domingo, 11 de dezembro de 2011

Sermão/Pra. Nadia Malta/ UMA PAUSA PARA AGRADECER.

UMA PAUSA PARA AGRADECER!  Sl 66. 16
“Vinde, ouvi, todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma”.



Objetivo: Levar os ouvintes a uma atitude de ações de graças por tudo que o Senhor tem feito por nós, em nós e por meio de nós, apesar de nós.

Ideia Central do Texto (ICT):
O versículo lido faz parte do salmo 66. Que é na verdade uma santa convocação para que o povo de Deus aprenda a agradecer e a glorificar a Ele por todos os seus feitos.

O desejo do salmista aqui é glorificar o Senhor por suas maravilhas. Ele fala numa acalorada proclamação de tudo que o Senhor tem realizado no meio do seu povo. Quase podemos ouvir a sua voz de júbilo. O que estamos fazendo hoje é muito semelhante ao que fez o salmista: convocamos todos a proclamar o que tem feito o Senhor por nossa alma, bem como manifestarmos ações de graças ao Todo Poderoso por tudo que ele é e tem operado no meio de nós.

A autoria desse salmo não é conhecida, mas entendemos que foi escrito por alguém de coração extremamente grato a Deus e que enxergava em tudo a mão do Todo Poderoso.

Introdução:
Que tal aprender com o salmista aqui a trocar a voz de lamento pela gratidão e louvor ao Deus Todo Poderoso que por nós tudo executa?

Precisamos começar o nosso dia agradecendo ao Senhor por tudo que ele é e tudo que ele tem feito por nós, em nós e por meio de nós, apesar de nós. No entanto, nesse quesito gratidão ainda estamos muito aquém do desejável.

O apóstolo Paulo diz em tudo daí graças porque esta é a vontade de Deus”. Assim como a obediência, a gratidão também deve ser exercitada, sempre!

Gratidão é saúde para a nossa alma. O autor do Evangelho maltrapilho diz em seu livro “CONFIANÇA CEGA”, que a gratidão é Inclusiva, pois todos indistintamente podemos agradecer; é Atenta, pois percebe cada dádiva recebida; é Contagiosa, pois quanto mais agradecemos mais sentimos o desejo de fazê-lo e é Teocêntrica, pois nos faz enxergar Deus como centro de toda boa dádiva e de todo dom perfeito. Gostaria de acrescentar que a gratidão também gera saciedade, pois através dela nos sentimos plenos. Que possamos despertar para praticá-la.

O PRESENTE SALMO APONTA ALGUNS PRINCÍPIOS SOBRE A POSTURA DE AÇÕES DE GRAÇAS:

  1. O coração grato a Deus entende que Ele rege tudo e todos – VS. 1-4: “Aclamai a Deus, toda a terra. Salmodiai a glória do seu nome, daí glória ao seu louvor. Dizei a Deus: Que tremendos são os teus feitos! Pela grandeza do teu poder, a ti se mostram submissos os teus inimigos. Prostra-se toda a terra perante ti, canta salmos a ti; salmodia o teu nome”.
  • Deus precisa ser reconhecido em todas as nossas vitórias e falar delas dá a ele toda a honra e toda glória. E é exatamente isso que o salmista faz aqui, RECONHECE QUE O Senhor ESTÁ no controle soberano de todas as coisas.
  • Ele nos parece alguém extremamente eufórico com a majestade de Deus e estimula seus leitores a fazerem a mesma coisa.
  • E é exatamente isso que somos encorajados a fazer hoje, depois de tantas lutas que tivemos se não fosse o Senhor que esteve ao nosso lado, misericórdia de nós! E isso precisa ser propagado para que todos saibam quem é o Deus vivo ao qual servimos.
  • Reconheçamos o controle soberano do Senhor em todas as coisas. Por isso vale a pena exercitar a inclinação para as ações de graças! Agradeça sempre!

  1. O coração grato a Deus atenta para o que o Senhor já fez – VS. 5-7: “Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens! Converteu o mar em terra seca; atravessaram o rio a pé; ali nos alegramos nele. Ele em seu poder governa eternamente; os seus olhos vigiam as nações; não se exaltem os rebeldes”.
  • O mesmo Deus que agiu no passado age hoje. Isso é motivo de ações de graças continuamente.
  •  O milagre para nós é uma possibilidade real. Precisamos também criar o habito de contar as bênçãos recebidas, se possível listá-las e então veremos o quanto o Senhor já operou em nossas vidas. Não há nenhuma razão para duvidar do seu agir hoje! Por isso diga: GRAÇAS A DEUS!

  1. O coração grato a Deus reconhece que em sua soberania muitas vezes o Senhor permite que sejamos assolados – VS. 8-12: “Bendizei, ó povos, o nosso Deus; fazei ouvir a voz do seu louvor; o que preserva com vida a nossa alma e não permite que nos resvalem os pés. Pois tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos, como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso”.
  • O salmista aqui reconhece que mesmo aquelas situações difíceis pelas quais passou, tinham um propósito didático de Deus para que ele chegasse a um fim proveitoso e isso é razão para agradecer. O Senhor o trouxe a um lugar espaçoso. Daví no Sl.68.19 reitera este pensamento e diz: Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo”.
  • Quantas situações enfrentadas por nós este ano!
  • Quanta oposição vencida na força que o Senhor supre! Quantas muralhas derrubadas sob o comando do Senhor! Quantos gigantes abatidos em nome do Senhor dos Exércitos! E hoje estamos de pé, contando as muitas bênçãos para a glória do Senhor.
  • Rendamos graças ao Senhor “porque ele é bom e porque a sua misericórdia dura para sempre!”.

  1. O coração grato a Deus percebe que as dificuldades não devem nos impedir de fazer a obra do Senhor, mesmo sacrificialmente – VS. 13-15:Entrarei na tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos, que proferiram os meus lábios, e que no dia da angustia prometeu a minha boca. Oferecer-te-ei holocaustos e vitimas cevadas, com aroma de carneiros; imolarei novilhos com cabritos”.
  • O nosso amor e temor pelo Senhor deve nos mover a realizar a sua obra e cumprir nossos votos a ele sempre, mesmo naqueles momentos onde achamos que não conseguiremos.
  • Tudo que fazemos é na força que o Senhor supre. E ele honra o servo que não recua. Isso é razão para erguermos as mãos em ações de graças.

  1. O coração grato a Deus nos leva a testemunhar sempre das Suas obras– VS. 16-20: “Vinde, ouvi todos vós que temeis a Deus, e vos contarei o que tem ele feito por minha alma. A ele clamei com a boca, com a língua o exaltei. Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido. Entretanto, Deus me tem ouvido e me tem atendido a voz da oração. Bendito seja Deus, que não me rejeita a oração, nem aparta de mim a sua graça”.
  • O salmista aqui chama a atenção dos seus leitores para a necessidade de testemunhar dos feitos de Deus. Fale disso em todo o tempo, não cesse de anunciar a misericórdia e benignidade do Senhor!
  • O versículo 16 lido no inicio é o versículo-chave do contexto. Ele nos passa a idéia de ajuntamento solene onde haverá uma grande proclamação sobre as ações de Deus em resposta às orações dos fiéis. Contemos em gratidão o que o Senhor tem feito por nós, apesar de nós! Sejamos gratos por isto!

CONCLUSÃO: O que aprendemos aqui?
  1. O Senhor está no controle de tudo, rendamos graças ao seu excelso nome.
  2. Atentemos para o que ele já fez e rendamos graças pelo que ele já fez e fará.
  3. Em sua soberania ele permite que sejamos assolados para nos corrigir, rendamos graças também por isso.
  4. No meio das dificuldades podemos sim fazer a obra de Deus porque a nossa suficiência vem apenas dele.
  5. Aprendamos com o salmista a testemunhar dos feitos de Deus, sempre rendamos graças por isso. Quero terminar com as palavras de Davi no Sl.68.34,35: Tributai glória a Deus, a sua majestade está sobre Israel, e a sua fortaleza nos espaços siderais. Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel , ele nos dá força e poder. Bendito seja Deus!

Aleluia, Amém! Sermão/Pra. Nadia Malta – nadiamalta@hotmail.com, pra.nadiamalta@gmail.com; http://ocolodopai.blogspot.com   
Este material pode ser reproduzido e utilizado para fins de evangelismo e edificação desde que seja mencionada a fonte, e a Fonte é o Espírito Santo de Deus.


Um comentário:

doce vida disse...

ALELUIAS, GLÓRIAS SEJA DADA AO NOSSO DEUS CRIADOR DOS CÉUS, DA TERRA E DE TUDO QUE NELA HÁ! NÃO TEMOS + DESCULPAS DE NÃO PODERMOS IR AO TEMPLO, PORQUE O TEMPLO VIVO VEM ATÉ NÓS,TRAZENDO ESTA PAVAVRA DE RHEMA PARA ADORARMOS À DEUS, AUMENTAR A NOSSA FÉ, E AINDA MATAR A SAUDADE DOS NOSSOS LÍDERES E IRMÃOS NA FÉ. OOOOOOOOOOBRIGADADO SENHOR! VERDADEIRAMENTE O SENHOR FAZ CONFORME LHE APRAZ.ABENÇOA SENHOR À TODOS QUANTOS LEVAM A TUA PALAVRA A SÉRIO E NOS ALIMENTA DIA APÓS DIA COM A TUA SANTA PALAVRA.

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...