domingo, 14 de abril de 2024

Meditação/Nadia Malta/TEMPO DE TRANSFORMAÇÃO (Estamos todos em obras)!

 TEMPO DE  TRANSFORMAÇÃO (Estamos todos em obras)!

https://www.youtube.com/watch?v=Mt6UT36B-oc&t=71s

Jesus, entretanto, foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou novamente para o templo, e todo o povo ia ter com ele; e, assentado, os ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse: Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra. E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até aos últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu  ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais”. Jo. 8.1-11. 

                                                                                


No texto lido João mostra os religiosos da época de Jesus armando uma cilada para fazê-lo tropeçar na Lei de Moisés e terem algo para acusá-lo. Contudo, Jesus sendo Deus, conhecendo-lhes os pensamentos e intenções do coração reverte aquela situação numa das mais pungentes oportunidades de manifestação da sua graça perdoadora. Cada vez mais me convenço que é desejo de Deus curar as nossas feridas mais profundas, pela Palavra Viva que procede da sua boca. Se formos a ele com sinceridade de coração deixando cair todas as máscaras e nos desnudando completamente diante de sua soberana presença, sairemos curados. Por que muitos não alcançam a cura ou a libertação? Talvez por não saberem como lidar com a culpa. Pecar é facílimo em todos os sentidos, o difícil é lidar com a culpa.

O sentimento de culpa é uma das forças mais poderosas que existe, chegando a ser destrutivo se não for tratado. Muitos diante da culpa reagem das mais diversas maneiras e a Bíblia está cheia de exemplos: Esquivam-se como Adão; Endurecem-se como Caim; Fogem como Moisés; Enlouquecem como Saul;  Comovem-se como Davi; Choram amargamente como Pedro; Suicidam-se como Judas; Reconhecem, se quebrantam como o filho pródigo e fazem o caminho de volta para o Pai!  Cada um age e reage de um jeito próprio. É comum também transferir a culpa para os outros como forma de defesa. Aliás, essa reação é a preferida de muitos. Há um poder libertador e terapêutico no reconhecimento e na confissão de pecado, que precisa ser experimentado por cada um de nós. Perdoar e receber perdão gera cura e libertação! O texto nos traz algumas revelações pertinentes. Vejamos: Haverá sempre acusadores ao redor ávidos para condenar seus semelhantes; A graça é perdoadora, mas é também confrontadora; e A graça pode alcançar o pior pecador, porque ela tem a medida do amor de Deus (largura, altura,  comprimento e  profundidade)!

O que você prefere hoje, qual a sua escolha? A atitude dos religiosos que se achavam no direito de acusar seus semelhantes e rejeitaram o perdão de Jesus fugindo acusados pela própria consciência? Você vai fugir mais uma vez? Você vai continuar da mesma maneira com essa vida de desgraça, de trevas, de morte, de desonra e de migalhas? Vai continuar com  os mesmos velhos pecados de estimação, encapados achando que o Senhor não os vê? Ou hoje você finalmente se sentiu tocado pelo Espírito Santo e resolveu tirar as velhas roupagens e deixar que o Senhor contemple a sua nudez e perdoe seu pecado? Perdão de pecados implica em mudança de vida, aliás, essa é a maior evidencia. Jesus diz a você hoje: “Vai e não peques mais!”. Aquela mulher saiu perdoada e restaurada e você como deseja sair  hoje deste lugar? Nadia Malta

 

Nenhum comentário:

Você poderá gostar também de...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...