terça-feira, 23 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR TEM E ESTÁ NO CONTROLE DE ABSOLUTAMENTE TUDO! CONFIEMOS!

 O SENHOR TEM E ESTÁ NO CONTROLE DE ABSOLUTAMENTE TUDO! CONFIEMOS!

Tu guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. A minha alma suspira por ti durante a noite; e logo cedo o meu espírito por ti anseia, pois, quando se vêem na terra as tuas ordenanças, os habitantes do mundo aprendem justiça. Senhor, tu estabeleces a paz para nós; tudo o que alcançamos, fizeste-o para nós”. Isaías 26:3,4, 9, 12. 


Este capítulo é um cântico de confiança na proteção divina. Aqui, o profeta faz uma ousada declaração de confiança irrestrita no Deus Todo Poderoso que tudo faz esplendidamente! Não é fácil manifestar a nossa fé quando tudo parece demorado demais, sobretudo, aquilo que para nós tem caráter de urgência! E ultimamente essas demandas “urgentes” têm sido cada vê mais “urgentes”, pelo menos para nós! O que o Senhor quer nos ensinar com essas esperas tão “prolongadas”? Creio que só há uma resposta a essa pergunta: A própria espera faz parte da resposta! Enquanto o Senhor prepara a nossa resposta, nos prepara para recebê-la! São testes de fé e confiança irrestrita na providencia do Senhor! Estamos sendo treinados! Nada é irremediável, há esperança! Ele vive não há o que temer! Não podemos esquecer que não há ressurreição sem cruz! A cruz é a grande plataforma para a ressurreição! Ao pleitear uma causa diante do Eterno precisamos ter firmeza de propósito, pois só firmados nEle sentimos paz! Primeiro precisamos entender o significado da palavra propósito: “Projeto, desígnio. Aquilo que se busca alcançar; objetivo, finalidade, intuito”. E no caso aqui, não se firmar no propósito do que se deseja alcançar, mas firmar o propósito em Deus!

Por mais angustiosos que sejam os dias em que estamos vivendo em termos de mundo, precisamos experimentar a certeza que estava no coração fiel do profeta. Ele experimenta a paz sobrenatural, não porque tudo estivesse bem, mas porque ele tem ao Senhor. E é exatamente isto que faz a diferença! Reavaliemos os nossos propósitos, chequemos os nossos alicerces. Se eles estiverem firmados na Rocha Eterna que é o Senhor experimentaremos essa paz que vai além de todo o entendimento. A alma do fiel precisa antes de qualquer coisa ansiar pelo Senhor, desejar a sua presença. Será que poderíamos entoar este cântico de confiança na proteção divina, assim como o profeta? Há aqui um suspiro ansioso por Deus no coração de Isaias. Ele sabe que só quando os juízos ou ordenanças de Deus se manifestam, os habitantes do mundo aprendem justiça! E este é um fato inquestionável. Temos insistido nos últimos tempos para que os servos do Senhor busquem a sua presença, que peçam perdão representativamente como mundo caído, que peçam a intervenção poderosa dEle no meio desse caos em que estamos mergulhados. Precisamos reconhecer que tudo vem do Senhor, nada procede de nós mesmos e isto nos faz sentir paz no coração! Firmados em Deus e desejosos de sua presença, Ele estabelece a paz em nossos corações!

O que aprendemos aqui? O profeta faz nos versículos citados uma grande declaração de fé e confiança no Senhor, seguida de uma afirmação de reconhecimento de que tudo procede dEle. E é o que tem faltado em nós. Não sabemos o que nos aguarda ou o que nos reserva o futuro, mas devemos crer Naquele que nos aguarda e tem reservado o melhor para aqueles que nEle esperam e confiam. Assim, firmemos o nosso propósito no Senhor, confiemos, esperemos e descansemos nEle! Celebremos a presença do nosso Senhor com este cântico de confiança. Ele vive não há o que temer! Há esperança para nós! Não podemos esquecer que não há ressurreição sem cruz! A cruz é a grande plataforma para a ressurreição! Confiemos no Senhor, Ele é a nossa Rocha! Nadia Malta

 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 O SENHOR JÁ ORDENOU: FAÇAMOS A SUA OBRA!

 “Então ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós? “E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”! Isaías 6.8. 


O contexto todo deste capítulo fala do chamamento portentoso do profeta Isaias para a obra de Deus! Ele teve uma visão arrebatadora do Cristo na sua glória!  No ano da morte do rei Uzias descreve Isaías: “Eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. Acima dele estavam serafins; cada um deles tinha seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. E proclamavam uns aos outros: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos, a terra inteira está cheia da sua glória". O Senhor em todas as épocas tem levantado homens e mulheres para a sua obra! Ele jamais aplica a sua severidade antes de manifestar exaustivamente a sua misericórdia! Há muito a se dizer sobre essa visão do profeta e, sobretudo, à respeito do fato de ter acontecido exatamente no ano da morte do rei Uzias. Esse rei fora muito amado pelo seu povo que experimentou um período de grande prosperidade, durante seu reinado. Ele passou a ser idolatrado pela nação, se ensoberbeceu e acabou sendo ferido de lepra. Mas o fato é que todos confiavam cegamente nele.

 Depois da morte do rei o Senhor levanta o profeta Isaias para uma grande obra: Levar a sua palavra a uma nação contenciosa, de coração empedernido e rebelde. O cativeiro de Babilônia foi uma vara de Deus para disciplina do seu povo. O Senhor continua clamando a quem tenha ouvidos para ouvir: "Quem enviarei? Quem irá por nós”?  Quantos estarão dispostos a responder como Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”!  O Senhor deseja encontrar corações disponíveis para fazer a sua obra. Parece que a maioria dos que se dizem servos estão ocupados demais para atender ao chamado do Senhor. Todos estão mais interessados nas suas próprias conquistas do que nas conquistas para o Reino de Deus. Ele poderia usar seu exército de anjos e a obra seria feita num piscar de olhos, mas resolveu usar a você e a mim para uma vez alcançados, alcançarmos a muitos. Uma vez reconciliados nos tornarmos canais de reconciliação! Ele não faz substituição e de um jeito ou de outro faremos o que Ele ordena à semelhança do profeta Jonas! Melhor cooperar! Obedecer é sempre melhor que sacrificar!

O que aprendemos aqui? O “IDE” continua valendo! Na verdade, mais que nunca precisamos acordar e entender que esse “IDE” é mais um “INDO”, ou seja, algo contínuo que não pode cessar até que a obra seja terminada. Vamos INDO a partir do lugar onde estamos até os confins da terra se for esse o caso. Jesus está às portas e precisamos fazer a obra enquanto é dia. A noite da grande perseguição já se aproxima e ali não vamos mais poder trabalhar. Coloquemo-nos em disponibilidade para a obra de Deus. Ofereçamos a ele os nossos talentos, dons e haveres. Que os nossos saberes humanos sirvam como instrumentos, canais para que a graça flua na vida de quantos ainda não conhecem o Senhor. Será que podemos dizer como o profeta Isaías: "Eis-me aqui. Envia-me a mim”? Quem é o “Uzias” da sua vida que precisa morrer para que você se disponibilize para Deus? Que o Senhor nos faça despertar do sono para que possamos efetivamente colocar a mão no seu arado! O sangue de muitos será requerido das nossas mãos omissas! E essa requisição pode acontecer de maneira dolorosíssima para muitos! Atentemos! Nadia Malta

domingo, 21 de junho de 2026

Meditação/Nadia Malta/CHAMADOS A FRUTIFICAR EM TODO TEMPO!

 CHAMADOS A FRUTIFICAR EM TODO TEMPO!

https://youtu.be/QWuuYGdFmy0

Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". Jeremias 17:7,8. 


O texto citado traz preciosas afirmações sobre aquele que confia no Senhor. Vejamos: Ele é bendito, abençoado, bem-aventurado; Ele é comparado a uma árvore plantada junto às águas; Ele não teme as altas temperaturas do tempo de sequidão; E Ele é frutífero em todo o tempo. Bem-aventurado não é apenas alguém feliz, mas é aquele que goza de altos privilégios. E não há privilegio maior que se relacionar intimamente com o nosso Deus Pai e Criador. É bendito sob todos os aspectos aquele que cuja confiança e esperança estão no Senhor. Que mesmo em meio às muitas lutas consegue permanecer frutífero! Ele é como aquela árvore plantada junto às águas que estende suas raízes para o ribeiro e não teme o calor e as altas temperaturas das muitas aflições desta vida.

Conheci muitas pessoas que diziam: Quando Deus me abençoar com um novo emprego vou fazer a sua obra! Quando Deus me responder às orações e eu conseguir me aposentar irei me dedicar ao evangelismo! E tantas outras afirmações irresponsáveis e inconsequentes. O interessante é que essas pessoas mesmo depois de terem as suas orações respondidas não cumpriram aquilo que haviam prometido. E estavam sempre apresentando uma demanda diante do Senhor e uma desculpa para não fazer a sua obra. Os que assim agem são eternos insatisfeitos e nunca reconhecem o valor das dádivas e muito menos do doador delas. Parece que essa inclinação para a ingratidão continua valendo. E toda uma legião de insatisfeitos segue murmurando suas ingratidões. Cada dia que começa é mais um tempo de oportunidades da parte do nosso Deus para que façamos diferente e mais que isto, façamos a diferença na aridez deste mundo tão cheio de desafios. Somos figueira bendita do Senhor! Fomos chamados para frutificar mesmo sem que seja tempo de frutos. E Ele tem sentido fome e vindo buscar frutos em sua figueira, mas só tem encontrado folhas. Por isso há tanta figueira seca até a raiz. O segredo da nossa frutificação em tempos de seca é estarmos plantados em local onde as nossas raízes possam beber das águas benditas do Rio do Espírito Santo. Este Local/ Pessoa é o próprio Cristo!

O que aprendemos aqui? Os versículos citados trazem um grande desafio sobrenatural, o de confiar no Senhor apesar de todos os nossos pesares e também apesar de nós. A consequência dessa bendita confiança é uma frutificação ilimitada apesar das altas temperaturas das nossas aflições. Quantas vezes precisamos fazer a obra de Deus em lágrimas! Quantas vezes o desejo do nosso coração é nos esconder de tudo e de todos para chorar as nossas próprias dores! Mas é exatamente aí que Ele nos chama à ação! Ele nos convoca a trocar a preocupação pela ocupação em sua obra, e então, as coisas começam a fluir para nós. Cuidemos de sua obra enquanto Ele cuida da nossa. Confiança irrestrita em Deus gera bem-aventurança sem fim! Sigamos e prossigamos em conhecer o Senhor.  Nadia Malta

 

 

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...