o velho Cedro estará de pé! Valeu a pena cada lágrima, até aquelas choradas pra dentro! O treinamento tem sido longo, mas necessário! Graças a Deus!

A autoria desse salmo não é conhecida, mas entendemos que foi escrito por alguém de coração extremamente grato a Deus e que enxergava em tudo a mão do Todo Poderoso. E foi nesse canteiro do Fruto do Espírito que aprendi a trocar a voz de lamento pelo cântico de gratidão ao Senhor! Tudo foi necessário! Aprendi resiliência! Recusei-me a desistir! Não quero estar no rol dos que retrocedem! De certa maneira tornei-me como aquele cedro! Graças a Deus! O apóstolo Paulo diz “em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus”. Assim como a obediência, a gratidão também deve ser exercitada. O lamento é o cântico de vitória entoado ao adversário. Tudo na vida de um servo de Deus faz parte de uma grande preparação. É no casamento que aprendemos a perdoar 70 x 7 ao dia. Aprendemos obediência, abnegação, altruísmo, amor no sentido de doar-se. Aprendemos a abrir passagem para o outro. Relacionar-se é atritar-se, não estou falando de brigas, embora muitas vezes isto aconteça, mas esse atrito é o aparar das arestas um do outro. E graças a Deus por isto! Não somos príncipes nem princesas, na verdade estamos mais para ogros disformes que vão dia a dia sendo transformados pela graça do Senhor!

 Em seu livro CONFIANÇA CEGA Brennan Manning diz que a gratidão é Inclusiva, é Atenta, é Contagiosa e Teocêntrica. Sim, ela é tudo isto. Agradeço ao Senhor e ao meu marido por todos esses anos juntos, sua instrumentalidade tem sido indispensável para o que Deus deseja e continua fazendo em mim! Que possamos despertar para praticar a gratidão tão negligenciada num mundo de exigências cada vez maiores. O mesmo Deus que agiu no passado age hoje. Isso é motivo de ações de graças continuamente.  O milagre para nós é uma possibilidade real. Precisamos também criar o habito de contar as bênçãos recebidas e então veremos o quanto o Senhor já operou em nossas vidas. Não há nenhuma razão para duvidar do seu agir hoje! Por isso quero dizer hoje: GRAÇAS A DEUS!

O Senhor está no controle de tudo, rendamos graças ao seu excelso nome. Atentemos para o que ele já fez e rendamos graças pelo que ele fará. Em sua soberania ele permite que sejamos assolados para nos corrigir, rendamos graças também por isso. No meio das dificuldades podemos sim fazer a obra de Deus porque a nossa suficiência vem dele. Aprendamos com o salmista a testemunhar dos feitos de Deus e sempre rendamos graças por isso! Quero terminar com as palavras de Davi no Sl.68.34,35: “Tributai glória a Deus, a sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza nos espaços siderais. Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel , ele nos dá força e poder. Bendito seja Deus!”. GRAÇAS TE DOU, Ó SENHOR! Nadia Malta. http://ocolodopai.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...