domingo, 4 de agosto de 2013

Esboço/Sermão/Pra. Nadia Malta/TIREMOS AS VELHAS MORTALHAS!

TIREMOS AS VELHAS MORTALHAS! Cl 3.1-17


Objetivo: Instruir a igreja a revestir-se da nova roupagem espiritual que convém à nova vida em Cristo Jesus.

Idéia Central do texto:
Esses versículos completam as exortações do apóstolo Paulo aos cristãos, para que vivam em santidade.
Paulo usa a analogia das vestes para ilustrar essa verdade. No início do capítulo três, ele traz algumas ordenanças no sentido de fazer seus leitores andarem em novidade de vida: Buscai as coisas lá do alto” – VS.1-4; “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” – VS.5-9; e “tornai-vos semelhantes a Cristo” – VS.10,11. Note que todos os verbos aqui nesse contexto estão no imperativo, para não dar margem a nenhuma dúvida quanto ao intento do Espírito Santo através do apóstolo. A intenção aqui é ordenar, não sugerir. “... como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida”. Rm 6.4

A idéia central aqui é: “Há uma roupa espiritual preparada para ser usada na nova vida que agora temos em Cristo”. O Senhor já nos ressuscitou, mas precisamos nos livrar das velhas mortalhas que têm nos embaraçado os passos.

Introdução:
Há um ditado popular que diz: “A roupa faz o monge”. Isso quer dizer que o modo como nos vestimos e nos portamos, fala daquilo que somos. Será que isto se aplica aos cristãos?

Biblicamente, as coisas não são tão simples assim. O Senhor requer de nós não apenas aparência exterior, mas um coração verdadeiramente transformado. Temos visto muitas facções do cristianismo perdendo tempo com usos e costumes, sem se importar realmente com o que as pessoas preservam em seus corações pretensamente convertidos.

Precisamos entender que o Senhor perscruta mentes e corações. A simples aparência “piedosa” dos homens não impressiona Deus, ele enxerga as coisas ocultas, os porões de nossas almas e as intenções de nossos corações. A palavra ainda não chegou aos nossos lábios, ele já a conhece.

Por isso, Paulo exorta seus leitores a se despirem da velha mortalha do pecado e da antiga vida e colocarem as vestes santas da nova vida em Cristo, que nada têm a ver com exterioridades. As vestes da nova vida são espirituais.

O SENHOR ATRAVÉS DO APÓSTOLO PAULO NOS DÁ DUAS ORDENS:
  1. Devemos nos despir da Mortalha da Velha Vida - vs.1-11:
  1. Devemos nos revestir de Vestes Novas VS.12-17: Que vestes são essas?
  • As vestes da Graça de Deus – VS.12-14: 
  • As vestes da Paz de Cristo e da Gratidão – v.15: 
  • As vestes da Palavra de Cristo – v.16: 
  • As vestes do Nome de Cristo – v.17:
CONCLUSÃO: ESSE TEXTO NOS DEIXA ALGUMAS LIÇÕES PRECIOSAS:
  1. Se realmente ressuscitamos com Cristo, precisamos nos despir da velha  mortalha do pecado e da velha vida.
  2. Como eleitos, santos e amados de Deus, cobertos pela graça do Senhor precisamos ser revestidos de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e de longanimidade.
  3. Precisamos demonstrar esses afetos suportando e perdoando uns aos outros, em resposta a graça de Deus em nós derramada.
  4. O amor de Deus precisa ser em nós credencial de verdadeiros cristãos.
  5. Precisamos aprender a discernir a verdadeira paz de Cristo como árbitro em nosso coração e elemento identificador da vontade de Deus.
  6. Precisamos nos revestir da Palavra de Deus, para não nos deixar levar por qualquer vento de doutrina.
  7. Precisamos nos revestir do nome de Jesus, como a maior chave de vitória, poder e autoridade concedida aos eleitos, santos e amados de Deus.
Aleluia, Amém!
Sermão/Pra. Nadia Malta em 04.08.13 – www.ocolodopai.com
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação, desde eu seja mencionada a fonte, e a fonte é o Espírito Santo de Deus.




Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...