segunda-feira, 22 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? “E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”! Isaías 6.8. 


O contexto todo deste capítulo fala do chamamento portentoso do profeta Isaias para a obra de Deus! Ele teve uma visão arrebatadora do Cristo na sua glória!  No ano da morte do rei Uzias descreve Isaías: “Eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". O Senhor em todas as épocas tem levantado homens e mulheres para a sua obra! Ele jamais aplica a sua severidade antes de manifestar exaustivamente a sua misericórdia! Há muito a se dizer sobre essa visão do profeta e, sobretudo, à respeito do fato de ter acontecido exatamente no ano da morte do rei Uzias. Esse rei fora muito amado pelo seu povo que experimentou um período de grande prosperidade, durante seu reinado. Ele passou a ser idolatrado pela nação, se ensoberbeceu e acabou sendo ferido de lepra. Mas o fato é que todos confiavam cegamente nele.

 Depois da morte do rei o Senhor levanta o profeta Isaias para uma grande obra: Levar a sua palavra a uma nação contenciosa, de coração empedernido e rebelde. O cativeiro de Babilônia foi uma vara de Deus para disciplina do seu povo. O Senhor continua clamando a quem tenha ouvidos para ouvir: "Quem enviarei? Quem irá por nós”?  Quantos estarão dispostos a responder como Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”!  O Senhor deseja encontrar corações disponíveis para fazer a sua obra. Parece que a maioria dos que se dizem servos estão ocupados demais para atender ao chamado do Senhor. Todos estão mais interessados nas suas próprias conquistas do que nas conquistas para o Reino de Deus. Ele poderia usar seu exército de anjos e a obra seria feita num piscar de olhos, mas resolveu usar a você e a mim para uma vez alcançados, alcançarmos a muitos. Uma vez reconciliados nos tornarmos canais de reconciliação! Ele não faz substituição e de um jeito ou de outro faremos o que Ele ordena à semelhança do profeta Jonas! Melhor cooperar! Obedecer é sempre melhor que sacrificar!

O que aprendemos aqui? O “IDE” continua valendo! Na verdade, mais que nunca precisamos acordar e entender que esse “IDE” é mais um “INDO”, ou seja, algo contínuo que não pode cessar até que a obra seja terminada. Vamos INDO a partir do lugar onde estamos até os confins da terra se for esse o caso. Jesus está às portas e precisamos fazer a obra enquanto é dia. A noite da grande perseguição já se aproxima e ali não vamos mais poder trabalhar. Coloquemo-nos em disponibilidade para a obra de Deus. Ofereçamos a ele os nossos talentos, dons e haveres. Que os nossos saberes humanos sirvam como instrumentos, canais para que a graça flua na vida de quantos ainda não conhecem o Senhor. Será que podemos dizer como o profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”? Quem é o “Uzias” da sua vida que precisa morrer para que você se disponibilize para Deus? Que o Senhor nos faça despertar do sono para que possamos efetivamente colocar a mão no seu arado! O sangue de muitos será requerido das nossas mãos omissas! E essa requisição pode acontecer de maneira dolorosíssima para muitos! Atentemos! Nadia Malta

domingo, 21 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A FRUTIFICAR EM TODO TEMPO!

 CHAMADOS A FRUTIFICAR EM TODO TEMPO!

https://youtu.be/QWuuYGdFmy0

Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7,8. 


O texto citado traz preciosas afirmações sobre aquele que confia no Senhor. Vejamos: Ele é bendito, abençoado, bem-aventurado; Ele é comparado a uma árvore plantada junto às águas; Ele não teme as altas temperaturas do tempo de sequidão; E Ele é frutífero em todo o tempo. Bem-aventurado não é apenas alguém feliz, mas é aquele que goza de altos privilégios. E não há privilegio maior que se relacionar intimamente com o nosso Deus Pai e Criador. É bendito sob todos os aspectos aquele que cuja confiança e esperança estão no Senhor. Que mesmo em meio às muitas lutas consegue permanecer frutífero! Ele é como aquela árvore plantada junto às águas que estende suas raízes para o ribeiro e não teme o calor e as altas temperaturas das muitas aflições desta vida.

Conheci muitas pessoas que diziam: Quando Deus me abençoar com um novo emprego vou fazer a sua obra! Quando Deus me responder às orações e eu conseguir me aposentar irei me dedicar ao evangelismo! E tantas outras afirmações irresponsáveis e inconsequentes. O interessante é que essas pessoas mesmo depois de terem as suas orações respondidas não cumpriram aquilo que haviam prometido. E estavam sempre apresentando uma demanda diante do Senhor e uma desculpa para não fazer a sua obra. Os que assim agem são eternos insatisfeitos e nunca reconhecem o valor das dádivas e muito menos do doador delas. Parece que essa inclinação para a ingratidão continua valendo. E toda uma legião de insatisfeitos segue murmurando suas ingratidões. Cada dia que começa é mais um tempo de oportunidades da parte do nosso Deus para que façamos diferente e mais que isto, façamos a diferença na aridez deste mundo tão cheio de desafios. Somos figueira bendita do Senhor! Fomos chamados para frutificar mesmo sem que seja tempo de frutos. E Ele tem sentido fome e vindo buscar frutos em sua figueira, mas só tem encontrado folhas. Por isso há tanta figueira seca até a raiz. O segredo da nossa frutificação em tempos de seca é estarmos plantados em local onde as nossas raízes possam beber das águas benditas do Rio do Espírito Santo. Este Local/ Pessoa é o próprio Cristo!

O que aprendemos aqui? Os versículos citados trazem um grande desafio sobrenatural, o de confiar no Senhor apesar de todos os nossos pesares e também apesar de nós. A consequência dessa bendita confiança é uma frutificação ilimitada apesar das altas temperaturas das nossas aflições. Quantas vezes precisamos fazer a obra de Deus em lágrimas! Quantas vezes o desejo do nosso coração é nos esconder de tudo e de todos para chorar as nossas próprias dores! Mas é exatamente aí que Ele nos chama à ação! Ele nos convoca a trocar a preocupação pela ocupação em sua obra, e então, as coisas começam a fluir para nós. Cuidemos de sua obra enquanto Ele cuida da nossa. Confiança irrestrita em Deus gera bem-aventurança sem fim! Sigamos e prossigamos em conhecer o Senhor.  Nadia Malta

 

 

sábado, 20 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/ TÃO SOMENTE CONFIEMOS NO SENHOR, A RESPOSTA JÁ ESTÁ CHEGANDO!

 TÃO SOMENTE CONFIEMOS NO SENHOR, A RESPOSTA JÁ ESTÁ CHEGANDO!

Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará. Tema ao Senhor e ao rei, meu filho, e não se associe aos dissidentes, pois terão repentina destruição, e quem pode imaginar a ruína que o Senhor e o rei podem causar?”. Provérbios 24.19-22. 


Percorramos a sabedoria atualíssima de Provérbios! Os assuntos tratados aqui nos deixa perplexos tal a sua atualidade. Tudo que temos visto parece tão desesperador, mas me recuso a perder a esperança. Creio firmemente, e já falamos sobre isto outras tantas vezes, que tudo que estamos vivendo é por causa do coração impenitente do povo, sobretudo, o povo que se diz do Senhor. Deus é bondade, mas é severidade também. A violência dos últimos tempos tem sido absurda em todos os níveis: Familiar, social e política. E cada vez mais, violência tem gerado mais violência. Uma grande bola de neve vem provocando avalanches sem conta! O poder de destruição de determinadas ações tem sido incalculável! Temos acompanhado de perto casos de violência familiar por parte de cônjuges. Mulheres e filhos agredidos. Nas ruas ninguém pode olhar para o outro com a cara mais fechada, pois já se interpreta como agressão pessoal e logo vem o revide.

Tudo é tão absurdo! A confiabilidade em todas as instancias foi á óbito! Que A VERGONHA E O CARÁTER RESSUSCITEM nesta nação que agoniza! É sempre oportuno e esclarecedor buscar respostas na Santa Palavra de Deus. Só essa Fonte de Eterna e Verdadeira Sabedoria pode trazer alento aos nossos corações já tão combalidos. O autor de Provérbios nos traz aqui um conselho precioso: “Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos ímpios, pois não há futuro para o mau, e a lâmpada dos ímpios se apagará”. Sim, todos esses que praticam a iniquidade dizendo: “Quem nos vê?”. As obras de todos serão irremediavelmente trazidas à luz, NADA ficará oculto! Os ímpios serão desarraigados da terra, não haverá futuro para eles, a sua lâmpada será apagada definitivamente. Quebrantados sem que haja cura! Vivemos na terra sob o estigma do medo. As instituições perderam a sua credibilidade. Desconfia-se de tudo e de todos. Haja graça sobre graça!

 Temos assistido a morte do respeito, da honra! Misericórdia, Jesus! Que mundo é este? Que legado vamos deixar para os nossos filhos e netos? O autor de Provérbios também adverte aqui para temer ao Senhor e não nos ajuntar com revoltosos ou dissidentes, pois sobre eles virá “repentina destruição!”. “Quem lança mão da espada por ela perecerá”, não só a espada, mas toda forma de arma ou agressão que ela representa. O que aprendemos aqui? Façamos o nosso coração sossegar. A justiça de Deus descerá reta e oportuna, aliás, já está descendo! Ninguém permanecerá impune diante do Reto, Soberano e Justo Juiz! Ele já decretou a sentença! CUMPRA-SE! Se realmente quisermos ver uma mudança radical nesta nação usemos a arma bélica mais poderosa do universo: A Oração do justo! Ela pode muito por sua eficácia. Muitos impérios em seus desgovernos foram derrubados pela força de homens e mulheres com seus joelhos dobrados! Clamemos sem cessar até que o Senhor ouça dos altos céus, perdoe o nosso pecado e sare a nossa terra! Nadia Malta

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...